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[Resolvido] Dúvida: Como reconhecer duas ações diferentes e mudar os sprites

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Mensagem por AndersonFG Sáb 12 Fev 2011, 14:20

Estou desenvolvendo meu jogo e gostaria da ajuda de vocês. Estou com o seguinte problema pessoal, eu tenho um sprite com o player pulando e outro com ele pulando e atirando gostaria de saber como alterar esses sprites. Pra quando pular e eu apertar o botão de tiro mude para o sprite de tiro.

Porém estou seguindo uma linha de programação que usa o draw_sprite_ext para espelhar a imagem. Abaixo segue o modelo de como estou programando até agora.

Código:
[b]Information about object: player[/b]

Sprite: spr_player
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent: <no parent>
Mask: <same as sprite>

[b]Create Event:[/b]
execute code:

direita = 1
noChao = 0
atirando = 0
atacando = 0


[b]Step Event:[/b]
[b]COMMENT: Movimento do Personagem[/b]
execute code:

if keyboard_check(vk_right) && place_free(x+5,y) {
direita = 1 //true
x += 5
image_speed = .3
} else if keyboard_check(vk_left) && place_free(x-5,y) {
direita = -1 //false
x -= 5
image_speed = .3
} else {
image_index = 0
image_speed = 0
}
if noChao && keyboard_check(vk_up) {
vspeed = -15
}
if place_free(x,y+1) {
gravity = 1
noChao = 0
} else {
gravity = 0
noChao = 1
}

[b]COMMENT: Personagem Atirando[/b]
execute code:

if keyboard_check_pressed(ord('A')) {

}
if keyboard_check_pressed(ord('A')) {
atirando = 10
var tiro;
tiro = instance_create(x+direita*28,y+3,shot)
tiro.direction = 270 + direita * 90
tiro.speed = 15
}
if atirando {
atirando -= 1
}


[b]Collision Event with object block:[/b]
execute code:

vspeed = 0


[b]Draw Event:[/b]
execute code:

if noChao {
if atirando {
draw_sprite_ext(spr_player_gun,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
} else {
draw_sprite_ext(spr_player,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}
} else {
draw_sprite_ext(spr_player_jump,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}


Última edição por AndersonFG em Dom 13 Fev 2011, 11:01, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Godsil4 Sáb 12 Fev 2011, 15:08

no draw se coloca:
draw_sprite(sprite_index,-1,x,y)

e entaum no step:
if not !place_free(0,1) {sprite pulando}

e no evento do botão de atirar:
if !place_free(0,1) {atirando no chao}
if not !place_free(0,1) {atirando no ar}

seria bom tbm se vc criasse variaveis
pra indentificar esquerda e direita tbm
assim vc poderia coloca sprites dele atirando
dum lado e do otro
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Mensagem por AndersonFG Sáb 12 Fev 2011, 15:14

Godsil4 escreveu:no draw se coloca:
draw_sprite(sprite_index,-1,x,y)

e entaum no step:
if not !place_free(0,1) {sprite pulando}

e no evento do botão de atirar:
if !place_free(0,1) {atirando no chao}
if not !place_free(0,1) {atirando no ar}

seria bom tbm se vc criasse variaveis
pra indentificar esquerda e direita tbm
assim vc poderia coloca sprites dele atirando
dum lado e do otro

Eu uso apenas direita = 1, que identifica o estado inicial do obj_player e uso -1 pra esquerda.

Vou testar esse seu metodo e volto a editar essa msg
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Mensagem por Godsil4 Sáb 12 Fev 2011, 15:22

n kra mantem a direita e esquerda
ess codigo eh pra identifica se ele
ta no ar ou no chao

dai fica por exemplo:

if direita = 1{
if !place_free(0,1) {atirando no chao pra direita}
if not !place_free(0,1) {atirando no ar pra direita}}

if direita = -1{
if !place_free(0,1) {atirando no chao pra esquerda}
if not !place_free(0,1) {atirando no ar pra esquerda}}
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Mensagem por AndersonFG Dom 13 Fev 2011, 08:55

Tive problema com o seu metodo...
Mas acabei resolvendo junto com um amigo..

E era tão simples....

if atirando && !noChao{
draw_sprite_ext(spr_player_jump_and_shot,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}else if !noChao{
draw_sprite_ext(spr_player_jump,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}else if atacando{
draw_sprite_ext(spr_player_atk,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}else if corre{
draw_sprite_ext(spr_player,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}else if atirando{
draw_sprite_ext(spr_player_gun,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
} else if direita{
draw_sprite_ext(spr_player,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}else{
draw_sprite_ext(spr_player,image_index,x,y,direita,1,0,c_white,1)
}


De qualquer forma, obrigado.
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