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Mensagem por Convidad Seg 11 Abr 2011, 11:59

Bom queria faser um jogo de a pessoa construir sua propria cidade,mas como vai aver muitos itens,queria que quando clicasse no quadro(32x32) ele exibisse uma lista com todos os itens, e a pessoa clicar em tal item criar no local que ele clicou
Alguem pode me ajudar?


Última edição por vdm842 em Seg 11 Abr 2011, 17:34, editado 1 vez(es)
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Exibir lista Empty Re: Exibir lista

Mensagem por saim Seg 11 Abr 2011, 12:31

Pra cada item, um sprite de tamanho padronizado, certo?
Primeiro, no create event do objeto que for abrir a lista, armazene TODOS os sprites numa array. Tipo:
Código:
ar_sprites[0]=spr_primeiro_item;
ar_sprites[1]=spr_segundo_item;
//continue
Depois, no draw, quando for pra mostrar a lista, mande desenhar esses sprites em locais específicos, cum um comando for (e um pouco de matemática):
Código:
for(i=0;i<número_de_itens;i+=1)
 draw_sprite(ar_sprites[i], 0, x_lista+(i mod itens_por_linha)*largura_do_sprite, y_lista+(i div itens_por_linha)*altura_do_sprite)
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Mensagem por Convidad Seg 11 Abr 2011, 12:32

não entendi direito,poderia explicar?
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Mensagem por saim Seg 11 Abr 2011, 13:38

Primeiro, armazene todos os sprites numa array. Isso é fácil (se você não entende de arrays, tem um tutorial na minha assinatura).
Depois, determine alguma condição pra mostrar essa lista. Pode ser qualqer coisa, inclusive mostrar o tempo todo. Uma vez determinada qual é essa condição, coloque um "if" no draw event.
Depois desse "if", coloque o código que te passei, substituindo as variáveis pelos valores adequados. Por exemplo, "número_de_itens" deve ser substituído pelo número de itens a serem desenhados na tabelinha, "largura_do_sprite" é a largura do sprite-padrão, etc.
Você pode não ter entendido o div e o mod. Só que agora, eu tenho que correr. Se realmente não entendeu alguma função, explique em que ponto está a dúvida e, quando eu voltar, eu explico.
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Mensagem por Convidad Seg 11 Abr 2011, 13:48

não entendi ainda :S
Quer que eu mande a engine por mp?
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Mensagem por saim Seg 11 Abr 2011, 15:56

Não... Em casa, onde eu tenho o programa e posso abrir a engine, meu tempo no computador é muito restrito, dificilmente eu poderei olhar seu arquivo. Mas me diz em que parte está a dúvida que eu explico com mais detalhes. Só existem 3 partes:
- armazenar as sprites numa array (create event): só é realmente necessário pra agilizar (muito) a digitação do draw event.
- determinar alguma condição pra exibir a lista: a menos que você queira exibir essa lista o tempo todo, você precisa de uma condição. "quando o mouse estiver sobre o objeto tal", "depois de apertar a tecla 'M'". Você define. Uma vez definido, posso te ajudar a codificar a condição, mas até lá, o provável é que eu atrapalhe mais que ajude.
- desenhar os sprites na ordem e local determinados: bem mais simples do que parece, depois que os sprites já estiverem armazenados na array. Com um único "for" é possível armazenar as posições a ser desenhado cada sprite, mas você pode fazer isso manualmente. No exemplo, ao invés de armazenar as posições a ser desenhado cada sprite, eu já calculei elas direto no draw event, o que é levemente mais lento pra processar mas muito mais rápido pra programar. As posições também podem ser armazenadas em outra array, no create event, se você preferir.

Edit: claro, estou partindo do pre-suposto que você quer exibir uma lista com sprites. Se for uma lista de texto, o código muda completamente.


Última edição por saim em Seg 11 Abr 2011, 15:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad Seg 11 Abr 2011, 15:58

eu não entendi nenhum dos 3 itens :S (isso que da ser nb) Ou tem um jeito mais facil usando as teclas do pc msm?
vou ter que sair depois a gente se fala flws
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Mensagem por saim Seg 11 Abr 2011, 16:05

Olha lá, dei um edit em meu último post. Pode ser que eu esteja respondendo uma pergunta diferente da que você está fazendo. Descreva melhor o que você chama de "lista".
Essa de "clicar no quadro" ou "apertar uma tecla" é o que eu chamo de condição pra mostrar a lista... Pra resolver isso, basta checar se o mouse está sobre o quadro ao ser clicado. Se sim, muda uma variável qualquer pra "verdadeiro" e só desenha a lista quando essa variável for verdadeira.
Código:
if instance_position(mouse_x, mouse_y, all)==obj_quadro && mouse_check_button_pressed(mb_left){
 mostra_lista=true
 }
Depois, claro, dá um jeito (que depende do que você quer) pra mudar a variável pra falso e esconder a lista. Aí, no draw_event, só mostra a lista se a variável ("mostra_lista", no exemplo) for true.
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Mensagem por Convidad Seg 11 Abr 2011, 17:07

Bom achei um geito mais "easy" vou faser um menu do lado da tela do jogo com a img de todos os itens,dai a pessoa clica no que ela escolher(que obvio) e clica em tal quadrado fazendo o iten aparecer la,para isso vou precisar de ajuda
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Mensagem por PedroX Seg 11 Abr 2011, 17:34

Topico trancado.
Mande uma mp para algum moderador se deseja que o topico seja reaberto.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
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