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AJUDA com movimentação de NPC

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Mensagem por KingChaos Ter 20 Set 2011, 15:38

Bom ola a todos, estou fazendo um jogo rpg estilo classico, ja fiz a movimentação
do player em grid e talz, mais eu agora estou fazendo uns NPC que anda aleatoriamente
a minha duvida e a seguinte :
Como faço para saber se meu NPC esta se movimentando para cima
e se estiver eu trocar o sprite dele spr_anda_cima, e se ele estiver andando para baixo
trocar a sprite dele para spr_anda baixo !

Espero que possam me ajudar flws ! Happy


Última edição por KingChaos em Ter 20 Set 2011, 15:53, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fonetico Ter 20 Set 2011, 15:49

Você pode checar duas variáveis que fazem parte da velocidade do player, são elas:
vspeed:velocidade vertical (|) que quando é um número menor que 0 (negativo), o objeto está subindo, e maior que 0 (positivo), o objeto está descendo.

hspeed: velocidade horizontal (-), idem à de cima, mas um número negativo é que está indo para esquerda (<) e um número positivo para a direita (>).

No caso, vou te dar um exemplo. Para saber se ele está indo pra cima, pode-se usar esse código:

Código:
if vspeed < 0
{
        //esta indo para cima
}

Aí é só ir atribuindo sprites à ele. O resto é com você.
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Mensagem por KingChaos Ter 20 Set 2011, 15:52

Muito obrigado fonetico você me ajudou muito rabbit !!!
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Mensagem por gustavo ferreira Ter 20 Set 2011, 15:57

parece que o fonético foi mais rápido mas vamos la você precisa verificar a velocidade vertical tipo no step coloca assim
Código:
if vspeed>0{
cima=0}else{
if vspeed<0{
cima=1
}}
if hspeed>0{
dir=1}else{
if hspeed<1{
dir=0
}}

ae no end step vc coloca
Código:
if cima=0{
sprite_index=spr_player_baixo
}else{
if cima=1{
sprite_index=spr_player_cima
}else{
if dir=0{
sprite_index=spr_esquerda
}else{
if dir=1{
sprite_index=spr_direita
}}}

não esqueça de declarar as variaveis no create dos npc
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cima=noone
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Mensagem por KingChaos Ter 20 Set 2011, 16:02

VLW gustavo ferreia vc tbm me ajudou muito agora posso terminar meu jogo Happy !
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