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[Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]

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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 16:43

Estou com um problema. Eu fiz uma visão do personagem no meu jogo, só que...

...eu preciso que a visão dele fique tampada quando tiver um obstaculo pela frente.

Segue a imagem para melhor entendimento.

[Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert] Comofazy



Queria saber. Como eu faço pra fazer isso?


Última edição por gifah em Qui 07 Jul 2011, 10:53, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Markituh Qua 06 Jul 2011, 16:50

É 2D não é? E essa visão seria uma espécie de luz para iluminar o escuro? O saim postou um tutorial sobre Blend Modes, que acho que servem exatamente para esse tipo de coisa:
Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t16940-tutorial-blend-modes#127755
Dá uma olhada aí
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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 16:55

Markituh escreveu:É 2D não é? E essa visão seria uma espécie de luz para iluminar o escuro? O saim postou um tutorial sobre Blend Modes, que acho que servem exatamente para esse tipo de coisa:
Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t16940-tutorial-blend-modes#127755
Dá uma olhada aí

Um pelo que eu intendi, eu faria assim.

se caso a visao se colidisse com algum obstaculo ele ficaria preto. Mas nesse caso eu preciso que só uma parte da imagem fique preta. E esse tutorial só faz a imagem inteira desaparecer.
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Mensagem por PedroX Qua 06 Jul 2011, 17:04

O que isso vai mudar?
Vai mudar algo relacionado a inimigos?
Dependendo do que for, tem como resolver.

Até mais!

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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 17:08

Pedro Henrique escreveu:O que isso vai mudar?
Vai mudar algo relacionado a inimigos?
Dependendo do que for, tem como resolver.

Até mais!

vai mudar muita coisa.

O jogador só ver aquilo o que o personagem estiver perto deixa o jogo extremamente real.

Queria ate quando tivesse um inimigo na frente dele o jogador não conseguisse ver o que tem atras do inimigo, porque é como se fosse no dia dia mesmo, se alguém fica na sua frente, você ate pode ver o que tem atras dele, mas meio embaçado, pois esta prestando atenção na pessoa a frente. Se conseguir fazer isso no jogo, ele fica muito mais jogável e impressionante.

Estou vasculhando aqui e vou tentar fazer.
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Mensagem por PedroX Qua 06 Jul 2011, 17:20

Só que se ficasse sem ver o que tem atrás, o que iria mostrar na tela?
Num jogo 2D, nunca pensei como isso seria.
Você poderia dar um exemplo do que ia mostrar na tela.

Até mais!

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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 06 Jul 2011, 17:23

Tem como fazer, eu vi um cara comentando uma vez que esse esquema é o mesmo de sombra nos objetos do Diablo II... Só que o lance aí seria fazer a sombra por cima da visão pra tapar ela.

Ou então um esquema de vetores usando a função collision_line, daí quando a visão colidir com um objeto ela alteraria a sua forma, isso ficaria super perfeito! Só que daria trabalho e dependendo da quantidade de loops poderia deixar o jogo lento...

Mas enfim, isso é realmente necessário??? Se alguém não encontrar uma solução mais fácil a gente pode tentar fazer, acho que vai dar certo!
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Mensagem por andreh Qua 06 Jul 2011, 17:25

Bom, eu gostaria de saber isto tbm, só q no meu caso é lanterna, aí ao redor fica td escuro, e seria interessante a luz parar nas paredes ou em algum outro objeto, então se alguém souber, por favor responda, pois não ajudará somente ele.
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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 17:26

Pedro Henrique escreveu:Só que se ficasse sem ver o que tem atrás, o que iria mostrar na tela?
Num jogo 2D, nunca pensei como isso seria.
Você poderia dar um exemplo do que ia mostrar na tela.

Até mais!

o jogo é top down.

na tela teria paredes vistas de cima, portas, zumbis e etc...

A visão do personagem seria aquilo que vc viu no post.

Mas quando ele olhasse pra uma parede ele nao veria o que tem atraz da parede, nem de portas, e se possivel, quando um zumbi tiver na frente dele ele vai ver meio escuro atraz do zumbi.

edit - Quando tava postando o amigo de cima falou, e é isso mesmo que eu preciso, quando luz bater numa parede, ele para na parede.

edit 2 - Não vi o outro de cima perguntando se isso é realmente necessario. E eu respondo. SIM É MUITO NECESSARIO!!! (não estou brigando, serio mesmo, rsrsrsrs)


Última edição por gifah em Qua 06 Jul 2011, 17:28, editado 1 vez(es)
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 06 Jul 2011, 17:27

Fecho então, vo faze essa parada com vetor e collision_line! Deixa o tópico aberto que eu vou postar pra vcs assim que eu acabar. Smile
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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 17:29

Ninja8086 escreveu:Fecho então, vo faze essa parada com vetor e collision_line! Deixa o tópico aberto que eu vou postar pra vcs assim que eu acabar. Smile

se vc fizer isso te dou um beijo veio.

lol
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Mensagem por andreh Qua 06 Jul 2011, 17:33

kkkkkkkkkkk
eu não vou te beijar, mas vou te dar créditos no meu jogo!
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Mensagem por saim Qua 06 Jul 2011, 17:38

MUITO lento, mas é possível.
Uma explicação rápida é a seguinte: crie uma surface e uma array que vai de 0 a 360. A cada step, rode a array procurando por colisões (collision_line)ao redor do personagem, num raio que englobe toda a tela. Colidindo, marque esse ponto da array como true, não havendo, marque como false.
Daí, crie uma surface em branco transparente e desenhe triângulos entre todos os pontos que retornaram true.
Desenhe a surface por cima de tudo.

"Ah, mas aí, vai ter área visível que vai ficar oculta, também". Vai sim. Pra resolver isso, você tem que usar um script tipo "raio laser", pra saber os pontos que as collision_lines colidem, pra poder retirar essa área da parte desenhada. Só a versão anterior já geraria um loop com 360 iterações. Um laser sozinho gera, pelo menos, umas 10 iterações, então podemos chegar a 3600 iterações + draw + alteração de blending.

Se conseguir 20 fps, você pode se considerar com sorte (e com uma máquina ninja).
Por outro lado, não testei. Talvez eu esteja exagerando.
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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 17:43

saim escreveu:MUITO lento, mas é possível.
Uma explicação rápida é a seguinte: crie uma surface e uma array que vai de 0 a 360. A cada step, rode a array procurando por colisões (collision_line)ao redor do personagem, num raio que englobe toda a tela. Colidindo, marque esse ponto da array como true, não havendo, marque como false.
Daí, crie uma surface em branco transparente e desenhe triângulos entre todos os pontos que retornaram true.
Desenhe a surface por cima de tudo.

"Ah, mas aí, vai ter área visível que vai ficar oculta, também". Vai sim. Pra resolver isso, você tem que usar um script tipo "raio laser", pra saber os pontos que as collision_lines colidem, pra poder retirar essa área da parte desenhada. Só a versão anterior já geraria um loop com 360 iterações. Um laser sozinho gera, pelo menos, umas 10 iterações, então podemos chegar a 3600 iterações + draw + alteração de blending.

Se conseguir 20 fps, você pode se considerar com sorte (e com uma máquina ninja).
Por outro lado, não testei. Talvez eu esteja exagerando.

um estou entendendo.

Mas uma coisa. não preciso da visão 360. Preciso de uma visão que olha somente pra frente do personagem.

image_angle... Aquela coisa toda.

E quando o campo da visão dele de frente encontrar uma parede, a visão vai ver somente ate a parede.
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Mensagem por rafasgb Qua 06 Jul 2011, 17:56

Existem outras formas de se fazer luz dinâmica.
O mais recomendável em todos os casos é usar uma engine pronta, afinal para se conseguir resultados é necessário conhecimentos de trigonometria um pouco avançados. A melhor forma que eu achei de se fazer esse tipo de coisa é com a engine Easy Lightning:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=405212

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Mensagem por andreh Qua 06 Jul 2011, 18:01

wow! massa os efeitos, mas é deve exigir mto conhecimento msm, e como ainda estou aprendendo programação e talz, vou ficar com o mais simples rsrsrs!
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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 18:04

rafasgb escreveu:Existem outras formas de se fazer luz dinâmica.
O mais recomendável em todos os casos é usar uma engine pronta, afinal para se conseguir resultados é necessário conhecimentos de trigonometria um pouco avançados. A melhor forma que eu achei de se fazer esse tipo de coisa é com a engine Easy Lightning:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=405212


caraio veio. Isso o que o cara fez num eh pra qualquer um nao.

Ele fez muitas coisas, eu so quero aprende a fazer umas quatro ou cinco no maximo. Apesar que é só essa do personagem que ta me atrapalhando.
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Mensagem por saim Qua 06 Jul 2011, 22:05

NOSSA, pela screen que o cara postou, a engine é maravilhosa!
Mas não abriu aqui em casa. Nem o arquivo do GM8.1 (porque não tenho o GM 8.1) nem o do GM8.
Mas se funcionar, cara, é uma engine MUITO bonita!
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Mensagem por gifah Qua 06 Jul 2011, 22:47

saim escreveu:NOSSA, pela screen que o cara postou, a engine é maravilhosa!
Mas não abriu aqui em casa. Nem o arquivo do GM8.1 (porque não tenho o GM 8.1) nem o do GM8.
Mas se funcionar, cara, é uma engine MUITO bonita!

Estranho funcionou aqui em ksa.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qui 07 Jul 2011, 01:35

Eu vi só a screen mas não baixei, depois eu vou ver!

Só pra não perder a viagem, vou postar o meu... Vou dar uma melhorada nele depois.

O problema maior é a maneira como o gm lida com primitivas. Eu usei a pr_trianglelist mas quando eu pegava o meio do personagem certinho, a refração nas beiradas dos objetos era perfeitinha só que bichava o meio da luz, ficava serrinhando...

Depois eu vou aperfeiçoar ele com mais calma...

Outra coisa... o blend que eu fiz ficou feio, se vocês explorarem melhor, vão conseguir efeitos beeeeeem mais legais. Eu só nao fiz um mais legal porque eu to com sono, amanhã a gente vê aí. falows!

http://www.4shared.com/file/dzWfHjbo/sombra_projetada_vetores_gm8.html

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