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Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
Instrução Do e Until
Nome: Instruções Do e Until
Requerimentos: Game Maker 8.0 Pro ou Lite
Descrição: Aprenda tudo sobre essas duas instruções poderosas e pouco conhecidas
Créditos: .:Allison:.
Aula passada vimos o nosso primeiro loop, o while, um loop pode ser problema para vários usuários já experientes mesmo, pela complicação e dificuldade de entendimento de repetição. Mas calma que hoje não iremos ver nenhum loop difícil, é apenas um simples loop que não é muito conhecido nem usado, porém é útil em alguns casos.
As instruções do e until funcionam como um while invertido, se traduzirmos do inglês, a palavra do = fazer e until = até que, sua estrutura basicamente é:
um grande exemplo é se fizermos:
var i;//declarando as variáveis
i=0//dando valor as variáveis
do {//fazer
i+=1 }// adcionar ao i + 1
until//até que
(i >= 10) //o i for maior ou igual a 10
Nesse exemplo, geraria um loop infinito, porque, por que o loop do e until ele só para quando sua condição é exata, nesse nosso caso, como não é exata, porque, se for maior ele também vai acrescentar. Precisamos tomar muito cuidado com o loop, pois qualquer errinho pode ser fatal. Se interpretarmos esse mesmo código usando while, pararia quando cheasse a 10, o while é mais preciso. No caso do nosso loop, teria que ser: == (exatamente igual) ou até mesmo =.
Esse exemplo, foi dado aula passada com o loop while, agora faremos a mesma coisa com o loop, do e until.
do//fazer
{
x = random (room_width);//escolher um canto randômico na room para o eixo x
y = random (room_height);//a mesma coisa só que para o eixo y
}
until (place_free (x, y));//até que esteja livre de colisões os eixos x e y
Esse código faz a mesma coisa que aquele que vimos na aula passada, ele vai fazer o x do objeto ser uma posição randômica entre o tamanho vertical da mesma, a mesma coisa acontece com o y, até que ele esteja livre de colisão entre seus x e y, ou seja, ele nunca vai poder esta colidindo com nenhum objeto sólido, se sim, ele vai mudar a posição do mesmo, para outra posição que não exista nenhum objeto.
Nossa aula de hoje não foi muito extensa, até porque, vocês pouco usarão a instrução do e until, eu aconselho que façam muitos testes com ela e o while, comparando algumas diferencias entre ambas as duas. Até a próxima.
Nome: Instruções Do e Until
Requerimentos: Game Maker 8.0 Pro ou Lite
Descrição: Aprenda tudo sobre essas duas instruções poderosas e pouco conhecidas
Créditos: .:Allison:.
Aula passada vimos o nosso primeiro loop, o while, um loop pode ser problema para vários usuários já experientes mesmo, pela complicação e dificuldade de entendimento de repetição. Mas calma que hoje não iremos ver nenhum loop difícil, é apenas um simples loop que não é muito conhecido nem usado, porém é útil em alguns casos.
As instruções do e until funcionam como um while invertido, se traduzirmos do inglês, a palavra do = fazer e until = até que, sua estrutura basicamente é:
- Código:
do {
<expressão> }
until
(condição)
- Código:
fazer {
<expressão> }
até que
(condição)
- Código:
while (condição){//até que a condição seja verdadeira...
<expressão>//vai ficar executando a expressão
}
- Código:
do {//executa a expressão
<expressão> }
until // até que a condição seja verdadeira
(condição)
um grande exemplo é se fizermos:
i=0//dando valor as variáveis
do {//fazer
i+=1 }// adcionar ao i + 1
until//até que
(i >= 10) //o i for maior ou igual a 10
Nesse exemplo, geraria um loop infinito, porque, por que o loop do e until ele só para quando sua condição é exata, nesse nosso caso, como não é exata, porque, se for maior ele também vai acrescentar. Precisamos tomar muito cuidado com o loop, pois qualquer errinho pode ser fatal. Se interpretarmos esse mesmo código usando while, pararia quando cheasse a 10, o while é mais preciso. No caso do nosso loop, teria que ser: == (exatamente igual) ou até mesmo =.
Esse exemplo, foi dado aula passada com o loop while, agora faremos a mesma coisa com o loop, do e until.
{
x = random (room_width);//escolher um canto randômico na room para o eixo x
y = random (room_height);//a mesma coisa só que para o eixo y
}
until (place_free (x, y));//até que esteja livre de colisões os eixos x e y
Esse código faz a mesma coisa que aquele que vimos na aula passada, ele vai fazer o x do objeto ser uma posição randômica entre o tamanho vertical da mesma, a mesma coisa acontece com o y, até que ele esteja livre de colisão entre seus x e y, ou seja, ele nunca vai poder esta colidindo com nenhum objeto sólido, se sim, ele vai mudar a posição do mesmo, para outra posição que não exista nenhum objeto.
Nossa aula de hoje não foi muito extensa, até porque, vocês pouco usarão a instrução do e until, eu aconselho que façam muitos testes com ela e o while, comparando algumas diferencias entre ambas as duas. Até a próxima.
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
legal pode vir-me a ser muito util...
(desconhecia o while) XD
(desconhecia o while) XD
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
eu não sabia pra que serve esses dois, pra falar a verdade eu nem sabia que existia LOL mas seu tuto ficou muito bem explicado prabéns!!
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
É, muita gente desconhece essa instrução tão simples e útil.. Foi à esse fim que eu resolvi dar essa aula, não foi muito fácil, deu um trabalhão para fazer testes com o do e until comparando-as com o while. Percebi que o while trabalha de forma mais relativa, o do precisa ser tudo exageradamente perfeito e calculado.
Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
Legal seu tuto! É nessas horas que a gente vê como GM é amplo, nunca ouvi falar desse do nem until, e é lgl que vc compartilhe isso, pois ele pode ser mto "until" (eu sei, sem graça)!
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Re: Game Maker - Aula 10 - Instrução Do e Until
Ótimo tutorial! Vai ser útil para muita gente, inclusive para mim!
Continue assim!
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Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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