Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Exibir lista
2 participantes
Página 1 de 1
Exibir lista
Bom queria faser um jogo de a pessoa construir sua propria cidade,mas como vai aver muitos itens,queria que quando clicasse no quadro(32x32) ele exibisse uma lista com todos os itens, e a pessoa clicar em tal item criar no local que ele clicou
Alguem pode me ajudar?
Alguem pode me ajudar?
Última edição por vdm842 em Seg 11 Abr 2011, 17:34, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Exibir lista
Pra cada item, um sprite de tamanho padronizado, certo?
Primeiro, no create event do objeto que for abrir a lista, armazene TODOS os sprites numa array. Tipo:
Primeiro, no create event do objeto que for abrir a lista, armazene TODOS os sprites numa array. Tipo:
- Código:
ar_sprites[0]=spr_primeiro_item;
ar_sprites[1]=spr_segundo_item;
//continue
- Código:
for(i=0;i<número_de_itens;i+=1)
draw_sprite(ar_sprites[i], 0, x_lista+(i mod itens_por_linha)*largura_do_sprite, y_lista+(i div itens_por_linha)*altura_do_sprite)
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Primeiro, armazene todos os sprites numa array. Isso é fácil (se você não entende de arrays, tem um tutorial na minha assinatura).
Depois, determine alguma condição pra mostrar essa lista. Pode ser qualqer coisa, inclusive mostrar o tempo todo. Uma vez determinada qual é essa condição, coloque um "if" no draw event.
Depois desse "if", coloque o código que te passei, substituindo as variáveis pelos valores adequados. Por exemplo, "número_de_itens" deve ser substituído pelo número de itens a serem desenhados na tabelinha, "largura_do_sprite" é a largura do sprite-padrão, etc.
Você pode não ter entendido o div e o mod. Só que agora, eu tenho que correr. Se realmente não entendeu alguma função, explique em que ponto está a dúvida e, quando eu voltar, eu explico.
Depois, determine alguma condição pra mostrar essa lista. Pode ser qualqer coisa, inclusive mostrar o tempo todo. Uma vez determinada qual é essa condição, coloque um "if" no draw event.
Depois desse "if", coloque o código que te passei, substituindo as variáveis pelos valores adequados. Por exemplo, "número_de_itens" deve ser substituído pelo número de itens a serem desenhados na tabelinha, "largura_do_sprite" é a largura do sprite-padrão, etc.
Você pode não ter entendido o div e o mod. Só que agora, eu tenho que correr. Se realmente não entendeu alguma função, explique em que ponto está a dúvida e, quando eu voltar, eu explico.
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Não... Em casa, onde eu tenho o programa e posso abrir a engine, meu tempo no computador é muito restrito, dificilmente eu poderei olhar seu arquivo. Mas me diz em que parte está a dúvida que eu explico com mais detalhes. Só existem 3 partes:
- armazenar as sprites numa array (create event): só é realmente necessário pra agilizar (muito) a digitação do draw event.
- determinar alguma condição pra exibir a lista: a menos que você queira exibir essa lista o tempo todo, você precisa de uma condição. "quando o mouse estiver sobre o objeto tal", "depois de apertar a tecla 'M'". Você define. Uma vez definido, posso te ajudar a codificar a condição, mas até lá, o provável é que eu atrapalhe mais que ajude.
- desenhar os sprites na ordem e local determinados: bem mais simples do que parece, depois que os sprites já estiverem armazenados na array. Com um único "for" é possível armazenar as posições a ser desenhado cada sprite, mas você pode fazer isso manualmente. No exemplo, ao invés de armazenar as posições a ser desenhado cada sprite, eu já calculei elas direto no draw event, o que é levemente mais lento pra processar mas muito mais rápido pra programar. As posições também podem ser armazenadas em outra array, no create event, se você preferir.
Edit: claro, estou partindo do pre-suposto que você quer exibir uma lista com sprites. Se for uma lista de texto, o código muda completamente.
- armazenar as sprites numa array (create event): só é realmente necessário pra agilizar (muito) a digitação do draw event.
- determinar alguma condição pra exibir a lista: a menos que você queira exibir essa lista o tempo todo, você precisa de uma condição. "quando o mouse estiver sobre o objeto tal", "depois de apertar a tecla 'M'". Você define. Uma vez definido, posso te ajudar a codificar a condição, mas até lá, o provável é que eu atrapalhe mais que ajude.
- desenhar os sprites na ordem e local determinados: bem mais simples do que parece, depois que os sprites já estiverem armazenados na array. Com um único "for" é possível armazenar as posições a ser desenhado cada sprite, mas você pode fazer isso manualmente. No exemplo, ao invés de armazenar as posições a ser desenhado cada sprite, eu já calculei elas direto no draw event, o que é levemente mais lento pra processar mas muito mais rápido pra programar. As posições também podem ser armazenadas em outra array, no create event, se você preferir.
Edit: claro, estou partindo do pre-suposto que você quer exibir uma lista com sprites. Se for uma lista de texto, o código muda completamente.
Última edição por saim em Seg 11 Abr 2011, 15:58, editado 1 vez(es)
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
eu não entendi nenhum dos 3 itens :S (isso que da ser nb) Ou tem um jeito mais facil usando as teclas do pc msm?
vou ter que sair depois a gente se fala flws
vou ter que sair depois a gente se fala flws
Convidad- Convidado
Olha lá, dei um edit em meu último post. Pode ser que eu esteja respondendo uma pergunta diferente da que você está fazendo. Descreva melhor o que você chama de "lista".
Essa de "clicar no quadro" ou "apertar uma tecla" é o que eu chamo de condição pra mostrar a lista... Pra resolver isso, basta checar se o mouse está sobre o quadro ao ser clicado. Se sim, muda uma variável qualquer pra "verdadeiro" e só desenha a lista quando essa variável for verdadeira.
Essa de "clicar no quadro" ou "apertar uma tecla" é o que eu chamo de condição pra mostrar a lista... Pra resolver isso, basta checar se o mouse está sobre o quadro ao ser clicado. Se sim, muda uma variável qualquer pra "verdadeiro" e só desenha a lista quando essa variável for verdadeira.
- Código:
if instance_position(mouse_x, mouse_y, all)==obj_quadro && mouse_check_button_pressed(mb_left){
mostra_lista=true
}
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Bom achei um geito mais "easy" vou faser um menu do lado da tela do jogo com a img de todos os itens,dai a pessoa clica no que ela escolher(que obvio) e clica em tal quadrado fazendo o iten aparecer la,para isso vou precisar de ajuda
Convidad- Convidado
Topico trancado.
Mande uma mp para algum moderador se deseja que o topico seja reaberto.
Mande uma mp para algum moderador se deseja que o topico seja reaberto.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês: