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[DUVIDA burra] :D
3 participantes
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[DUVIDA burra] :D
o que é char no game maker?
que tem varios código sobre isso, tipo, chr(10), mais o que é e como funciona o char?
que tem varios código sobre isso, tipo, chr(10), mais o que é e como funciona o char?
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Re: [DUVIDA burra] :D
e um tipo de sprite veja varios topicos que mostram: https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=char
Re: [DUVIDA burra] :D
Você já viu a função ord(str)? Esta função retorna o caractere desejado em valor ASCII.
A função chr(val) faz exatamente o contrario. Ela retorna em string o valor ASCII.
Espero ter ajudado!
A função chr(val) faz exatamente o contrario. Ela retorna em string o valor ASCII.
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Re: [DUVIDA burra] :D
pode explicar melhor ou dar exemplos?
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Re: [DUVIDA burra] :D
Cada caractere tem um valor ASCII, que vão de 0 a 127 (em decimal)ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.Wikipedia
Existem os caracteres Imprimíveis e os Não Imprimiveis:
Os não imprimíveis são os que não possui um simbolo.
Os caracteres ASCII não imprimiveis vão do 0 ao 31 e também incluem o 127. Exemplos:
Shift, Tab, Back-space, Escape e Delete.
Os imprimíveis são os que possuem um símbolo que permite ser lido. Vão do 32 ao 126.
Para saber mais, leia este artigo do wikipédia que fala sobre ASCII
ASCII no Game Maker
Vamos supor que você fosse usar a tecla S para fazer algo, você usaria o código:
- Código:
if keyboard_check(ord("S"))
- Código:
if keyboard_check(83)
Agora um exemplo com chr(val):
Se você quiser imprimir a palavra Amarelo você simplismente colocaria:
- Código:
draw_text(x,y,"Amarelo")
- Código:
draw_text(x,y,chr(65)+chr(109)+chr(97)+chr(114)+chr(101)+chr(108)+chr(111))
Nota: A e a tem códigos ASCII diferentes, cuidado para não se confundir
Exemplo
Crie um novo objeto, e no evento Draw coloque:
- Código:
if keyboard_check(32)
draw_text(20,20,chr(67)+chr(97)+chr(114)+chr(111)+chr(116)+chr(77)+chr(97)+chr(107)+chr(101)+chr(114))
Qualquer dúvida é só perguntar
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