Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1
Olá, pessoal. Muitos estão me ajudando muito aqui no fórum, então está mais do que na hora de eu começar a ajudar também. Como sou péssimo programador, decidi começar um projeto de tradução dos tutoriais presentes na página oficial do Game Maker (pelo menos nisso eu sou bom ) Não sei se já existem traduções, mas pretendo ir devagar e conforme for traduzindo, ir postando.
Neste tópico:
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
- O que é um Jogo?
* Um filme não é um jogo
* Um brinquedo não é um jogo
* Um programa de desenho não é um jogo
* Um quebra-cabeça não é um jogo
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
Escrito por Mark Overmars
Traduzido por Alex Marcelo
Copyright 2007-2009 YoYo Games Ltd
Última atualização: 23 de dezembro de 2009
Usos: versão não-especificada (qualquer versão do Game Maker)
Nível: Iniciante
Quando o Atari produziu seu primeiro jogo do console na década de setenta, não era muito popular. Isso mudou drasticamente quando o jogo "Space Invader" foi criado e adicionado ao console. O mesmo ocorreu quando "Pacman" foi produzido. E para o Nintendo Game Boy, "Tetris" foi o vencedor absoluto. Por que estes jogos são tão especiais a ponto de serem a diferença entre o sucesso e o fracasso dos dispositivos em que foram criados?
Figura 1. PacMan e todos os seus clones ainda são jogos muito populares.
O mesmo se aplica em jogos de PC. Alguns jogos tornam-se extremamente populares fazendo seus criadores ficarem milionários, enquanto outros jogos, que parecem ser iguais, fracassam miseravelmente. E também vemos grandes coleções de jogos que você nunca viu porque eles foram cancelados na metade da produção, e seus criadores faliram. O que faz o sucesso de um jogo e o que o leva ao fracasso? Esta é um pergunta muito difícil de responder. Ela envolve diferentes aspectos. Neste tutorial vamos mergulhar em alguns destes aspectos, na esperança de ajudar-lhe a criar jogos melhores. Muitos elementos deste tutorial baseiam-se num trabalho de Creg Costikyan.
O que é um Jogo?
Antes de falarmos sobre bons jogos, devemos definir o que é um bom jogo. Há muitas discussões sobre esta questão, e muitas definições. É fácil dizer o que não é um jogo.
Um filme não é um jogo
Isso é óbvio, mas por quê? Que elementos de um jogo faltam em um filme? A principal diferença é que não há participação ativa do espectador num filme. Ele não controla o filme e não pode tomar decisões que influenciam no seu final. O mesmo é válido para histórias e peças teatrais. O resultado final de um filme também é fixo (embora o espectador não deva sabê-lo). Este é um aspecto crucial sobre filmes e peças. Geralmente as pessoas não gostam de peças em que o final não é predeterminado. Em jogos ocorre ao contrário. As pessoas não gostam de jogos com finais fixos. Elas querem influenciar esse final. Elas querem estar no controle.
Um brinquedo não é um jogo
Você brinca com um brinquedo, mas não brinca com o jogo. Você joga o jogo. Com um brinquedo, não há objetivos predefinidos, embora você defina seus próprios objetivos. Há uma série de jogos de computador que, na verdade, restringem-se a serem brinquedos. Por exemplo, em "SimCity" ou "The Sims" não há objetivos definidos. Você pode construir sua própria cidade ou família e definir suas próprias metas (como criar a maior cidade), mas não há a ideia de ganhar o jogo. Você pode definir essa vitória (por exemplo: você poderia definir que o jogo é ganho quando sua cidade chegou a uma determinada população), mas isso pode ser frustrante, pois não é um final natural. Apesar disso, não há nada de errado em criar um belo brinquedo interativo no computador.
"SimCity" é um jogo?
Um programa de desenho não é um jogo
Um programa de desenho é divertido pois aguça a criatividade, mas também não tem objetivos claramente definidos. O usuário define os objetivos e é ele que decide se eles foram alcançados.
Um quebra-cabeça não é um jogo
Isto é mais complicado. Obviamente muitos jogos contêm quebra-cabeças. Mas um quebra-cabeça é estático, enquanto um jogo é dinâmico e muda enquanto é jogado. Um bom jogo pode ser jogado muitas e muitas vezes, e sempre haverá diferentes estratégias que levam ao sucesso.
Mas então o que é um jogo (de computador)? Aqui vai uma possível definição:
Neste tópico:
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
- O que é um Jogo?
* Um filme não é um jogo
* Um brinquedo não é um jogo
* Um programa de desenho não é um jogo
* Um quebra-cabeça não é um jogo
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
Escrito por Mark Overmars
Traduzido por Alex Marcelo
Copyright 2007-2009 YoYo Games Ltd
Última atualização: 23 de dezembro de 2009
Usos: versão não-especificada (qualquer versão do Game Maker)
Nível: Iniciante
Quando o Atari produziu seu primeiro jogo do console na década de setenta, não era muito popular. Isso mudou drasticamente quando o jogo "Space Invader" foi criado e adicionado ao console. O mesmo ocorreu quando "Pacman" foi produzido. E para o Nintendo Game Boy, "Tetris" foi o vencedor absoluto. Por que estes jogos são tão especiais a ponto de serem a diferença entre o sucesso e o fracasso dos dispositivos em que foram criados?
Figura 1. PacMan e todos os seus clones ainda são jogos muito populares.
O mesmo se aplica em jogos de PC. Alguns jogos tornam-se extremamente populares fazendo seus criadores ficarem milionários, enquanto outros jogos, que parecem ser iguais, fracassam miseravelmente. E também vemos grandes coleções de jogos que você nunca viu porque eles foram cancelados na metade da produção, e seus criadores faliram. O que faz o sucesso de um jogo e o que o leva ao fracasso? Esta é um pergunta muito difícil de responder. Ela envolve diferentes aspectos. Neste tutorial vamos mergulhar em alguns destes aspectos, na esperança de ajudar-lhe a criar jogos melhores. Muitos elementos deste tutorial baseiam-se num trabalho de Creg Costikyan.
O que é um Jogo?
Antes de falarmos sobre bons jogos, devemos definir o que é um bom jogo. Há muitas discussões sobre esta questão, e muitas definições. É fácil dizer o que não é um jogo.
Um filme não é um jogo
Isso é óbvio, mas por quê? Que elementos de um jogo faltam em um filme? A principal diferença é que não há participação ativa do espectador num filme. Ele não controla o filme e não pode tomar decisões que influenciam no seu final. O mesmo é válido para histórias e peças teatrais. O resultado final de um filme também é fixo (embora o espectador não deva sabê-lo). Este é um aspecto crucial sobre filmes e peças. Geralmente as pessoas não gostam de peças em que o final não é predeterminado. Em jogos ocorre ao contrário. As pessoas não gostam de jogos com finais fixos. Elas querem influenciar esse final. Elas querem estar no controle.
Um brinquedo não é um jogo
Você brinca com um brinquedo, mas não brinca com o jogo. Você joga o jogo. Com um brinquedo, não há objetivos predefinidos, embora você defina seus próprios objetivos. Há uma série de jogos de computador que, na verdade, restringem-se a serem brinquedos. Por exemplo, em "SimCity" ou "The Sims" não há objetivos definidos. Você pode construir sua própria cidade ou família e definir suas próprias metas (como criar a maior cidade), mas não há a ideia de ganhar o jogo. Você pode definir essa vitória (por exemplo: você poderia definir que o jogo é ganho quando sua cidade chegou a uma determinada população), mas isso pode ser frustrante, pois não é um final natural. Apesar disso, não há nada de errado em criar um belo brinquedo interativo no computador.
"SimCity" é um jogo?
Um programa de desenho não é um jogo
Um programa de desenho é divertido pois aguça a criatividade, mas também não tem objetivos claramente definidos. O usuário define os objetivos e é ele que decide se eles foram alcançados.
Um quebra-cabeça não é um jogo
Isto é mais complicado. Obviamente muitos jogos contêm quebra-cabeças. Mas um quebra-cabeça é estático, enquanto um jogo é dinâmico e muda enquanto é jogado. Um bom jogo pode ser jogado muitas e muitas vezes, e sempre haverá diferentes estratégias que levam ao sucesso.
Mas então o que é um jogo (de computador)? Aqui vai uma possível definição:
Observe que a definição não fala sobre gráficos, nem efeitos sonoros e nem animações. Estes aspectos, com certeza, originam um jogo bonito, atrativo, mas não são os aspectos essenciais de um jogo. Veremos os diferentes ingredientes e suas definições mais detalhadas.Um jogo de computador é um software na qual um ou mais jogadores tomam decisões através dos objetos e outros recursos contidos no jogo, em busca de um objetivo.
Parte 2
Última edição por Alex Marcelo em Seg 20 Dez 2010, 00:35, editado 7 vez(es)
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1
Muito interessante, principalmente o final onde se dá a definição do que é um jogo, e não consta os gráficos, coisa que para muitos jogadores só o que importa é a parte gráfica !
Mas claro que quanto melhor poder ser os gráficos e trilhas sonoras, mais atenção será dada ao jogo, mas isso não valerá de nada se o jogo não ter uma base sólida !
Gostaria de ver a continuação !!! Acho que vai valer a pena, para abrir a mente do povão !!!
Mas claro que quanto melhor poder ser os gráficos e trilhas sonoras, mais atenção será dada ao jogo, mas isso não valerá de nada se o jogo não ter uma base sólida !
Gostaria de ver a continuação !!! Acho que vai valer a pena, para abrir a mente do povão !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1
Ótimo ponto de vista.muito interessante.
Para mim um jogo perfeito é como o MGS3. Muitas possibilidades,cada vez q você joga sempre acontecem coisas novas,muitos segredos e bonus para serem descobertos,graficos atraentes,ótima jogabilidade e efeitos sonoros.Minijogos escondidos,muitas coisas divertidas e engraçadas para quebrar o gelo em algumas partes e enredo digno de hollywood.
Mas essa é só minha opinião. Kojima is god .
Para mim um jogo perfeito é como o MGS3. Muitas possibilidades,cada vez q você joga sempre acontecem coisas novas,muitos segredos e bonus para serem descobertos,graficos atraentes,ótima jogabilidade e efeitos sonoros.Minijogos escondidos,muitas coisas divertidas e engraçadas para quebrar o gelo em algumas partes e enredo digno de hollywood.
Mas essa é só minha opinião. Kojima is god .
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1
Denis Lemos escreveu:Muito interessante, principalmente o final onde se dá a definição do que é um jogo, e não consta os gráficos, coisa que para muitos jogadores só o que importa é a parte gráfica !
Mas claro que quanto melhor poder ser os gráficos e trilhas sonoras, mais atenção será dada ao jogo, mas isso não valerá de nada se o jogo não ter uma base sólida !
Gostaria de ver a continuação !!! Acho que vai valer a pena, para abrir a mente do povão !!!
Pois é! Tenho certeza que, apesar de ser pura teoria, isso vai ajudar muita gente a melhorar os projetos e a ter mais inspiração! Continuem comentando, pessoal... Isso é um incentivo e tanto.
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1
Macacos me mordam! É um ótimo texto! Ele explica detalhadamente muitas coisas que são importantes na criação de seus jogos, realmente, merece aplausos ao Mark e a você caro Alex que traduziu.
Sem dúvida vai me ajudar e vai ajudar a outros usuários que são leigos na área de criação de um jogo.
Já estou lendo a Parte 2...
Sem dúvida vai me ajudar e vai ajudar a outros usuários que são leigos na área de criação de um jogo.
Já estou lendo a Parte 2...
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 2
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 3
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 4
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 5
» [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 3
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 4
» TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 5
» [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos