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[Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
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GameMakerTutoriais
PedroX
Markituh
gifah
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[Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Estou com um problema. Eu fiz uma visão do personagem no meu jogo, só que...
...eu preciso que a visão dele fique tampada quando tiver um obstaculo pela frente.
Segue a imagem para melhor entendimento.
Queria saber. Como eu faço pra fazer isso?
...eu preciso que a visão dele fique tampada quando tiver um obstaculo pela frente.
Segue a imagem para melhor entendimento.
Queria saber. Como eu faço pra fazer isso?
Última edição por gifah em Qui 07 Jul 2011, 10:53, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
É 2D não é? E essa visão seria uma espécie de luz para iluminar o escuro? O saim postou um tutorial sobre Blend Modes, que acho que servem exatamente para esse tipo de coisa:
- Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t16940-tutorial-blend-modes#127755
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Markituh escreveu:É 2D não é? E essa visão seria uma espécie de luz para iluminar o escuro? O saim postou um tutorial sobre Blend Modes, que acho que servem exatamente para esse tipo de coisa:Dá uma olhada aí
- Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t16940-tutorial-blend-modes#127755
Um pelo que eu intendi, eu faria assim.
se caso a visao se colidisse com algum obstaculo ele ficaria preto. Mas nesse caso eu preciso que só uma parte da imagem fique preta. E esse tutorial só faz a imagem inteira desaparecer.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
O que isso vai mudar?
Vai mudar algo relacionado a inimigos?
Dependendo do que for, tem como resolver.
Até mais!
Vai mudar algo relacionado a inimigos?
Dependendo do que for, tem como resolver.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Pedro Henrique escreveu:O que isso vai mudar?
Vai mudar algo relacionado a inimigos?
Dependendo do que for, tem como resolver.
Até mais!
vai mudar muita coisa.
O jogador só ver aquilo o que o personagem estiver perto deixa o jogo extremamente real.
Queria ate quando tivesse um inimigo na frente dele o jogador não conseguisse ver o que tem atras do inimigo, porque é como se fosse no dia dia mesmo, se alguém fica na sua frente, você ate pode ver o que tem atras dele, mas meio embaçado, pois esta prestando atenção na pessoa a frente. Se conseguir fazer isso no jogo, ele fica muito mais jogável e impressionante.
Estou vasculhando aqui e vou tentar fazer.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Só que se ficasse sem ver o que tem atrás, o que iria mostrar na tela?
Num jogo 2D, nunca pensei como isso seria.
Você poderia dar um exemplo do que ia mostrar na tela.
Até mais!
Num jogo 2D, nunca pensei como isso seria.
Você poderia dar um exemplo do que ia mostrar na tela.
Até mais!
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Tem como fazer, eu vi um cara comentando uma vez que esse esquema é o mesmo de sombra nos objetos do Diablo II... Só que o lance aí seria fazer a sombra por cima da visão pra tapar ela.
Ou então um esquema de vetores usando a função collision_line, daí quando a visão colidir com um objeto ela alteraria a sua forma, isso ficaria super perfeito! Só que daria trabalho e dependendo da quantidade de loops poderia deixar o jogo lento...
Mas enfim, isso é realmente necessário??? Se alguém não encontrar uma solução mais fácil a gente pode tentar fazer, acho que vai dar certo!
Ou então um esquema de vetores usando a função collision_line, daí quando a visão colidir com um objeto ela alteraria a sua forma, isso ficaria super perfeito! Só que daria trabalho e dependendo da quantidade de loops poderia deixar o jogo lento...
Mas enfim, isso é realmente necessário??? Se alguém não encontrar uma solução mais fácil a gente pode tentar fazer, acho que vai dar certo!
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Bom, eu gostaria de saber isto tbm, só q no meu caso é lanterna, aí ao redor fica td escuro, e seria interessante a luz parar nas paredes ou em algum outro objeto, então se alguém souber, por favor responda, pois não ajudará somente ele.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Pedro Henrique escreveu:Só que se ficasse sem ver o que tem atrás, o que iria mostrar na tela?
Num jogo 2D, nunca pensei como isso seria.
Você poderia dar um exemplo do que ia mostrar na tela.
Até mais!
o jogo é top down.
na tela teria paredes vistas de cima, portas, zumbis e etc...
A visão do personagem seria aquilo que vc viu no post.
Mas quando ele olhasse pra uma parede ele nao veria o que tem atraz da parede, nem de portas, e se possivel, quando um zumbi tiver na frente dele ele vai ver meio escuro atraz do zumbi.
edit - Quando tava postando o amigo de cima falou, e é isso mesmo que eu preciso, quando luz bater numa parede, ele para na parede.
edit 2 - Não vi o outro de cima perguntando se isso é realmente necessario. E eu respondo. SIM É MUITO NECESSARIO!!! (não estou brigando, serio mesmo, rsrsrsrs)
Última edição por gifah em Qua 06 Jul 2011, 17:28, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Fecho então, vo faze essa parada com vetor e collision_line! Deixa o tópico aberto que eu vou postar pra vcs assim que eu acabar.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Ninja8086 escreveu:Fecho então, vo faze essa parada com vetor e collision_line! Deixa o tópico aberto que eu vou postar pra vcs assim que eu acabar.
se vc fizer isso te dou um beijo veio.
lol
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
kkkkkkkkkkk
eu não vou te beijar, mas vou te dar créditos no meu jogo!
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
MUITO lento, mas é possível.
Uma explicação rápida é a seguinte: crie uma surface e uma array que vai de 0 a 360. A cada step, rode a array procurando por colisões (collision_line)ao redor do personagem, num raio que englobe toda a tela. Colidindo, marque esse ponto da array como true, não havendo, marque como false.
Daí, crie uma surfaceem branco transparente e desenhe triângulos entre todos os pontos que retornaram true.
Desenhe a surface por cima de tudo.
"Ah, mas aí, vai ter área visível que vai ficar oculta, também". Vai sim. Pra resolver isso, você tem que usar um script tipo "raio laser", pra saber os pontos que as collision_lines colidem, pra poder retirar essa área da parte desenhada. Só a versão anterior já geraria um loop com 360 iterações. Um laser sozinho gera, pelo menos, umas 10 iterações, então podemos chegar a 3600 iterações + draw + alteração de blending.
Se conseguir 20 fps, você pode se considerar com sorte (e com uma máquina ninja).
Por outro lado, não testei. Talvez eu esteja exagerando.
Uma explicação rápida é a seguinte: crie uma surface e uma array que vai de 0 a 360. A cada step, rode a array procurando por colisões (collision_line)ao redor do personagem, num raio que englobe toda a tela. Colidindo, marque esse ponto da array como true, não havendo, marque como false.
Daí, crie uma surface
Desenhe a surface por cima de tudo.
"Ah, mas aí, vai ter área visível que vai ficar oculta, também". Vai sim. Pra resolver isso, você tem que usar um script tipo "raio laser", pra saber os pontos que as collision_lines colidem, pra poder retirar essa área da parte desenhada. Só a versão anterior já geraria um loop com 360 iterações. Um laser sozinho gera, pelo menos, umas 10 iterações, então podemos chegar a 3600 iterações + draw + alteração de blending.
Se conseguir 20 fps, você pode se considerar com sorte (e com uma máquina ninja).
Por outro lado, não testei. Talvez eu esteja exagerando.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
saim escreveu:MUITO lento, mas é possível.
Uma explicação rápida é a seguinte: crie uma surface e uma array que vai de 0 a 360. A cada step, rode a array procurando por colisões (collision_line)ao redor do personagem, num raio que englobe toda a tela. Colidindo, marque esse ponto da array como true, não havendo, marque como false.
Daí, crie uma surfaceem brancotransparente e desenhe triângulos entre todos os pontos que retornaram true.
Desenhe a surface por cima de tudo.
"Ah, mas aí, vai ter área visível que vai ficar oculta, também". Vai sim. Pra resolver isso, você tem que usar um script tipo "raio laser", pra saber os pontos que as collision_lines colidem, pra poder retirar essa área da parte desenhada. Só a versão anterior já geraria um loop com 360 iterações. Um laser sozinho gera, pelo menos, umas 10 iterações, então podemos chegar a 3600 iterações + draw + alteração de blending.
Se conseguir 20 fps, você pode se considerar com sorte (e com uma máquina ninja).
Por outro lado, não testei. Talvez eu esteja exagerando.
um estou entendendo.
Mas uma coisa. não preciso da visão 360. Preciso de uma visão que olha somente pra frente do personagem.
image_angle... Aquela coisa toda.
E quando o campo da visão dele de frente encontrar uma parede, a visão vai ver somente ate a parede.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Existem outras formas de se fazer luz dinâmica.
O mais recomendável em todos os casos é usar uma engine pronta, afinal para se conseguir resultados é necessário conhecimentos de trigonometria um pouco avançados. A melhor forma que eu achei de se fazer esse tipo de coisa é com a engine Easy Lightning:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=405212
O mais recomendável em todos os casos é usar uma engine pronta, afinal para se conseguir resultados é necessário conhecimentos de trigonometria um pouco avançados. A melhor forma que eu achei de se fazer esse tipo de coisa é com a engine Easy Lightning:
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
wow! massa os efeitos, mas é deve exigir mto conhecimento msm, e como ainda estou aprendendo programação e talz, vou ficar com o mais simples rsrsrs!
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
rafasgb escreveu:Existem outras formas de se fazer luz dinâmica.
O mais recomendável em todos os casos é usar uma engine pronta, afinal para se conseguir resultados é necessário conhecimentos de trigonometria um pouco avançados. A melhor forma que eu achei de se fazer esse tipo de coisa é com a engine Easy Lightning:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=405212
caraio veio. Isso o que o cara fez num eh pra qualquer um nao.
Ele fez muitas coisas, eu so quero aprende a fazer umas quatro ou cinco no maximo. Apesar que é só essa do personagem que ta me atrapalhando.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
NOSSA, pela screen que o cara postou, a engine é maravilhosa!
Mas não abriu aqui em casa. Nem o arquivo do GM8.1 (porque não tenho o GM 8.1) nem o do GM8.
Mas se funcionar, cara, é uma engine MUITO bonita!
Mas não abriu aqui em casa. Nem o arquivo do GM8.1 (porque não tenho o GM 8.1) nem o do GM8.
Mas se funcionar, cara, é uma engine MUITO bonita!
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
saim escreveu:NOSSA, pela screen que o cara postou, a engine é maravilhosa!
Mas não abriu aqui em casa. Nem o arquivo do GM8.1 (porque não tenho o GM 8.1) nem o do GM8.
Mas se funcionar, cara, é uma engine MUITO bonita!
Estranho funcionou aqui em ksa.
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Re: [Resolvido] Visão do personagem no jogo [expert]
Eu vi só a screen mas não baixei, depois eu vou ver!
Só pra não perder a viagem, vou postar o meu... Vou dar uma melhorada nele depois.
O problema maior é a maneira como o gm lida com primitivas. Eu usei a pr_trianglelist mas quando eu pegava o meio do personagem certinho, a refração nas beiradas dos objetos era perfeitinha só que bichava o meio da luz, ficava serrinhando...
Depois eu vou aperfeiçoar ele com mais calma...
Outra coisa... o blend que eu fiz ficou feio, se vocês explorarem melhor, vão conseguir efeitos beeeeeem mais legais. Eu só nao fiz um mais legal porque eu to com sono, amanhã a gente vê aí. falows!
http://www.4shared.com/file/dzWfHjbo/sombra_projetada_vetores_gm8.html
Só pra não perder a viagem, vou postar o meu... Vou dar uma melhorada nele depois.
O problema maior é a maneira como o gm lida com primitivas. Eu usei a pr_trianglelist mas quando eu pegava o meio do personagem certinho, a refração nas beiradas dos objetos era perfeitinha só que bichava o meio da luz, ficava serrinhando...
Depois eu vou aperfeiçoar ele com mais calma...
Outra coisa... o blend que eu fiz ficou feio, se vocês explorarem melhor, vão conseguir efeitos beeeeeem mais legais. Eu só nao fiz um mais legal porque eu to com sono, amanhã a gente vê aí. falows!
http://www.4shared.com/file/dzWfHjbo/sombra_projetada_vetores_gm8.html
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