GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Tutorial] I.A - 1ª parte

Ir para baixo

Você acha que devo continuar com os tutoriais?

[Tutorial] I.A - 1ª parte Vote_lcap100%[Tutorial] I.A - 1ª parte Vote_rcap 100% 
[ 10 ]
[Tutorial] I.A - 1ª parte Vote_lcap0%[Tutorial] I.A - 1ª parte Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 10
 
 

[Tutorial] I.A - 1ª parte Empty [Tutorial] I.A - 1ª parte

Mensagem por Tedi Ripper Sáb 02 Abr 2011, 16:07

[Tutorial] I.A - 1ª parte Coolte14

Introdução
Oi galera, estou aqui para encinar (de verdade) o que é uma Inteligencia Artificial, como usa-la, e como fazer uma.
Estas aulas vão ser feitas por mim, mas não há nada programado, eu vou colocando aqui o que eu achar que for importante, aceita esse desafio?

Informações
Algumas informações:
Plataforma: estou usando GM 8 Lite, então obviamente pode-se usar nas 2 verções.
Dificuldade: depende da sua vontade, se você quer alguma coisa pronta, sugiro que feche esta janela!

|| || || || || || || || || || || || || || || || || || || || || || || || || || ||

[Tutorial] I.A - 1ª parte O_que_10

Basicamente I.A é a Inteligencia Artificial (em ingles A.I (Artificial Inteligence)), ela serve para o PC, o computador, os robos e etc. Nos jogos você ve a I.A nos inimigos, CPU e tudo mais, mas será que é tão dificil assim fazer uma? Não, como 1º exemplo de I.A, vou encinar a fazer uma em D&D tão facil que chega até dar vergonha de dizer que I.A é dificil.

[Tutorial] I.A - 1ª parte Projet10

Para muitos isso é um bicho de 14 cabeças (7 é muito pouco), mas para vc saber, se você ja criou um jogo de plataforma, seguindo o exemplo da yoyo games, vc deve ter visto aquele objeto que se usa para quando o obj_inimigo colidir, ele muda de direção. o objeto inimigo basicamente tem uma inteligencia artificial, ele possui a inteligencia de que quando ele colidir com aquele objeto, ele volte, ele não sabe onde o objeto esta, mas sabe que quando ele colidir ele voltara, isso é uma I.A muito simples, agora no inicio desse tutorial, vamos criar coisas simples, como isso, mas n desanime, no fim vc estara criando objetos que pensam por si só!
Para projetar uma I.A, devemos saber o que queremos, não podemos criar algo simplesmente por criar, toda I.A tem um objetivo. Vamos usar de exemplo a tiasinha do correio no The sims, ela passa em determinado horario do dia, isso é programado, mas, se vc n recolheu seu jornal no outro dia, ela com sua I.A, acha um jeito de deixar a carta em outro lugar, que não há outro objeto (geralmente do lado da carta velha, mas se tiver objetos por perto, ela acha outro lugar). A pessoa que cria a I.A deve pensar bastante, pq o que mais buga, em todos os jogos, é a I.A, mas não se apavore, se você não consegue fazer I.As, peça ajuda, muitas veses as pessoas simplesmente não tem uma vocação para criar I.As, quem tem essa vocação, tem que ter muita criaividade (como eu ;) ).

[Tutorial] I.A - 1ª parte Criand10

Vamos criar um mini game, algo parecido com pacman, para vcs saberem este tutorial é do meu 1º jogo completo, então é muito simples, mas é só pra dar uma base, OK?
Abra o Game Maker.
DICA
Se você é iniciante, pode não saber, mas o certo é sempre começar um jogo por sprites, não adianta começar por outras coisas, o mais apropriado é começas pelas imagens.
Vamos usar 3 sprites, Você pode escolher elas mas eu vou pedir algumas coisas:
NomeTamanhoFormato
sp_player- de 32x32bola
sp_inimigotamanho do playerbola
sp_wall32x32quadrado
Observações
O player e o inimigo devem ser menores do que 32x32 se não eles não passarão pelo meio das paredes, uma dica é fazer 16x16
No sprite sp_inimigo, remova a opção: Precise Collision Checking
OBS:
agora crie um objeto para cada sprite, nos nomes, só troquem de "sp_" para "ob_".
siga as informações abaixo:
NomeInformaçãoEventos
ob_wallvisible:true / solid:trueNenhum
ob_playervisible:true / solid:false
Código:
Step:
if keyboard_check(vk_up) then y-=4
if keyboard_check(vk_down) then y+=4
if keyboard_check(vk_left) then x-=4
if keyboard_check(vk_right) then x+=4

Colision ob_wall:
speed=0

colision ob_inimigo:
room_restart()
ob_inimigovisible: true / solid: falseCreate & colision ob_wall: (event) Move Fixed: directions: cima/baixo/esquerda/direita. Speed:2
Observações
Crie um mapa com um formato de labirinto, evite deixar espaços vasios, tipo 2x2, coloque o ob_player e o ob_inimigo bem separados

Siga a observação acima, e teste o jogo, depois leia o resto.

Vc percebeu que o ob_inimigo, ao colidir com a parede, ele escolhe aleatoriamente uma direção para ir, isto nada mais é do que a I.A dele, vc n escolhe para onde ele vai, vc n sabe para onde ele vai ir, isso é que é uma I.A, algo não programado, que simplesmente acontece.

[Tutorial] I.A - 1ª parte Tarefa10
Como chegamos ao final desta primeira parte do tutorial, então vou dar uma tarefinha de casa. É só pra vc treinar, não é pra me passar ela.
Ai está: Com o joguinho que vc fez hoje, crie algo melhor, com outros inimigos, mais rapidos, mais fases. E se ficar um bom jogo, vai saber se vc não aproveita e posta ai no forum Razz


Ésta é só a primeira parte do tutorial, vou postar outra daqui a pouco, ou daqui a um tempo, veremos, até a proxima.
Tedi Ripper
Tedi Ripper

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios : [Tutorial] I.A - 1ª parte Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] I.A - 1ª parte Empty Re: [Tutorial] I.A - 1ª parte

Mensagem por Convidad Sáb 02 Abr 2011, 16:25

tem um probleminha no step do player
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] I.A - 1ª parte Empty Re: [Tutorial] I.A - 1ª parte

Mensagem por Tedi Ripper Sáb 02 Abr 2011, 16:35

não to vendo problema nenhum, ve certinho se vc n copiou errado.
Tedi Ripper
Tedi Ripper

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios : [Tutorial] I.A - 1ª parte Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] I.A - 1ª parte Empty Re: [Tutorial] I.A - 1ª parte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos