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Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
4 participantes
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Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
E ai pessoal, se alguem souber como pegar um arquivo criado no 3D max e inserir no Game maker, me ajudaria bastante, pois já tenho alguma coisa criada e não consigo fazer mais nada.
giomaiden- Data de inscrição : 05/09/2008
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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
Depende, se for o arquivo 3D mesmo não rola, o game maker é apenas 2D.
Agora, se vc criou o objeto 3d e quer usar somente a imagem, renderize ela no 3D max e exporte somente a JPG.
Ou se quizer, faça uma animação em 3D e exporte como GIF.
Lembrando novamente, o game maker não é 3D (dá pra simular um 3D, mas continua sendo 2D)
Agora, se vc criou o objeto 3d e quer usar somente a imagem, renderize ela no 3D max e exporte somente a JPG.
Ou se quizer, faça uma animação em 3D e exporte como GIF.
Lembrando novamente, o game maker não é 3D (dá pra simular um 3D, mas continua sendo 2D)
Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
Amigo, o Game Maker a partir da versão 6 tem sim um modo de funcionamento 3D. Basta entrar no modo 3D e usar as funcões destinadas a manipulação de luz, camera, primitivas etc.Borgo escreveu:Depende, se for o arquivo 3D mesmo não rola, o game maker é apenas 2D.
Agora, se vc criou o objeto 3d e quer usar somente a imagem, renderize ela no 3D max e exporte somente a JPG.
Ou se quizer, faça uma animação em 3D e exporte como GIF.
Lembrando novamente, o game maker não é 3D (dá pra simular um 3D, mas continua sendo 2D)
E quanto a pergunta do nosso amigo, talvez se vc exportar pra .x eu creio que tenha scripts para importação do arquivo .x para o GM. De uma pesquisada sobre o tema no forum.
Edit: Aqui tem um ótmo tutorial postado pelo Rogerio
Última edição por vinians em Qui 08 Jan 2009, 09:55, editado 1 vez(es)
Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
Ah sim, mas eu digo que ele não trabalha com arquivos em 3D mesmo, tipo Meches, Varreduras, Sólidos, etc. Mas sim arquivos em 2D (imagens) aplicadas a um ambiente 3D somente.
Mas por favor, me corrija caso eu esteja errado. Pois até onde eu vi sobre este programa foi isso XD
Mas por favor, me corrija caso eu esteja errado. Pois até onde eu vi sobre este programa foi isso XD
Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
Bom ele tem varias das funções que um ambiente 3d necessita. mais quanto a composição de modelos, vc deve fazer um script pra ler o modelo e montar o ambiente a partir desse arquivo, embora dê sim para vc montar tudo do zero usando Vertex. Geralmente a parte 2d do GM é mais explorada por ser a primeira que saiu além de ser mais facil. Mais já vi muitos projetos 3d inclusive um FPS feito no GM com qualidade rasoavel.Borgo escreveu:Ah sim, mas eu digo que ele não trabalha com arquivos em 3D mesmo, tipo Meches, Varreduras, Sólidos, etc. Mas sim arquivos em 2D (imagens) aplicadas a um ambiente 3D somente.
Mas por favor, me corrija caso eu esteja errado. Pois até onde eu vi sobre este programa foi isso XD
Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
Nem é necessário um grande script para isso.
O gm carrega arquivos 3D próprios dele, que são arquivos .d3d.
Ele pode ser importado para o gm apenas com os códigos:
Evento Create
Evento Draw
Para gerar arquivos assim, você pode aprender à usar o Anim8tor,
e baixar o script "export_gm6_plugin.a8s" que tem no site oficial do programa.
Arquivos .d3d são carregados pelo gm com uma velocidade melhor, já
que este é um formato de arquivos 3d padrão do gm.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Edit: acabo de fazer um tutorial sobre isso:
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/importando-modelos-d3d-para-o-game-maker-t1966.htm#16046
O gm carrega arquivos 3D próprios dele, que são arquivos .d3d.
Ele pode ser importado para o gm apenas com os códigos:
Evento Create
- Código:
modelo_create = d3d_model_create() //Criando o modelo
modelo_load = d3d_model_load(modelo,'modelo.d3d') //Carregando
textura = background_get_texture(back_textura) //Adicionando uma textura
z = 0 //Valor Z do modelo
Evento Draw
- Código:
d3d_model_draw(modelo_load,x,y,z,textura) //Desenhando o modelo
Para gerar arquivos assim, você pode aprender à usar o Anim8tor,
e baixar o script "export_gm6_plugin.a8s" que tem no site oficial do programa.
Arquivos .d3d são carregados pelo gm com uma velocidade melhor, já
que este é um formato de arquivos 3d padrão do gm.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Edit: acabo de fazer um tutorial sobre isso:
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/importando-modelos-d3d-para-o-game-maker-t1966.htm#16046
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?
Ai galera, valeu pela ajuda... vou tentar usar o Anim8tor, qualquer dúvida postarei novamente.
Obrigado... até mais..
Obrigado... até mais..
giomaiden- Data de inscrição : 05/09/2008
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