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[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas

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Mensagem por Pit Bull Sáb 02 Jul 2011, 11:05

Olá amigos,Esse e meu 100º post no fórum cheers ,e quem ganha o presente é você. Happy

Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.

Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo! cheers

1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
Código:

//objeto1
//subir
if keyboard_check(ord("W")){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(ord("A")){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(ord("D")){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(ord("S")){
y+=5}
Código:

//objeto2
//subir
if keyboard_check(vk_up){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(vk_left){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(vk_right){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(vk_down){
y+=5
}
4º : Nos objetos objeto1 e objeto2 crie um evento de colisão com o objeto parede, adicione/arraste este símbolo:[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas Semttulopar
Deixe tudo como está,clique em ok.
5º : Marque os objetos objeto1,objeto2 eparede como solido.
6º : Crie uma room,coloque os três objetos na room(1º e 2º um longe do outro,o outro objeto será a parede,então coloque ele como se fosse uma parede)
7º : Selecione view,você verá a caixa Enable the use of views e visible when room starts,marque-as como mostra a seguir:
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas Semttulocyi
8º :Agora é só pegar as coordenada Width da room e dividir por 2,como mostra na figura:
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas Semttulohr
640/2=320
9º : Faça como a imagem a seguir:
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas Semttulothi
Explicação :No quadrado view in room coloque no valor W o número 320
No quadrado port on screen coloque no valor W o número 320
No quadrado object following selecione o primeiro objeto que foi criado:objeto1
Coloque no Hbor o valor 160 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Coloque no Vbor o valor 240 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Ambos seram a metade dos valores W e H.
10º: Agora clique em view 1 e coloque os valores da imagem a seguir:
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas Semttulohba
Explicação:No quadrado view in room só mudará o valor do X,coloque 321(321 é onde a nova visão será criada,a primeira visão foi criada no 0 e finalizada no 320)
No quadrado port on screen foi feito a mesma coisa,o valor do X foi mudado para 321.
No quadrado object following foi selecionado o objeto2(jogador 2).

Feito isso tudo salve e teste.

jogador 1 : movimenta com W,A,S e D
jogador 2 : movimenta com setas.

Qualquer erro,palavra errada ou explicação que você não entendeu é só postar.





Última edição por Pit Bull em Qua 27 Jul 2011, 00:11, editado 2 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 02 Jul 2011, 11:44

O tutorial funciona bem.
Só que você poderia formatar e organizar melhor o tutorial, só assim ele será aprovado (pelo menos por mim).

Até mais!

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Mensagem por Pit Bull Sáb 02 Jul 2011, 11:51

Você poderia me ensina a fazer aquele tipo de code que é idêntico ao do game maker?
Só assim vou poder arrumar 100%.
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Mensagem por PedroX Sáb 02 Jul 2011, 11:59

É claro que ajudo.
É bem fácil, é só colocar:

Código:
<gml> Meu código
Minha segunda linha
Minha terceira linha
</gml>

Até mais!

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Mensagem por Lucas 5293 Sáb 02 Jul 2011, 12:05

Pit Bull escreveu:Você poderia me ensina a fazer aquele tipo de code que é idêntico ao do game maker?
Só assim vou poder arrumar 100%.
Para fazer isso ultilize as tags
Código:
<gml>//Código</gml>
E vai ficar assim:
if instance_exists(Pit Bull)
{
game_end()
}

PS: Coloque [Tutorial] no titulo do tópico
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Mensagem por Pit Bull Sáb 02 Jul 2011, 12:33

Tópico revisado e arrumado(não sei outro modo de explicar,se os moderadores souberem, peso para colocar)

@lucas 5293 já coloquei e muito obrigado por me ensinar o código.
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Mensagem por Machow8 Sáb 02 Jul 2011, 12:53

Wow! Que tópico mais legal! Very Happy
Valeu mesmo, pois vai ajudar muita gente, inclusive eu!

OFF TOPIC:

Acessar esse site pelo iPad 2 e tão legal! @.@


Última edição por Zignaw em Sáb 02 Jul 2011, 13:00, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pit Bull Sáb 02 Jul 2011, 12:57

Muito obrigado Zignaw,demorei muito escrevendo o tópico,desde de ontem 1 hora da manha ate 2 e meia dai eu fiquei com sono e dormi,acordei 10 horas e terminei ele "Pit Bull Hoje à(s) 11:05 am".Tinha algumas coisas que eu não sabia faze como [code][code] e coloca imagem.
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Mensagem por Machow8 Sáb 02 Jul 2011, 13:04

Ok, e legal saber disso! Happy
Não sei como vcs conseguem acessar aqui nessas horas, pois eu já estou dormindo nessas horas. Shocked
Desculpem pela falta de assentos, pois estou acessando agora pelo meu iPad 2. Razz
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