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[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
+2
PedroX
Mr.Brum
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
JOGO EM 3D COM CÂMERA DINÂMICA
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Neste tutorial vou ensinar uma coisa que talvez muitos já saibam...
Mas tenho visto alguns membros que não sabem
e também a pedido do Pedro Henrique ,
resolvi criar esse TUTO.
Pra iniciar, será nescessário instalar o GML SDK,feito por jiraya :
Irei explicar de forma fácil e objetiva, demonstrando como criar cada parte do código e onde colocá-los.
INDO PARA O MODO 3D
Quando se inicia a criação de jogos 3D, a primeira coisa que vem a mente do maker é a CÂMERA. Através dela nós iremos visualizar o mundo virtual e tudo que há nele.Talvez ela seje o diferencial de um jogo 3D para um jogo 2D.
Logo depois, nós criamos o solo, que será um referência para a continuação do projeto.
E finalmente, criaremos movimentos para a câmera tornando-a dinâmica.
*instale:
https://gmbr.forumeiros.com/t13916-gml-sdk-v10
*ative a GMLSDK:
https://gmbr.forumeiros.com/t5153-instalando-uma-extensao
*crie um objeto com o nome de Cam :
-No create dele coloque o seguinte código:
- Código:
d3d_init();//inia as funçoes d3d
z=24;//define a coordenada de altura
//mascara do chao
chao=d3d_begin_collision();//chao mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_floor(0,0,0,room_width,room_height,0);//add um floor a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao
//mascara da camera
mask=d3d_begin_collision();//camera mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_block(-8,-8,-24,8,8,24);//add um bloco a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao
Muito bem, iniciamos o modo 3D:
d3d_init();
definimos a altura:
z=24;
e criamos 2 máskaras de colisão:
//mascara do chao
chao=d3d_begin_collision();//chao mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_floor(0,0,0,room_width,room_height,0);//add um floor a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao
//mascara da camera
mask=d3d_begin_collision();//camera mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_block(-8,-8,-24,8,8,24);//add um bloco a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao
O que iremos fazer com elas??? continue lendo!
*No draw deste mesmo objeto adicione:
- Código:
d3d_camera(x,y,z,direction,image_angle,ZOOM);//desenha uma camera padrao
//desenha um solo,recomenda-se usar backgrounds quadradas com tamanhos múltiplos de 4,
//de preferência com tamanho de 32x32 ou 64x64 .
d3d_draw_floor(0,0,0,room_width,room_height,0,background_get_texture(BACKGROUND),REPETIÇÃO_HORIZONTAL,REPETIÇÃO_VERTICAL);
if keyboard_check(vk_left) direction =5
if keyboard_check(vk_right) direction-=5
if (keyboard_check(vk_up))
{
speed=-4;
}else
if (keyboard_check(vk_down))
{
speed=4;
}else
{
speed=0;
}
if (keyboard_check_pressed(vk_escape))
{
game_end();
}
//checa se a mascara da camera não está colidindo com o chão:
if (!d3d_check_collision(mask,x,y,z,chao,0,0,0))
{
z-=1;
}
EXPLICANDO:
Criamos uma câmera padrão, e usamos o direction do objeto para definir a direção que a câmera irá estar apontada. Usamos o ZOOM pra definir a escala de visão.Você pode defini-la como 64 pra iniciar e ir alterando seus valores até encontrar a quantidade desejada:
d3d_camera(x,y,z,direction,image_angle,ZOOM);
Neste código, nós iremos desenhar um solo básico, com o tamanho da room, e a textura de sua preferência,que deve ser colocada em BACKGROUND .
A repetição fica ao critério do maker, quanto mais repetições houver, maior será a impressão de realidade do solo:
d3d_draw_floor(0,0,0,room_width,room_height,0,background_get_texture(BACKGROUND),REPETIÇÃO_HORIZONTAL,REPETIÇÃO_VERTICAL);
Nos controles do usuário ,nós colocamos as cetas do teclado:
Direita & Esquerda -giram
Cima e Baixo - movem
ESC - sai
if keyboard_check(vk_left) direction =5
if keyboard_check(vk_right) direction-=5
if (keyboard_check(vk_up))
{
speed=-4;
}else
if (keyboard_check(vk_down))
{
speed=4;
}else
{
speed=0;
}
if (keyboard_check_pressed(vk_escape))
{
game_end();
}
Bom, agora lembra das máscaras de colisão que nós criamos lá atrás??
iremos usá-las para checar se a câmera está fora do solo, se estiver, ela irá cair
(isto é seu z diminuirá):
if (!d3d_check_collision(mask,x,y,z,chao,0,0,0))
{
z-=1;
}
DOWNLOAD:
- Código:
http://www.2shared.com/file/9k9Ecyta/3D_camera_dinmica.html
Bem, por enquanto é só galera...
Pretendo escrever outros tutos,pra mostrar como se usa modelos externos, e como modelar formas primitivas.
Vlw...
Última edição por Mr.Brum em Sáb 21 Fev 2015, 00:51, editado 4 vez(es)
Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
Saiu mais rápido do que eu esperava.Mas tenho visto alguns membros que não sabem
e também a pedido do Pedro Henrique ,
resolvi criar esse TUTO.
Obrigado por contribuir.
Vou começar a estudar 3D mais detalhadamente.
Espero mais tutoriais.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
Opa , tutorial legal cara, só achei que faltou explicar os argumentos de cada função, pois para quem está recém começando no 3d(como eu) ficou um pouco confuso.
Mas ta ficando legal cara to esperando os outros.
flws!
Mas ta ficando legal cara to esperando os outros.
flws!
Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
LCS escreveu:Opa , tutorial legal cara, só achei que faltou explicar os argumentos de cada função, pois para quem está recém começando no 3d(como eu) ficou um pouco confuso.
Mas ta ficando legal cara to esperando os outros.
flws!
Vlw mano, Fiz o tuto a noite, morrendo de sono, por isso ficou simples... rsrsrs...
As vezes eu axo que explicar de mais também acaba confundindo algumas pessoas, vejo muito Tuto complicado pakas por aí...
Pretendo continuar a série, mas sempre de forma simples e objetiva, pra que todos aprendam pelo menos o básico do 3D, e aí possamos ter bons jogos 3D no fórum!!
Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
Gostei desse tutorial
renanrr87- Games Ranking :
Notas recebidas : C,E
Data de inscrição : 08/03/2011
Reputação : -1
Número de Mensagens : 60
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
Otimo Tutorial,Estou Terminando meu Jogo,quanddo acabar vou da uma estaduda nisso...
Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
Parabéns , a tempos eu procurava por este tuto ! muito bem explicado creio realmente que vai ajudar muitas pessoas
Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
Muito em breve pretendo escrever outros tutos, Temos que evoluir essa área do GM, que está começando a aparecer mais no fórum,no próximo Tuto pretendo ensinar a criar os modelos para o jogo,movimentá-los,transformá-los e checar colisão...
Fico feliz em ver que estão gostando!
Fico feliz em ver que estão gostando!
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