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[tutorial] Criando um Save por slot
+2
rodrigo1434
lucasgmaker
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[tutorial] Criando um Save por slot
Nome do tutorial: Criando um Save Game por slot
Descrição: Mostra como criar um save Game com 3 slots
Nivel: Fácil/médio
Requer: Game Maker pro (se funfa no lite favor falar)
Vamos lá!
Bem, muitas pessoas acham que fazer um save game com 3 shots é difícil, na verdade, é mas fácil do que parece, para isso, vamos usar o show_menssage_ext.
1º Crie dois objetos:
obj_save
obj_load
O objeto save, vai ser o objeto usado para salvar o jogo. No objeto obj_save, coloque o avento que quando seja executado, apareça a mensagem de save game, vc pode colocar um sprite escrito salvar o jogo e colocar o left pressed.
Depois de colocar o evento que quiser, coloque o seguinte código:
Agora no objeto obj_load
O obj_load, é o objeto que vai abrir o .sav dos slots, faça a mesma coisa do obj_save, coloque o evento que quiser. Depois disso coloque o seguinte código:
Em NOMEAKI, vc vai colocar o nome que vc deu aos arquivos .sav vistos no passo anterior.
Pronto, agora é só colocar os objetos na room e pronto!
Descrição: Mostra como criar um save Game com 3 slots
Nivel: Fácil/médio
Requer: Game Maker pro (se funfa no lite favor falar)
Vamos lá!
Bem, muitas pessoas acham que fazer um save game com 3 shots é difícil, na verdade, é mas fácil do que parece, para isso, vamos usar o show_menssage_ext.
1º Crie dois objetos:
obj_save
obj_load
O objeto save, vai ser o objeto usado para salvar o jogo. No objeto obj_save, coloque o avento que quando seja executado, apareça a mensagem de save game, vc pode colocar um sprite escrito salvar o jogo e colocar o left pressed.
Depois de colocar o evento que quiser, coloque o seguinte código:
- Código:
i = show_message_ext("Deseja salvar o jogo aonde?","Slot 1","Slot 2","Slot 3"); //Aparece uma mensagem perguntando em que slot deseja salvar
switch i{
case(1):
game_save (NOMEAKI) //Se escolher Slot 1, cria o arquivo .sav no local onde estar o jogo
break;
case(2):
game_save (NOMEAKI) //Se escolher Slot 2, cria o arquivo .sav no local onde estar o jogo
break;
case(3):
game_save (NOMEAKI) //Se escolher Slot 3, cria o arquivo .sav no local onde estar o jogo
break;}
Agora no objeto obj_load
O obj_load, é o objeto que vai abrir o .sav dos slots, faça a mesma coisa do obj_save, coloque o evento que quiser. Depois disso coloque o seguinte código:
- Código:
i = show_message_ext("Deseja abrir o save de que slot?","Slot 1","Slot 2","Slot 3"); //Aparece uma mensagem perguntando em que slot deseja abrir
switch i{
case(1):
game_load (NOMEAKI) //Se escolher Slot 1, abre o arquivo .sav do slot 1
break;
case(2):
game_load (NOMEAKI) //Se escolher Slot 1, abre o arquivo .sav do slot 1
break;
case(3):
game_load (NOMEAKI) //Se escolher Slot 1, abre o arquivo .sav do slot 1
break;}
Em NOMEAKI, vc vai colocar o nome que vc deu aos arquivos .sav vistos no passo anterior.
Pronto, agora é só colocar os objetos na room e pronto!
Última edição por lucasgmaker em Qua 10 Ago 2011, 14:29, editado 1 vez(es)
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Re: [tutorial] Criando um Save por slot
Muito bom tutorial servirá para muitos aqui no forum alem de ser muito útil parabens
Re: [tutorial] Criando um Save por slot
eu sou novato não sei aplica o code mas tem como colocar no free?nn tenho dinheiro pra compra o pro
eu testei novamente e deu erro no save e load
erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Pressed
for object object6:
Error in code at line 4:
game_save (save.sav) //Se escolher Slot 1, cria o arquivo .sav no local onde estar o jogo
^
at position 13: Unknown variable save
eu testei novamente e deu erro no save e load
erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Pressed
for object object6:
Error in code at line 4:
game_save (save.sav) //Se escolher Slot 1, cria o arquivo .sav no local onde estar o jogo
^
at position 13: Unknown variable save
Última edição por rafael3do em Dom 07 Ago 2011, 20:30, editado 1 vez(es)
Re: [tutorial] Criando um Save por slot
Isso funciona no lite (gratis) e não é game Maker 9, é 8!!
Para colocar códigos, arraste a ação execute code (uma folha) na aba control.
Para colocar códigos, arraste a ação execute code (uma folha) na aba control.
Re: [tutorial] Criando um Save por slot
Rafael,isso por ser feito na Lite, como o amigo já falou. Quanto à onde aplicar o código, basta seguir o que o tutorial diz. Mas já que você é novato, recomendo ler umas aulas de interface. Procura por aulas de Reddragon ou Alex FC no sistema de busca do fórum (lado direito, lá em cima, ao lado do menu).rafael3do escreveu:eu sou novato não sei aplica o code mas tem como colocar no free?nn tenho dinheiro pra compra o pro
Cara, você tem que ter as duas versões antes de publicar tal informação. Como você só trabalha com game_save e game_load, isso pode ser feito na Lite, já que é uma coisa essencial num jogo. Falando do tutorial, você fez de uma maneira simples, criar um arquivo para cada slot; mas seria melhor salvar tudo num arquivo só, para ninguém ficar se perguntando: "Porque tem tantos arquivos aqui?" - seria um espaço desnecessário. Mas eu sei que fazer em um só poderia ser muito engenhoso (nem tanto, a palavra-chave é raciocínio lógico), o seu é mais voltado para o público iniciante. De qualquer forma, valeu!lucasgmaker escreveu:Requer: Game Maker pro 9se funfa no lite favor falar)
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Re: [tutorial] Criando um Save por slot
A parte do 9 foi um erro meu na hora de colocar (, valeu por avisarluiz_eldorado escreveu:Isso funciona no lite (gratis) e não é game Maker 9, é 8!!
Para colocar códigos, arraste a ação execute code (uma folha) na aba control.
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Re: [tutorial] Criando um Save por slot
Cara muito bom! Testei aqui e deu certinho!
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