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[Tutorial] Jogo de Plataforma

+3
sonicmaker
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Lucas 5293
7 participantes

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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por Lucas 5293 Qui 06 Jan 2011, 13:29

Nome: Jogo de Plataforma
Descrição: Nesse Tutorial ensino a movimentação do Player em plataforma, mudança de sprites de acordo com o lado que ele estiver , e colisão com blocos sem bug.
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro

Eu vi que muita gente tem dificuldade de criar Jogos de Plataformas,
Há Muitos tutoriais no forum ensinando, mas alguns deles há alguns bugs de colisão


Faça os seguintes sprites:

<gml>spr_player_parado(Virado para a direita)
spr_player_andando(Virado para a direita)
spr_player_pula_cai (Virado para a direita)
spr_bloco</gml>
Observações:

<gml>Faça com todas as sprites: Nas propriedades da sprite desmarque a opção Precise collision checking</gml>
Para que fizemos isso? Simplesmente fizemos um sensor de colisão. Para que não haja bug na colisão

E agora crie os seguintes objetos:

<gml>obj_player
obj_bloco (tem que ser solido)</gml>

Vamos começar a programar agora

Programação do obj_player

Coloque no Create

<gml>image_speed=0.27; //velocidade da sprite
</gml>
No Step coloque

<gml>if keyboard_check(vk_left)//se a tecla da seta para a esquerda for apertada
{
x-=5//diminui 5 x, ou seja,vai 5 pixels para a esquerda,e se "move"
sprite_index=spr_player_andando//Muda para a sprite do player andando
image_xscale=-1 //Muda a direção para a esquerda
}

if keyboard_check(vk_right)//se a tecka da seta para a esquerda for apertada
{
x+=5//almenta 5x,ou seja,vai 5 pixels para a direita,e se "move"
sprite_index=spr_player_andando//Muda para a sprite do player andando
image_xscale=1 //Muda a direção para a direita
}
if place_free(x,y+1)//se estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
gravity=0.7// a gravidade é 0.7
}
else//senao
{
gravity=0// a gravidade é 0
}
if keyboard_check(vk_up) and !place_free(x,y+1)//se a tecla para cima for apertada e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
vspeed=-8// velocidade vertical é igual a -8 ou melhor ele pula
sprite_index=spr_player_pula_cai//Muda para a sprite do player pulando e caindo
}
</gml>
No evento Release Left

<gml>
sprite_index=spr_player_parado //Muda para a sprite spr_parado
image_xscale=-1 //Muda a direção para a esquerda</gml>

No evento Release Right

<gml>
sprite_index=spr_player_parado //Muda para a sprite spr_parado
image_xscale=1 //Muda a direção para a direita</gml>

No evento Colision with obj_Bloco

<gml>
vspeed=0//velocidade verticai é igual a 0</gml>

E está pronto seu jogo de plataforma

Veja também:


IA Inimigo em Plataforma com gravidade (para seguir o player e atacar quando estiver perto)

POR FAVOR POSTEM COMENTARIOS PARA QUE EU POSSA MELHORAR!




Última edição por Lucas 5293 em Ter 12 Jul 2011, 17:50, editado 11 vez(es)
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por SIGILOSO Qui 06 Jan 2011, 13:33

Que isso, pra que a fonte tão grande? O_o
Equeceu de colocar o cabeçalho.
Ah sim, já que esse tutorial é uma junção do material de outros, cadê os créditos? '-'
afro
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por Lucas 5293 Qui 21 Abr 2011, 17:17

SIGILOSO escreveu:Que isso, pra que a fonte tão grande? O_o
Equeceu de colocar o cabeçalho.
Ah sim, já que esse tutorial é uma junção do material de outros, cadê os créditos? '-'
afro
Já arrumei o tutorial Exclamation
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por sonicmaker Qua 29 Jun 2011, 21:04

obrigado
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por Convidad Qua 29 Jun 2011, 21:56

tutorial bem feita,concerteza vai ajudar muitas pessoas eu nem lembrava mais como fasser um jogo desses Razz
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por Machow8 Qua 29 Jun 2011, 23:03

Que bom q vc repartiu esse seu conhecimento conosco, pois tenho certeza que irá ajudar muita gente aqui, continue assim! Happy

OFF-TOPIC:
Já que eu notei que vc usou minha friend bar em sua assinatura, vamos então "oficializar" nossa amizade, pois estou agora mesmo mandando um pedido de amizade para vc! Very Happy
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Mensagem por Lucas 5293 Qui 30 Jun 2011, 09:23

Opa valew por comentarem.
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Sex 10 maio 2013, 15:52

Booa muito obrigado. GRAVIDADE,MOVIMENTAÇÃO perfeita

[edit] 
me ajudou muito no jogo que estou fazendo isso era mesmo oque eu precisava, muito obrigado. aé também gostei do que segue o player me ajudou muito continue assim, para formar novos programadores, valew obrigadão!!!
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por darwin.andrei Qui 20 Jun 2013, 14:11

Olá, eu apliquei tudo certinho, nos seus devidos lugares, mas o meu obj_player não pula, o sprite dele pulando aparece, mas ele não sai do chão, e o sprite de pulo fica travado nele até que se aperte outra tecla, qual seria o problema??Desde já agradeço.

A versão que uso é o Game Maker Studios.
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

Mensagem por guilhermenobrega Qui 29 Ago 2013, 00:36

Bom deu certo mas, meu player só anda pulando tipo (pulo e ando no ar), mas no bloco ele não anda :S ajuda ai pf
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[Tutorial] Jogo de Plataforma Empty Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma

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