GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Game Maker - Aula 6 (parte 1) - Estrutura e Funcionamento da GML

Ir para baixo

Game Maker - Aula 6 (parte 1) - Estrutura e Funcionamento da GML Empty Game Maker - Aula 6 (parte 1) - Estrutura e Funcionamento da GML

Mensagem por .:Allison:. Sex 10 Jun 2011, 16:13

Estrutura e Funcionamento do GML

Nome: Estrutura e Funcionamento do GML
Nível: Iniciante
Descrição: Essa aula aborta sobre o funcionamento e estrutura que o GMl possui, como é escrito, aonde é escrito entre outros.
Créditos: .:Allison:.

Mais um novo tutorial à vista, hoje vamos ver as estruturas e o funcionamento do GML (Game Maker Language, PT: Linguagem do Game Maker), como eu acho que todos sabem, o Game Maker possui uma linguagem interna de programação, aonde possibilita a maior interação e flexibilidade com o usuário, isso foi explicado na primeira aula. Ela está dentre as mais fáceis das linguagens, por não ser muito complexa, e ter funções para cada tipo de coisas específicas, próprias para jogos, diferente de outros programas, o GM possui funções exemplo show_message(“string”), que desenha uma caixa de diálogo na tela, aonde no C#, por exemplo, teria que ser feita um código muito grande para fazer o mesmo.

Há vários lugares aonde você pode digitar seu código de programação, o primeiro é no script, o script, como eu expliquei aula passada, é um programa, ou pelo menos, um editor de texto, que se adapta ao GML, separando por cores e dizendo as linhas que estão erradas. Depois você pode usar nos objetos, é o local aonde é mais usado o código. Pela aba control e a função execute code. A terceira é uma das menos usadas, é executada diretamente na room, pela aba settings e a função creation code. Existem outros lugares aonde você pode programar, por exemplo, em triggers ou constants, entre outros.

Organizando os códigos
Seus códigos devem ser cuidadosamente organizados, para melhor entendimento, mais facilidade na hora de entender e não corre o risco de dar erro, sem ter o erro. Graças ao editor de códigos do Game Maker, isso acontece com mais organização, ele separa cada declaração em cores, aonde podem ser editadas em File > Preferences. Há vários tutoriais ou até mesmo várias pessoas digitam os códigos não de uma forma errada, e sim de uma forma desorganizada, por exemplo:
{ if (player.x) > (inimigo.x) { instance_create(inimigo.x,inimigo.y,inimigo) } }
e da forma mais organizada:
{
if (player.x) > (inimigo.x) {
instance_create(inimigo.x,inimigo.y,inimigo);
}
}

Ambos os códigos tem o mesmo efeito, fazem exatamente a mesma coisa, porém, o exemplo dois ta muito mais organizado e muito mais fácil de entender. Também temos uma opção aonde se apertarmos TAB dá um espaçamento na palavra, isso serve muito para quem trabalha com códigos muito grandes e quer separá-los por categorias. Outro modo muito usado para a organização do código são os comentários, quase todos os scripts que você vê, tem comentário, eles estarão no código, porém não farão parte dele, como o nome supõe, é um comentário do código, são escritos de duas formas, são ”//” e “/* terminando com */” a primeira é para comentários simples, só podem ser escritos na mesma linha aonde está as barras, por exemplo:
player_nome = "Allison" //setamos o nome Allison para a variável player_name
A segunda é para comentários mais longos, é mais usado para texto, podem ser escritos de qualquer forma até ser fechada, são escritos assim
player_nome = "Allison"
/* setamos o nome Allison para a variável player_name.
Aqui eu estou livre para escrever em quantas linhas quiser
até ser fechada com o símbolo ao lado >> */

Agora vamos ver nosso código adicionando comentários:
{ // aqui começa o programa
if (player.x) > (inimigo.x) { // aqui temos uma declaração
instance_create(inimigo.x,inimigo.y,inimigo);// aqui temos uma função
}// aqui estamos encerrando a declaração
}//aqui estamos encerrando o programa

Olhando assim, você pensa que complicou mais ainda, porém graças ao editor de scripts do GM que diferencia as funções por cores, vai dar outro toque ao código.

Um programa
Um programa é um código, ou pelo menos um pedaço de código, e é um conjunto de instruções chamado de declarações. Um programa deve começar com o símbolo “{” (Start Block) e termina com “}” (End Block). Embora não seja obrigatório e nem muito usado, porém usando-o é mais difícil de dar erros. As declarações devem ser separadas pelo símbolo “;”, que diz ao Game Maker para parar um pouco e não executar de uma só vez, isso serve para separar mais o código e às vezes é obrigatório. Exemplo:
{
;
;
}

Ainda temos mais coisas sobre as estruturas e o funcionamento da GML, porém vou dividir essa aula em duas partes, para não ficar muito extensa. Bom, sei que você viu coisas que você não entendeu como o if ou o instance_create(x,y,obj), porém não se preocupem, esses assuntos teremos mais a frente. Espero que tenham entendido e aprendido, essa aula foi totalmente teórica, ainda vamos chegar as práticas, aguardem, até mais.

"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir."
Albert Einstein


Para ver o índice de todas as minhas aulas Clique Aqui
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : Game Maker - Aula 6 (parte 1) - Estrutura e Funcionamento da GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos