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[AJUDA] - Objetos grudando quando colidem
2 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] - Objetos grudando quando colidem
Aqui venho com mais uma dúvida. Esse problema me irrita, já tive que abandonar um projeto que estava criando porque topei com isso... trata-se de várias colisões ao mesmo tempo.
Tenho uma fileira de objetos, todos numa mesma linha e seguindo a mesma direção. Mas quando um se colide, o outro não pára a tempo e acaba entrando no objeto, e o mesmo vai acontecendo com o outro, e com o outro, e com o outro...
Criei uma representação de como é o problema. Eu quero que eles fiquem assim:
No entanto, quando eles se movem e o primeiro bloco colide numa parede, eles ficam assim:
Já tentei criar um mecanismo que detecta a direção e tenta "voltar" alguns pixels, mas ficou muito desorganizado. Tentei alinhá-los em grade, mas devido ao ponto de colisão ser sempre no "cantinho" do objeto (primeiro pixel do canto superior esquerdo), alguns acabavam entrando de vez no outro. Para colisões, eu sempre coloco os objetos como "Solid" e simplesmente adiciono um evento de colisão dizendo "- Collision -" (se houver colisão em um objeto sólido, o objeto pára automaticamente, só precisando colocar uma ação qualquer e deixar que o próprio GM faça isso).
Bem, tem alguma maneira de resolver esse problema? Agradeço desde já!
o/
Tenho uma fileira de objetos, todos numa mesma linha e seguindo a mesma direção. Mas quando um se colide, o outro não pára a tempo e acaba entrando no objeto, e o mesmo vai acontecendo com o outro, e com o outro, e com o outro...
Criei uma representação de como é o problema. Eu quero que eles fiquem assim:
No entanto, quando eles se movem e o primeiro bloco colide numa parede, eles ficam assim:
Já tentei criar um mecanismo que detecta a direção e tenta "voltar" alguns pixels, mas ficou muito desorganizado. Tentei alinhá-los em grade, mas devido ao ponto de colisão ser sempre no "cantinho" do objeto (primeiro pixel do canto superior esquerdo), alguns acabavam entrando de vez no outro. Para colisões, eu sempre coloco os objetos como "Solid" e simplesmente adiciono um evento de colisão dizendo "- Collision -" (se houver colisão em um objeto sólido, o objeto pára automaticamente, só precisando colocar uma ação qualquer e deixar que o próprio GM faça isso).
Bem, tem alguma maneira de resolver esse problema? Agradeço desde já!
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [AJUDA] - Objetos grudando quando colidem
amigão tente isso:
NO EVENTO COLISÃO:
PRIMEIRO BLOCO COM A BARRA VERDE:
NO EVENTO COLISÃO:
UM BLOCO COM O OUTRO:
AXO que deve funcionar, tenta aew
NO EVENTO COLISÃO:
PRIMEIRO BLOCO COM A BARRA VERDE:
- Código:
x=xprevious;y=yprevious
NO EVENTO COLISÃO:
UM BLOCO COM O OUTRO:
- Código:
x=xprevious;y=yprevious
AXO que deve funcionar, tenta aew
Re: [AJUDA] - Objetos grudando quando colidem
Funcionou, mas parcialmente...
Os blocos já não se juntam quando vão para cima, mas continuam a ficar grudados após irem para baixo. Já te agradeço muito por isso, mas nos projetos onde pretendo usar esse sistema, os blocos se montariam em 4 posições (para cima, para baixo, para aesquerda e para a direita). Então, de uma certa forma, ainda preciso ver melhor como poderia criar isso.
Você poderia explicar como esse código funciona, e por que isso acontece? Agradeço novamente!
o/
Os blocos já não se juntam quando vão para cima, mas continuam a ficar grudados após irem para baixo. Já te agradeço muito por isso, mas nos projetos onde pretendo usar esse sistema, os blocos se montariam em 4 posições (para cima, para baixo, para aesquerda e para a direita). Então, de uma certa forma, ainda preciso ver melhor como poderia criar isso.
Você poderia explicar como esse código funciona, e por que isso acontece? Agradeço novamente!
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [AJUDA] - Objetos grudando quando colidem
seguinte:
QUANDO A COLISÃO É DETECTADA...
O objeto fica na posição de 1pixel (tanto em x quanto em y) antes da colisão...
O que faz com que a condição deixe de ser verdadeira e o objeto pare...
No caso de não ter funcionado para baixo, tenho que ver a sprite dos objetos, ver se estão com colisão,e a se a mask de colisão é full ou apenas em parte...
QUANDO A COLISÃO É DETECTADA...
O objeto fica na posição de 1pixel (tanto em x quanto em y) antes da colisão...
O que faz com que a condição deixe de ser verdadeira e o objeto pare...
No caso de não ter funcionado para baixo, tenho que ver a sprite dos objetos, ver se estão com colisão,e a se a mask de colisão é full ou apenas em parte...
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