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Criando um RPG (Parte 2)

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Criando um RPG (Parte 2) Empty Criando um RPG (Parte 2)

Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 02:00

Nome: RPG - Parte 2
Descrição: Iniciando um Personagem
Nivel de dificuldade: Iniciante (somente nomenclatura de arrays, que serão usadas somente mais para frente, e podem ser estudadas neste exelente tutorial do usuário saim: https://gmbr.forumeiros.com/t14235-tutorial-arrays?highlight=arrays)
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro, ou outra versão do programa compatível com projetos da versão em questão.

Tutorial Math Maker

Construindo um RPG no Game Maker

Parte II – Construindo um personagem


Sequência de aulas no seguimento RPG
Spoiler:


Primeiramente, o substantivo personagem virou comum-de-dois-genêros (estava desatualizado no meu tutorial anterior), assim o título está correto.

Considerações (IMPORTANTES):
Spoiler:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Preparação

Agora vamos ao tutorial. Antes de iniciar um personagem definitivamente, devemos planejá-lo:

Personagem
Ray
Sexo
Masculino
Idade
21
Sprites (frente)
Criando um RPG (Parte 2) Raysprbstrip3
Sprites (costas)
Criando um RPG (Parte 2) Raysprcstrip3
Sprites (direita)
Criando um RPG (Parte 2) Raysprdstrip3
Sprites (esquerda)
Criando um RPG (Parte 2) Raysprestrip3
[size=7]Sprites retirados do pacote gráfico integrante do RPG Maker VX

Bem pequena nosso planejamento não é mesmo? Somente precisaremos destes dados por enquanto, mas futuramente estaremos aumentando as linhas e colunas desta tabela. Também aqui não escreveremos uma história para o personagem (sua alma).

Também usarei estes dois sprites:

Criando um RPG (Parte 2) Plantsn Criando um RPG (Parte 2) Skeleton
Sprites padrões do Game Maker 8

Agora iniciaremos nosso projeto no Game Maker (GM). Estarei dando o título ao projeto de “Math Maker – Tutorial RPG”. Faremos a preparação gráfica da seguinte forma:

Criando um RPG (Parte 2) Spritesrayo

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Scripts > banco_dados

Agora na pasta Scripts criemos um script chamado "banco_dados". Neste script ficará a base de nosso RPG, os dados. Agora estaremos inserindo somente dados de nosso personagem, mas futuramente colocaremos itens, classes, monstros etc. Criemos esta relação de váriaveis (vars):

Var
Valor
global.nome[0]
"Ray"
global.sexo[0]
0
global.hp[0]
120
global.nvl[0]
1
global.expe[0]
0
global.expe_up[0]
100

Em script ficará da seguinte forma:

Código:
{
global.nome[0] = "Ray";
global.sexo[0] = 0;
global.hp[0] = 120;
global.nvl[0] = 1;
global.expe[0] = 0;
global.expe_up[0] = 100;
}
Estarei sempre postando a definição de cada var para que vocês não fiquem perdidos:
Definições:
Spoiler:
Para aqueles que não tem experiência em RPG, a definição de experiência:
Spoiler:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Scripts > level_up

Criemos agora outro script, com o nome "level_up". Este script será responsável pela evolução de nosso personagem. As funções aqui utilizadas não serão explicadas em si, para isso existe o "help" do GM e o serviço de tradução da Google. Se mesmo usando dessas duas ferramentas e não consseguir entender o funcionamento da função, poste e estarei respondendo. A lógica de funcionamento do script sempre será explicada. Este script ficará dessa forma:

Código:
{
if(global.expe[0] >= global.expe_up[0]){ global.nvl[0] += 1;

global.expe_up[0] = global.expe_up[0] + 200*(global.nvl[0]-1); }}

Este script é o "rascunho" do sistema de nivelamento que planejo para o futuro.

Lógica: No script usa-se uma condicional "if" que monitora quando a experiencia torna-se igual a experiencia necessária para passar-se de nível. Com tudo, precisa-se aumentar o valor na experiencia necessária para se aumentar de nível novamente, assim se torna a var global.expe_up igual a ela mesma mais duzentas vezes o nível atual, assim se cria um sistema de exponenciação que tornará a constante evolução do RPG cada vez mais difícil.

Por enquanto o nivelamento ficará dessa forma.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Scripts > Movimento

Criemos mais um script chamado "Movimento". Este script será temporário, será usado somente para o teste de outros sistemas, e futuramente será substituido por um sistema de movimento em grid que será fudamental para a interação com NPC (os quais serão trabalhados bem mais a frente). O script é bem simples:

Código:
{
if(keyboard_check(vk_right)) { sprite_index = ray_spr_d; x += 5; }
if(keyboard_check(vk_up)) { sprite_index = ray_spr_c; y -= 5; }
if(keyboard_check(vk_left)) { sprite_index = ray_spr_e; x -= 5; }
if(keyboard_check(vk_down)) { sprite_index = ray_spr_b; y += 5; }}

Condicionais simples para o teclado junto com deslocamento x e y e mudança do sprite, sem segredos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Scripts > script_control

Criemos um script chamado "script_control". Esse será responsável por enquanto pelos desenhos que usam das funções da família "draw". O script:

Código:
{
draw_text(20,20,string(global.nvl[0]));}

Este código simplismente desenha o nível do personagem "0" na canto superior esquerdo da tela.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objects > Control

O primeiro objeto desse tutorial. Este se chamará "Control". Este objeto não possui um sprite (pois o mesmo sumiria com o uso da família draw). Ele usará de dois eventos:

Create: Execute Code > {banco_de_dados();}

Draw: Execute Code > {level_up();script_control();}

Nesses objetos somente executamos os scripts que fizemos anteriormente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objects > Ray

O objeto do personagem. Seu sprite será "ray_spr_b", e isto definirá que ele começará olhando para baixo. Este objeto possui um único evento:

Step: Execute Code > {movimento();}
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objects > Esqueleto

Este objeto será o primeiro monstro de nosso RPG, ele simplismente morrerá na colisão com o personagem, sem perda nenhuma, somente adiciona experiência. Danos serão explorados no próximo tutorial juntamente com força e defesa. No evento:

Colisão com obj Ray: Execute Code > {global.expe[0]+=150;instance_destroy();}

O personagem ganha experiência e o monstro morre, um esboço de batalha.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Rooms > room00

A única room do jogo. Use a background "grama", insira o obj Control em algum ponto da tela, insira um Ray em algum lugar e mais vários Esqueletos em posições aleatórias.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Projeto desse tutorial está pronto! Cool. Teste e confira, quanto mais esqueletos criados, maior o level que poderá ser alcançado. Este projeto é o esqueleto de que ele será futuramente. Não possui nada em questão de acabamento como movimento do player (nunca para quieto), uma fonte para o nivel junto com uma string. Essas coisas eu deixo como tarefa para a próximo tutorial que já terá esse acabamento feito. Assim você faz como acha que fica legal, mas estarei disponibilizando este projeto com um acabamento melhor no próximo tutorial de todas as formas.

Resultado final sem nenhum acabamento:
Criando um RPG (Parte 2) Resultadofinal1 Criando um RPG (Parte 2) Resultadofinal2


Projeto do tutorial:
Código:
http://www.4shared.com/file/mCKsPVKY/Math_Maker_-_Tutorial_RPG__Sem.html

É isso ai galera, espero que tenham gostado. Se sim, você deve querer ver a continuação deste tutorial, então comente que está é a única forma de incentivo que pode me dar Criando um RPG (Parte 2) 745821. Críticas negativa ou positivas estou aceitando, mas tente fazer críticas construtivas, e se puderem dêem uma nota de 0 à 10 para meu tutorial. Aos mais experientes, por favor, apontem pontos do tutorial que acham que podem ter ficado confusas para os iniciantes, por comentário ou PM. Dúvidas pesso que postem aqui mesmo, pois sua dúvida pode ser também a dúvida de mais dez usuários.

Próximo tutorial: Banco de dados mais detalhado, com características mais profundas do personagem junto com dados de inimigos. Até lá! study


Última edição por Math Maker em Sex 01 Abr 2011, 16:28, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Váriavel com o nome errado.)
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Mensagem por Joker Sáb 12 Mar 2011, 22:44

Cara Muito Bom Seu TUTO COMPLETO GOSTEI MUITO !!!!!!
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Mensagem por Markituh Sáb 12 Mar 2011, 23:21

Naah, RPG Maker ou Game Maker? Happy Usar sprites do RPG Maker realmente confunde, ainda não vi a primeira parte da sua aula, vou dar uma olhada. De qualquer modo, ótimo compartilhar esse tutorial, apesar de não ter interesse em fazer um RPG Happy" Só entrei aqui mesmo para te avisar sobre o erro... Abraços!
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Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 23:25

Mad Realmente me confundi, kkkkkkkkkk. Vlw pelo aviso.
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Mensagem por dharrison Dom 13 Mar 2011, 02:14

Math Maker, como sempre, demonstrando grande potencial e explicações detalhadas de ótimo aproveitamento!! pirat

Dei uma olhada +/- no tuto, muito interessante!
Eu sou pessimo pra fazer jogos de Plataforma e RPG, no momento eu me limito a Shooters, mas com um tutorial desse as coisas podem começar a mudar Happy
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Mensagem por _riqueikki_ Dom 13 Mar 2011, 12:12

Gostei disso,desta aula,poxa...nunca pense colocar RPG MAKER em Game Maker XD

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Mensagem por Math Maker Dom 13 Mar 2011, 12:16

Obrigado pelo apoio dharrison. Estou simplismente "apaixonado" no GM, grande versatilidade em criação de Games e Sofwares (estou penssando em criar um game em plataforma). Mas o que mais faz eu querer continuar nesse Maker é essa exelente comunidade. Pena a escola estar gastando quase todo meu tempo... Quando puder darei continuidade e este tutorial, e verei se faço um tutorial de games ao estilo de Age of Empires (tempo real) ou Civilization (turnos).

_riqueikki_, o GM não tem um pacote de gráfico de grande porte, eu não sei desenhar e não gosto de ficar procurando sprites na net. Então decidi adptar os gráficos do RPG Maker, e até que ficou legal. Também estou usando tilesets dele (minha engine de NPC)

Obrigado a todos pelos comentários.
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Mensagem por Math Maker Ter 15 Mar 2011, 20:08

Aviso

Este é um aviso formal que terá efeito no desenvolvimento dessa seqüência de tutoriais (RPG). Estarei iniciando um pesado estudo sobre física para competir na Olimpíadas de Física. Terei minha obrigações correndo simultaneamente a: estudo (outras disciplinas) e trabalho. Perante o aviso, ficarei praticamente inativo no fórum, então não poderei estar postando a continuação dessa aula até o fim do estudo. Obrigado.
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Mensagem por iFaé Ter 15 Mar 2011, 20:22

cara seu tuto fikou mto massa!!!
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Mensagem por andreh Seg 21 Mar 2011, 14:28

Seu tuto ficou mto show, e acho uma boa ideia vc fazer um tuto parecido com Age of Empires, é um dos melhores jogos que existe.
Com certeza estudo em primeiro lugar, mas estudar como um condenado não faz bem, é bom ter um tempo de lazer.
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Mensagem por †Des† Qui 31 Mar 2011, 12:14

Como la no post da Introdução, você é ótimo para explicar, e o tutorial ficou incrivel! Consegui reproduzir perfeitamente aqui xD

Parabéns pelo tuto, continue com o ótimo trabalho, e mais importante, boa sorte nos estudos, sei que não é facil estudar e ter uma vida de Maker também, eu faço faculdade e nao é mole não.
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Mensagem por saim Qui 31 Mar 2011, 14:34

Quando vi "nível de dificuldade: iniciante" pra um tutorial de RPG, pensei: esse cara não pode estar falando sério. Mas me enganei, você realmente consegue explicar de forma compreensível, bem didático.
Só uma sugestão: coloque, logo no começo, os links pras outras partes, inclusive aquelas que forem sendo feitas depois. Assim, fica fácil pra seguir o tutorial, passo-a-passo.

Ah, e obrigado pela menção ao meu tutorial! Happy
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Mensagem por Math Maker Qui 31 Mar 2011, 15:00

andreh

Obrigado pelo comentário. Este projeto de tutoriais não seguirá uma mecânica Age of Empires, mas, planejo criar algo no seguimento pois é outro estilo de jogo que gosto muito. Com tudo, uma rede de tutorial (um jogo desse estilo leva uns dez tutoriais pelo menos) fica complicado, mas mais futuramente posso postar uma engine (não é um bixo de sete cabeças este estilo também). E não estou somente me afundando nos estudo igual um louco, tenho também lazer, mas priorizo família, namorada e relaxar nos fins de semana. Mas estou meio que "treinando" para não ter que dormir muito, dai sobra um tempo. kkkkkkkkkkkkkk.

+Des+

Vlw pelo comentário. Vejo que alcancei meu objetivo de momento, conseguiu reproduzir o tutorial sem problemas (e se surgiram, conseguiu contorná-los, excelente também!). Obrigado pelo mútuo apoio!

saim

Vlw pelo comentário, e pela comunidade inteira, obrigado pelo seu tutorial que faço uma menção com enorme prazer. Sobre o dificuldade do tutorial, estou esforçando para que seja acessível a todos (neste caso, sendo inciante, a todos mesmos, salvo D&D), mas a coisas sempre irão aumentando a dificuldade, que significa evolução coll2 . Gostei da dica, vou editar os tutoriais.

É isso galera, vou tentar continuar com o tutorial, mas nem vou dar o projeto como ativo por que estou em época de provas, então... Vlw ao apoio de todos, e espero conseguir a mesma qualidade futuramente.

O tutorial perdeu o selo 100% qualidade, é pela paralisação do projeto ou algo em especial?
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Mensagem por †Des† Sex 01 Abr 2011, 12:52

Math Maker escreveu:e se surgiram, conseguiu contorná-los, excelente também!

Sempre surgem duvidas xD como eu, que não sou muito ativo no GM sou mais RM (por enquanto), teve umas horas que o codigo para executar os scripts tava dando errado, ai fui ver sua engine de npc, que usava o "execute script" em vez de "execute code". Tá funcionou perfeito dai, mas eu ainda queria deixar exatamente como o ensinado e só depois fui descobrir que o codigo para executar um script tem q haver o nome exato desse script, e eu achando q nao era case sensitive xD

No aguardo dos próximos tutoriais, abrass!
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