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[duvida] transição diferente
5 participantes
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[duvida] transição diferente
eu queria fazer uma transição/efeito para mudar de room estilo desenho animado! com uma bolinha e um espaço preto em volta...
Re: [duvida] transição diferente
Se eu não me engano, existe um tutorial que enscina isto, vou procurar e vou dar um edit.
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- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [duvida] transição diferente
Bom, se for isso, tem dois métodos de fazer. Um é por blending modes, outro é "no braço". Mas talvez no braço seja difícil, então é melhor usar blending modes. O saim postou aqui no fórum um tutorial falando disso:Google escreveu:Você quis dizer: Efeito estilo Mário que quando termina a fase um círculo vai se fechando em volta do Mário?
- Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t16940-tutorial-blend-modes?highlight=blending+modes
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Re: [duvida] transição diferente
Markituh escreveu:Bom, se for isso, tem dois métodos de fazer. Um é por blending modes, outro é "no braço". Mas talvez no braço seja difícil, então é melhor usar blending modes. O saim postou aqui no fórum um tutorial falando disso:Google escreveu:Você quis dizer: Efeito estilo Mário que quando termina a fase um círculo vai se fechando em volta do Mário?Abraços!
- Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t16940-tutorial-blend-modes?highlight=blending+modes
Não teria um tuto mais simples ensinando o que eu quero (Efeito estilo Mário que quando termina a fase um círculo vai se fechando em volta do Mário) eu não entendi esse que me passou!
Re: [duvida] transição diferente
Bom, se você ler tudo e com calma da pra entender. Tome nota: o blend mode bm_src_alpha é o que faz com que o círculo mostre a área por trás do preto.Não teria um tuto mais simples ensinando o que eu quero (Efeito estilo Mário que quando termina a fase um círculo vai se fechando em volta do Mário) eu não entendi esse que me passou!
- Código:
if radius>0
radius-=5
// radius é um variável que tem seu valor igual a:
// min(rview_wview[0],view_hview[0]). Ou seja, o raio vai ser de acordo com o tamanho da view
draw_set_color(c_black) // Cor preta
// Rectângulo (parte preta)
draw_rectangle(view_xview[0],view_yview[0],view_xview[0]+view_wview,view_yview[0]+view_hview[0],false)
draw_set_blend_mode(bm_src_alpha) // blend mode bm_scr_alpha
draw_set_color(background_color) // Cor da room
draw_circle(obj_player.x,obj_player.y,radius,false) // Círculo
Se não me engano, parece que o Biel postou um tutorial explicando essa exata funcionalidade. Mas não me lembro direito o nome do tópico pra pesquisar na busca =/
SUPER EDIT
Acabei de descobrir que fazer no braço não é tão difícil assim. Mantendo o mesmo esquema do radius, basta apenas usar um loop for que desenha o círculo, só que sem preenchimento. Preservando o efeito do tio Mário:
- Código:
if radius>0
radius-=5
draw_set_color(c_black) // Cor preta
for (i=radius;i<min(view_wview[0],view_hview[0]);i+=0.5)
{
draw_circle(obj_player.x,obj_player.y,i,true) // Círculo
}
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Re: [duvida] transição diferente
Eu usaria surfaces. Acho que o exemplo do Markituh usa, mas ele esqueceu de dizer.
1 - cria uma surface do tamanho da tela (create event)
2 - recorta um círculo com centro no objeto desejado (step ou draw event)
3 - mostra a surface por cima de tudo (draw event)
4 - repete passos 2 e 3, diminuindo o raio
>create<
1 - cria uma surface do tamanho da tela (create event)
2 - recorta um círculo com centro no objeto desejado (step ou draw event)
3 - mostra a surface por cima de tudo (draw event)
4 - repete passos 2 e 3, diminuindo o raio
>create<
- Código:
efeito=surface_create(room_width, room_height); //pode trocar por view_wview, view_hview, se estiver usando views
cor=c_black //só pro código a seguir ficar mais flexível
p=obj_player; //quem que o círculo vai seguir (TEM que ter uma instância)
raio=max(room_width, room_height); //também pode substituir por view
draw_set_circle_precision(64)
- Código:
alphaVelho=draw_get_alpha()
draw_set_alpha(1);
surface_set_target(efeito);
draw_clear(cor); //pinta a surface inteira
draw_set_blend_mode(bm_subtract); //passa a apagar, ao invés de desenhar
draw_circle(p.x, p.y, raio, 0) //recorta o círculo
surface_reset_target();
draw_surface(efeito, 0, 0); //tô com a impressão que esqueci algum argumento, aqui
raio-=5;
if raio<=0{
room_goto_next()
surface_free(efeito);} //arranca ela da memória
draw_set_alpha(alphaVelho);
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Re: [duvida] transição diferente
Eu descubri um jeito BEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEMBEM BEM BEM BEM
mais fácil: Eu crio um sprite com o 4x da Room e um circulo fechando e centralizo; crio um objeto com esse sprite e no animation end eu coloco para ir para room desejada!
pensei nisso com o texto do saim vlw!
mais fácil: Eu crio um sprite com o 4x da Room e um circulo fechando e centralizo; crio um objeto com esse sprite e no animation end eu coloco para ir para room desejada!
pensei nisso com o texto do saim vlw!
Pode Trancar!
Re: [duvida] transição diferente
Isso é um pouco mais fácil, mas esse sprite vai deixar o arquivo do seu jogo bem maior.
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Re: [duvida] transição diferente
Vc cria uma sprite preta do tamanho da sua view e com um circulo transparente no mei o e centralize-a, crie um objeto e deixe o depth dele maior que o de tudo!
No create digite:
No create digite:
- Código:
x = obj_player.x;
y = obj_player.y;
image_xscale = 2;
image_yscale = 2;
- Código:
if (image_xscale > 0)
{
image_xscale-=0.06
image_yscale-=0.06
}
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,3)
- Código:
draw_set_color(c_white)
instance_destroy()
- Código:
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(view_xview,view_yview,x-(sprite_width/2),view_yview+view_hview,false)
draw_rectangle(x-(sprite_width/2),view_yview,x+(sprite_width/2),y-(sprite_height/2),false)
draw_rectangle(x+(sprite_width/2-2),view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,false)
draw_rectangle(x-(sprite_width/2),y+(sprite_height/2-3),x+(sprite_width/2),view_yview+view_hview,false)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,c_white,image_alpha)
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