Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
Instrução Do e Until
Nome: Instruções Do e Until
Requerimentos: Game Maker 8.0 Pro ou Lite
Descrição: Aprenda tudo sobre essas duas instruções poderosas e pouco conhecidas
Créditos: .:Allison:.
Aula passada vimos o nosso primeiro loop, o while, um loop pode ser problema para vários usuários já experientes mesmo, pela complicação e dificuldade de entendimento de repetição. Mas calma que hoje não iremos ver nenhum loop difícil, é apenas um simples loop que não é muito conhecido nem usado, porém é útil em alguns casos.
As instruções do e until funcionam como um while invertido, se traduzirmos do inglês, a palavra do = fazer e until = até que, sua estrutura basicamente é:
um grande exemplo é se fizermos:
var i;//declarando as variáveis
i=0//dando valor as variáveis
do {//fazer
i+=1 }// adcionar ao i + 1
until//até que
(i >= 10) //o i for maior ou igual a 10
Nesse exemplo, geraria um loop infinito, porque, por que o loop do e until ele só para quando sua condição é exata, nesse nosso caso, como não é exata, porque, se for maior ele também vai acrescentar. Precisamos tomar muito cuidado com o loop, pois qualquer errinho pode ser fatal. Se interpretarmos esse mesmo código usando while, pararia quando cheasse a 10, o while é mais preciso. No caso do nosso loop, teria que ser: == (exatamente igual) ou até mesmo =.
Esse exemplo, foi dado aula passada com o loop while, agora faremos a mesma coisa com o loop, do e until.
do//fazer
{
x = random (room_width);//escolher um canto randômico na room para o eixo x
y = random (room_height);//a mesma coisa só que para o eixo y
}
until (place_free (x, y));//até que esteja livre de colisões os eixos x e y
Esse código faz a mesma coisa que aquele que vimos na aula passada, ele vai fazer o x do objeto ser uma posição randômica entre o tamanho vertical da mesma, a mesma coisa acontece com o y, até que ele esteja livre de colisão entre seus x e y, ou seja, ele nunca vai poder esta colidindo com nenhum objeto sólido, se sim, ele vai mudar a posição do mesmo, para outra posição que não exista nenhum objeto.
Nossa aula de hoje não foi muito extensa, até porque, vocês pouco usarão a instrução do e until, eu aconselho que façam muitos testes com ela e o while, comparando algumas diferencias entre ambas as duas. Até a próxima.
Nome: Instruções Do e Until
Requerimentos: Game Maker 8.0 Pro ou Lite
Descrição: Aprenda tudo sobre essas duas instruções poderosas e pouco conhecidas
Créditos: .:Allison:.
Aula passada vimos o nosso primeiro loop, o while, um loop pode ser problema para vários usuários já experientes mesmo, pela complicação e dificuldade de entendimento de repetição. Mas calma que hoje não iremos ver nenhum loop difícil, é apenas um simples loop que não é muito conhecido nem usado, porém é útil em alguns casos.
As instruções do e until funcionam como um while invertido, se traduzirmos do inglês, a palavra do = fazer e until = até que, sua estrutura basicamente é:
- Código:
do {
<expressão> }
until
(condição)
- Código:
fazer {
<expressão> }
até que
(condição)
- Código:
while (condição){//até que a condição seja verdadeira...
<expressão>//vai ficar executando a expressão
}
- Código:
do {//executa a expressão
<expressão> }
until // até que a condição seja verdadeira
(condição)
um grande exemplo é se fizermos:
i=0//dando valor as variáveis
do {//fazer
i+=1 }// adcionar ao i + 1
until//até que
(i >= 10) //o i for maior ou igual a 10
Nesse exemplo, geraria um loop infinito, porque, por que o loop do e until ele só para quando sua condição é exata, nesse nosso caso, como não é exata, porque, se for maior ele também vai acrescentar. Precisamos tomar muito cuidado com o loop, pois qualquer errinho pode ser fatal. Se interpretarmos esse mesmo código usando while, pararia quando cheasse a 10, o while é mais preciso. No caso do nosso loop, teria que ser: == (exatamente igual) ou até mesmo =.
Esse exemplo, foi dado aula passada com o loop while, agora faremos a mesma coisa com o loop, do e until.
{
x = random (room_width);//escolher um canto randômico na room para o eixo x
y = random (room_height);//a mesma coisa só que para o eixo y
}
until (place_free (x, y));//até que esteja livre de colisões os eixos x e y
Esse código faz a mesma coisa que aquele que vimos na aula passada, ele vai fazer o x do objeto ser uma posição randômica entre o tamanho vertical da mesma, a mesma coisa acontece com o y, até que ele esteja livre de colisão entre seus x e y, ou seja, ele nunca vai poder esta colidindo com nenhum objeto sólido, se sim, ele vai mudar a posição do mesmo, para outra posição que não exista nenhum objeto.
Nossa aula de hoje não foi muito extensa, até porque, vocês pouco usarão a instrução do e until, eu aconselho que façam muitos testes com ela e o while, comparando algumas diferencias entre ambas as duas. Até a próxima.
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
legal pode vir-me a ser muito util...
(desconhecia o while) XD
(desconhecia o while) XD
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
eu não sabia pra que serve esses dois, pra falar a verdade eu nem sabia que existia LOL mas seu tuto ficou muito bem explicado prabéns!!
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
É, muita gente desconhece essa instrução tão simples e útil.. Foi à esse fim que eu resolvi dar essa aula, não foi muito fácil, deu um trabalhão para fazer testes com o do e until comparando-as com o while. Percebi que o while trabalha de forma mais relativa, o do precisa ser tudo exageradamente perfeito e calculado.
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
Legal seu tuto! É nessas horas que a gente vê como GM é amplo, nunca ouvi falar desse do nem until, e é lgl que vc compartilhe isso, pois ele pode ser mto "until" (eu sei, sem graça)!
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
Ótimo tutorial! Vai ser útil para muita gente, inclusive para mim!
Continue assim!
Continue assim!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Game Maker - Aula 9 - Instrução While
» Game Maker - Aula 1- Introdução
» Game Maker - Aula 2 - Interface
» Game Maker Studio - aula 1
» Game Maker - Aula 4 - Variáveis
» Game Maker - Aula 1- Introdução
» Game Maker - Aula 2 - Interface
» Game Maker Studio - aula 1
» Game Maker - Aula 4 - Variáveis
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|