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[AJUDA] - Objetos grudando quando colidem

2 participantes

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[AJUDA] - Objetos grudando quando colidem Empty [AJUDA] - Objetos grudando quando colidem

Mensagem por Mr.Rafael Sáb 09 Jul 2011, 14:35

Aqui venho com mais uma dúvida. Esse problema me irrita, já tive que abandonar um projeto que estava criando porque topei com isso... trata-se de várias colisões ao mesmo tempo.

Tenho uma fileira de objetos, todos numa mesma linha e seguindo a mesma direção. Mas quando um se colide, o outro não pára a tempo e acaba entrando no objeto, e o mesmo vai acontecendo com o outro, e com o outro, e com o outro...

Criei uma representação de como é o problema. Eu quero que eles fiquem assim:
[AJUDA] - Objetos grudando quando colidem Comoeuqueriaqueficassem

No entanto, quando eles se movem e o primeiro bloco colide numa parede, eles ficam assim:
[AJUDA] - Objetos grudando quando colidem Ecomoelesrealmenteficam

Já tentei criar um mecanismo que detecta a direção e tenta "voltar" alguns pixels, mas ficou muito desorganizado. Tentei alinhá-los em grade, mas devido ao ponto de colisão ser sempre no "cantinho" do objeto (primeiro pixel do canto superior esquerdo), alguns acabavam entrando de vez no outro. Para colisões, eu sempre coloco os objetos como "Solid" e simplesmente adiciono um evento de colisão dizendo "- Collision -" (se houver colisão em um objeto sólido, o objeto pára automaticamente, só precisando colocar uma ação qualquer e deixar que o próprio GM faça isso).

Bem, tem alguma maneira de resolver esse problema? Agradeço desde já!

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Mr.Rafael
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Mensagem por Mr.Brum Sáb 09 Jul 2011, 14:44

amigão tente isso:

NO EVENTO COLISÃO:
PRIMEIRO BLOCO COM A BARRA VERDE:
Código:
x=xprevious;y=yprevious

NO EVENTO COLISÃO:
UM BLOCO COM O OUTRO:
Código:
x=xprevious;y=yprevious

AXO que deve funcionar, tenta aew
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 09 Jul 2011, 15:16

Funcionou, mas parcialmente...

Os blocos já não se juntam quando vão para cima, mas continuam a ficar grudados após irem para baixo. Já te agradeço muito por isso, mas nos projetos onde pretendo usar esse sistema, os blocos se montariam em 4 posições (para cima, para baixo, para aesquerda e para a direita). Então, de uma certa forma, ainda preciso ver melhor como poderia criar isso. Happy

Você poderia explicar como esse código funciona, e por que isso acontece? Agradeço novamente!

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Mensagem por Mr.Brum Sáb 09 Jul 2011, 15:29

seguinte:
QUANDO A COLISÃO É DETECTADA...
O objeto fica na posição de 1pixel (tanto em x quanto em y) antes da colisão...
O que faz com que a condição deixe de ser verdadeira e o objeto pare...

No caso de não ter funcionado para baixo, tenho que ver a sprite dos objetos, ver se estão com colisão,e a se a mask de colisão é full ou apenas em parte...
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