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Criando um RPG (Parte 1)
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando um RPG (Parte 1)
Nome: RPG - Parte 1
Descrição: Introdução
Nivel de dificuldade: Teoria
Requerimentos: Game Maker 8 Pro, ou outra versão do programa compatível com projetos da versão em questão - Isto nos tutoriais que terão programação.
O que é um RPG? Para aqueles que não sabem RPG é um estilo único de jogo. Seu foco principal é na história, que em seus grandes representantes vem cativando milhares de jogadores pelo decorrer das décadas. Tem-se de exemplos a grande série Final Fantasy (o maior de todos), Chrono Trigger (pena nunca ter havido uma real continuação deste jogo), Phantasy Star etc. Mais atual temos Oblivion, Dragon Age entre outros. Em minha opinião, é incontestável a superioridade do estilo RPG sobre todos os outros estilos de jogos eletrônicos existentes, mas bem, isso não nos convém neste momento.
Por que um RPG em GML? Tenho pouca experiência no Game Maker, mas tenho um bom conhecimento em RPG Maker. Em questão de programação são idênticos (idêntico é diferente de igual), e algo que pude notar é que a produção de um RPG no Game Maker é algo realmente simples, o que complica mais são as partes básicas que dentro do RPG Maker já estão prontas (e que para serem personalizadas dão um imenso trabalho) e em GML necessitam de um bom raciocínio para serem feitas. Mas o que me atraiu a construir este tutorial é a versatilidade que se terá em um RPG criado em GML. Um ponto importante é que estes tutoriais usarão GML (Game Maker Lenguage), os Scripts. Se você usa Game Maker por Drag and Drop, esse tutorial e seus seqüentes não são para você. Veja como impossível o desenvolvimento de um RPG por Drag and Drop, esperam que entendam.
Como começar? Primeiramente seria a historia, mas aqui mostrarei a parte de programação. Mas quando for fazer um RPG, além de um belo sistema programado necessitara de uma bela história e um roteiro de igual qualidade. O RPG se baseia na interpretação da(s) personagem(s), assim sendo, todas as características da(s) mesma(s) devem ser consideradas. Alguns RPG com sistemas mais complexos apresentam até mesmo personalidades a suas personagens e às vezes até mesmo aos NPC (o revolucionário e inesquecível Fable). Mas em geral algo básico é um sistema evolutivo, onde dependendo do RPG vem em força, destreza, velocidade, precisão, força vital etc. Mas que para um sistema evolutivo entre em operação necessita-se de um banco de dados, e de uma forma de evoluir no nivelamento (normalmente vem em forma de combate com certos tipos de criaturas). Sim, um RPG é complexo, mas que jogo não é?
Mas será que vale a pena? Você pode se perguntar que os jogos que você quer fazer dão certo no estilo rpgista. Todos os tipos de jogos são compatíveis, sim, todos. Hoje os RPG de ação são muito bem vistos, deixando de lado os combates mais lentos da década de 90. O nível dos sistemas de um RPG que os deixam tão versátil, assim sendo, é capaz de unir suas características a outros diversos estilos. Dessa forma se tornam raro os verdadeiros RPG regidos a uma estratégica sequência de turnos.
Então vamos começar? Se você deseja explorar RPG pelo gosto pelo estilo ou por curiosidade não deixe de ler minha próxima aula, aonde se dará o início da construção de uma personagem, suas características e o banco de dados. Essa parte acaba aqui, afinal já está enorme.
Considerações: Minha primeira contribuição para com o fórum (já estava na hora, somente abusando dos tutoriais daqui). Faz muito tempo que não faço um tutorial, então me perdoem por erros bobos que posso ter cometido. Em todo caso basta me informarem que eu edito. Também avaliem e critiquem, seria uma boa forma de ver como teria de abordar o tema nos próximos tutoriais. E se por acaso o tema RPG ser totalmente inútil para a galera do fórum, por favor me avisem, não quero somente postar material inútil. É isso, obrigado pela leitura.
Descrição: Introdução
Nivel de dificuldade: Teoria
Requerimentos: Game Maker 8 Pro, ou outra versão do programa compatível com projetos da versão em questão - Isto nos tutoriais que terão programação.
Tutorial Math Maker
Construindo um RPG no Game Maker
Parte I - Introdução
Construindo um RPG no Game Maker
Parte I - Introdução
Sequência de aulas no seguimento RPG
- Spoiler:
- Parte 2 - Construindo um Personagem
https://gmbr.forumeiros.com/t14703-criando-um-rpg-parte-2-aviso#113349
O que é um RPG? Para aqueles que não sabem RPG é um estilo único de jogo. Seu foco principal é na história, que em seus grandes representantes vem cativando milhares de jogadores pelo decorrer das décadas. Tem-se de exemplos a grande série Final Fantasy (o maior de todos), Chrono Trigger (pena nunca ter havido uma real continuação deste jogo), Phantasy Star etc. Mais atual temos Oblivion, Dragon Age entre outros. Em minha opinião, é incontestável a superioridade do estilo RPG sobre todos os outros estilos de jogos eletrônicos existentes, mas bem, isso não nos convém neste momento.
Por que um RPG em GML? Tenho pouca experiência no Game Maker, mas tenho um bom conhecimento em RPG Maker. Em questão de programação são idênticos (idêntico é diferente de igual), e algo que pude notar é que a produção de um RPG no Game Maker é algo realmente simples, o que complica mais são as partes básicas que dentro do RPG Maker já estão prontas (e que para serem personalizadas dão um imenso trabalho) e em GML necessitam de um bom raciocínio para serem feitas. Mas o que me atraiu a construir este tutorial é a versatilidade que se terá em um RPG criado em GML. Um ponto importante é que estes tutoriais usarão GML (Game Maker Lenguage), os Scripts. Se você usa Game Maker por Drag and Drop, esse tutorial e seus seqüentes não são para você. Veja como impossível o desenvolvimento de um RPG por Drag and Drop, esperam que entendam.
Como começar? Primeiramente seria a historia, mas aqui mostrarei a parte de programação. Mas quando for fazer um RPG, além de um belo sistema programado necessitara de uma bela história e um roteiro de igual qualidade. O RPG se baseia na interpretação da(s) personagem(s), assim sendo, todas as características da(s) mesma(s) devem ser consideradas. Alguns RPG com sistemas mais complexos apresentam até mesmo personalidades a suas personagens e às vezes até mesmo aos NPC (o revolucionário e inesquecível Fable). Mas em geral algo básico é um sistema evolutivo, onde dependendo do RPG vem em força, destreza, velocidade, precisão, força vital etc. Mas que para um sistema evolutivo entre em operação necessita-se de um banco de dados, e de uma forma de evoluir no nivelamento (normalmente vem em forma de combate com certos tipos de criaturas). Sim, um RPG é complexo, mas que jogo não é?
Mas será que vale a pena? Você pode se perguntar que os jogos que você quer fazer dão certo no estilo rpgista. Todos os tipos de jogos são compatíveis, sim, todos. Hoje os RPG de ação são muito bem vistos, deixando de lado os combates mais lentos da década de 90. O nível dos sistemas de um RPG que os deixam tão versátil, assim sendo, é capaz de unir suas características a outros diversos estilos. Dessa forma se tornam raro os verdadeiros RPG regidos a uma estratégica sequência de turnos.
Então vamos começar? Se você deseja explorar RPG pelo gosto pelo estilo ou por curiosidade não deixe de ler minha próxima aula, aonde se dará o início da construção de uma personagem, suas características e o banco de dados. Essa parte acaba aqui, afinal já está enorme.
Considerações: Minha primeira contribuição para com o fórum (já estava na hora, somente abusando dos tutoriais daqui). Faz muito tempo que não faço um tutorial, então me perdoem por erros bobos que posso ter cometido. Em todo caso basta me informarem que eu edito. Também avaliem e critiquem, seria uma boa forma de ver como teria de abordar o tema nos próximos tutoriais. E se por acaso o tema RPG ser totalmente inútil para a galera do fórum, por favor me avisem, não quero somente postar material inútil. É isso, obrigado pela leitura.
Última edição por Math Maker em Qui 31 Mar 2011, 15:08, editado 4 vez(es)
Math Maker- Data de inscrição : 26/02/2011
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Re: Criando um RPG (Parte 1)
Legal, sua introdução ficou bem criativa e explicativa no seu ponto de vista do rpg, foi bom você lembrar do Final Fantasy (é um jogo e tanto) por que nele você demora horas, dias, semanas ou melhor meses, a história dele é incrível.
Continue postando seus tutoriais eu irei avalia-los e ajuda-los se possível
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Re: Criando um RPG (Parte 1)
Muito obrigado pelo apoio, tentarei postar o tutorial número dois ainda hoje, mas estou lotado de trabalhos escolares.
Final Fantasy é eterno, Hironobu Sakaguchi além de criar a maior obra de arte do mundo dos jogos eletrônicos, salvou a Square Enix. Quanto tenho um tempo adoro re-jogar um dos jogos da série, seja o um, quatro, sete etc. Para quem nunca jogou fica a dica.
Final Fantasy é eterno, Hironobu Sakaguchi além de criar a maior obra de arte do mundo dos jogos eletrônicos, salvou a Square Enix. Quanto tenho um tempo adoro re-jogar um dos jogos da série, seja o um, quatro, sete etc. Para quem nunca jogou fica a dica.
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Re: Criando um RPG (Parte 1)
O final Fantasy que mais me comoveu foi o ff7, cara eu só jogava jogo de violencia, quando joguei e entendi a história de Cloud e como ele se envolve nesse drama com sua equipe (por que esse final fantasy é um drama incomparável...) gostei muito desse, ja joguei o ff8 e o ffx e ffx-2 mas não se compara pois o melhor final fantasy tem que ser o 7.
Re: Criando um RPG (Parte 1)
Otima introdução, já da pra perceber que você tem uma boa explicação só por ler esse post =)
Vou estar seguindo seus tutoriais sobre o RPG no GM concerteza, até por que eu mecho com RPG Maker, e isso concerteza ajuda muito, como você mesmo disse, é presiso saber um pouco da lógica para a criação de vários sistemas que no RM já veem prontos...
Vou estar seguindo seus tutoriais sobre o RPG no GM concerteza, até por que eu mecho com RPG Maker, e isso concerteza ajuda muito, como você mesmo disse, é presiso saber um pouco da lógica para a criação de vários sistemas que no RM já veem prontos...
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