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MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Aprenda a fazer o player se mover de maneira fácil
Aprenda a fazer o player se mover de maneira fácil
MiniTutos: Visando ajudar a massa iniciante em Game Maker do fórum, eu e o usuário Kevin estamos com um projeto para ensinar a fazer coisas simples, e não apenas ensinar o código mas sim fazer com que o leitor o entenda e o interprete de maneira correta. Com imagens para melhor entendimento.
O Que vamos fazer: Movimentos com W, A, S e D
No estilo RPG:
- W: Movimento pra cima
- A: Movimento pra esquerda
- S: Movimento pra baixo
- D: Movimento pra direita
Primeiro, vamos botar em teoria o que vamos fazer:
1- Como eu quero que nosso comando possa ser ativado em qualquer parte do jogo, nossos códigos vão no STEP
2- A ação vai acontecer quando apertarmos o botão.
Ou seja, precisamos definir um botão pra quando apertarmos ele, ele faça a ação.
E fazemos isso com um comando:
- Código:
if keyboard_check (botão)
- Código:
if keyboard_check (ord('W'))
Nota: Quando a tecla é uma tecla de uma letra, segue esse padrão (ord('Botão'))
Nota²: É necessário colocar a tecla (W) entre apóstrofos (') pois não serve como valor de texto.
Vocês podem perceber que os códigos anteriores começaram com if, mas o que é isso?
if = se //If serve para começar uma condição
Então, como no nosso último código:
- Código:
if keyboard_check (ord('W'))
AÇÃO:
Agora vamos fazer nossa ação, que vai ser executada pelo comando que fizemos.
Quando temos um comando e uma ação no mesmo código, a ação vai estar sempre entre chaves ({; })
Pra fazer nosso movimento, vamos usar variáveis próprias do GM: hspeed e vspeed
hspeed = (Horizontal Speed) Velocidade Horizontal
vspeed = (Vertical Speed) Velocidade Vertical
Um valor numérico é atribuído a essas variáveis:
(Representação de um plano de valores das variáveis vspeed e hspeed)
Observe, a imagem acima. O centro (onde as duas linhas se encontram) representa o seguinte valor:
hspeed=0
vspeed=0
O Movimento que nós queremos dar pro nosso comando é "cima"
Observando a imagem, podemos concluir que o movimento "cima" é dado por vspeed negativo
Então aqui vai um exemplo de como deve ficar nosso código:
- Código:
if keyboard_check (ord('W'))
{vspeed=-5}
Agora só precisamos fazer basicamente a mesma coisa com as outras direções, mas só devemos ficar atentos com vspeed e hspeed
- Código:
if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}
if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}
if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}
Nota: Só lembrando que esses códigos vão no STEP
Podemos testar o jogo.
Ainda não é a movimentação que nós queremos.
Nós ainda precisamos fazer nosso player parar ao soltar as teclas. Podemos fazer isso com: keyboard_check_released onde a ação é ativada após soltar a tecla. Simples assim:
- Código:
if keyboard_check_released (ord('W'))
{vspeed=0}
Mas aí nós teriamos que fazer vários códigos denovo, existe algum jeito de simplificar isso?
Sim! Vamos usar or.
Or = Ou - Serve para adicionar mais de uma opção de execução de uma ação.
Assim nosso código fica:
- Código:
if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
Pronto, Terminamos nosso movimento. Pode testar, parabéns esse já é um começo.
Resultado do nosso código:
- Resultado:
- STEP:
- Código:
if keyboard_check (ord('W')) // Pra cima
{vspeed=-5}
if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}
if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}
if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}
if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
E agora encerro este tutorial. Espero que tenham gostado, tentei detalhar o máximo possível.
Aqui está a engine do que foi feito no tutorial: Download (.gmk - 9,04KB)
Créditos: Dancity & Kevin
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Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Ficou muito bom o tuto. Quando eu era iniciante a coisa q mais gostava era tuto com bastante imagens isso costuma ajudar bastante. Ficou bem explicado nota 10
OFF: Sempre achei mais facil usar a movimentação com x e y do que com hspeed e vspeed
OFF: Sempre achei mais facil usar a movimentação com x e y do que com hspeed e vspeed
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Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Pra mim não fazia diferença, mas o kevin falou que a movimentação por x e y é melhor quando são movimentos pequenos (4px no máximo)
Mas na prática são bem parecidos, que bom que gostou do tuto. xD
Demorei bastante pra fazer ;D e já to fazendo outro agora.
Mas na prática são bem parecidos, que bom que gostou do tuto. xD
Demorei bastante pra fazer ;D e já to fazendo outro agora.
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Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
aChei muito bom o tutorial, muito bem formatado, explicação bem nítida, as imagens tambem estão boas, irá ajudar bastante os iniciantes, tambem prefiro usar em X e Y, assim ficaria mais facil, mas se seu parceiro opinou por Hspeed e Vspeed, cada um tem seu jeito de ensinar, muito bom, nota 9.9
Atenciosamente, Mentos e coca-cola
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Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Obrigado por comentar!
Já que todos preferem movimento por x e y nós ainda vamos fazer um tutorial com esse sistema.
Mesmo assim obrigado ;D
No proximo tutorial vou explicar sobre if, and, not, else e or.
Já que todos preferem movimento por x e y nós ainda vamos fazer um tutorial com esse sistema.
Mesmo assim obrigado ;D
No proximo tutorial vou explicar sobre if, and, not, else e or.
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Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Muito Bom Dancity.. vc editou direitinho nosso Tutorial
meus parabéns
sobre a questão de X e Y pra Movimentação você precisa apenas Trocar algumas coisas:
Hspeed por X
Vspeed por Y
um exemplo bem rápido:
hspeed=+5 //move personagem pra direita
mude isso para:
x+=5 //tbm move ele pra direita isso
...
e fazendo a movimentação com o X você pode cancelar a parte de verificação de solta do botão... ou seja.. ficará mais simples... assim:
bem.. em um dos tutos iremos explicar o pq + antes do igual (no caso do x e y) e do + depois do igual (caso do hspeed e vspeed)...
mais é isso ae pessoal
Obrigado por comentarem... e até +
abraço
meus parabéns
sobre a questão de X e Y pra Movimentação você precisa apenas Trocar algumas coisas:
Hspeed por X
Vspeed por Y
um exemplo bem rápido:
hspeed=+5 //move personagem pra direita
mude isso para:
x+=5 //tbm move ele pra direita isso
...
e fazendo a movimentação com o X você pode cancelar a parte de verificação de solta do botão... ou seja.. ficará mais simples... assim:
- Código:
if keyboard_check (ord('W')) // Pra cima
{y-=5}
if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{x-=5}
if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{y+=5}
if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{x+=5}
bem.. em um dos tutos iremos explicar o pq + antes do igual (no caso do x e y) e do + depois do igual (caso do hspeed e vspeed)...
mais é isso ae pessoal
Obrigado por comentarem... e até +
abraço
Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
É Como o kevin disse, vamos fazer vários tutoriais ensinando a fazer coisas simples. Espero que vocês possam acompanhar, e que os iniciantes entendam.
Abraços ~ Dancity
Abraços ~ Dancity
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