GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


fazendo o personagens andar usando um sprite

Ir para baixo

fazendo o personagens andar  usando um sprite   Empty fazendo o personagens andar usando um sprite

Mensagem por jlucas Sex 03 Dez 2010, 10:21

fazendo o personagens andar  usando um sprite   Lkcr



Introdução:

Na verdade essa é uma postagem bem antiga, estou rescrevendo ela de uma maneira mais clara e com os links das imagens funcionando direitinho. A abordagem que irei usar irá facilitar o processo de adicionamento de novos personagens, antigamente eu passava bastante tempo adicionado sprites e atualizando o código, daí você começa a pensar : "mas não é complicado adicionar sprites e editar o código!" não é chato fazer isso pra um dois ou três personagens, quando você tem que adiciona dezenas de personagens ai a coisa fica complicada. Um por exemplo disso é um jogo de pokémon. Já pensou você ter que editar mais de 200 pokémons e pra cada pokémon adicionar e editar quatro sprites? Vou mostra o que é preciso para fazer isso, e também como  funciona a lógica do algoritmo.

O que eu preciso?

O sprite que vamos utilizar segue esse modelo abaixo, é bem fácil encontrar imagens desses tipo na internet procure com o termo "char VX"  ou "char XP" que vai aparecer algumas variedades. Caso você já tenha seus sprites e não quer trocar não tem problema não.

fazendo o personagens andar  usando um sprite   H5se



Caso você já esteja acostumado com a grid de sprites tudo bem, mas quem não conhece pode ficar um pouco perdido. É algo bem trivial na verdade. Veja que esses tipos de imagens são dividas e cada imagem tem uma divisão. Geralmente o padrão é 32x32 , 64x64 e por ai vai.. como funciona essa grid? quem fez esse sprite teve que alinhar as animações para não ficar desorganizado e para alinhar ele usou uma proporção de tamanho. A próxima figura ilustra bem essa divisão.

fazendo o personagens andar  usando um sprite   20ms



Ali onde tem 34 e 39 é respectivo ao tamanho de um quadradinho do sprite. Nessa figura eu já havia chamado o create from strip.  O caminho é create a sprite/Edit sprite/File/create from strip. Perceba que 12 é o primeiro valor que é preenchido ele é responsável por determinar quantas subimages vão deriva daquela sprite. O parâmetro dois está preenchido com o valor inteiro 3  e ele   é responsável por dizer em quantas colunas vão se dividir. O parâmetro 2 e 3 eu já expliquei , eles são respectivos ao tamanho do quadradinho(zona de corte). Aperte ok , o resto não importa muito não.

Depois do ok é isso que acontece.

fazendo o personagens andar  usando um sprite   Ul6x



Atenção que se pararmos pra reparar nessa imagem ele termina com 11 subimages correto? Mas como pode isso se lá em cima eu disse que queria 12? Ele fez certo, isso acontece porque ele começa a contar a partir do 0 e não do 1.


Tem que ficar nessa ordem quando você ficer o strip. você não precisa alterar nada, provavelmente o GM fez tudo certinho.

  • 11 subimagens
    0° subimagem = baixo andando
    1° subimagem = baixo parado
    2° subimagem = baixo andando
    3° subimagem = esquerdo andando
    4° subimagem =  esquerdo parado
    5° subimagem = esquerdo andando
    6° subimagem = direito andando
    7° subimagem = direito parado
    8° subimagem = direito andando
    9° subimagem = cima andando
    10° subimagem = cima parado
    11° subimagem = cima andando

lembre-se que subimagem começa do 0 e não do 1.
essa era a parte mais difícil.


vá do evento create:
Código:

var_parado= true
mode=0
no evento step:
Código:

if var_parado= true { image_speed=0 ; } else
       {
      if image_speed=0 { image_speed= 0.3;  //velocidade de troca de subimage
       }
 }

if keyboard_check(vk_left)   { x-=1;  mode=3; }
if keyboard_check(vk_right)  { x+=1;  mode=6; }
if keyboard_check(vk_up)     { y-=1;  mode=9; }
if keyboard_check(vk_down)   { y+=1;  mode=0; }

if !(keyboard_check(vk_left))
and !(keyboard_check(vk_right))
and !(keyboard_check(vk_up))
and !(keyboard_check(vk_down))
{
var_parado= true;
}
else
  {
  var_parado= false;
  }

E por ultimo evento draw

Código:

draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
 
   if image_index< mode {
    
    image_index= mode;
   if image_speed<0 { image_speed=image_speed*-1; }}
    
    if image_index > mode+2
   {  
     if image_speed>0 { image_speed=image_speed*-1 ; }  
      image_index=mode+2;
    }

Colem isso ai do jeito que está e vai dar tudo certo. O código funciona assim: Quando o usuário pressiona uma das teclas direita, esquerda, cima ou baixo eles anda em relação a x ou y e definem um "mode". então se pensarmos que no sprite tem 12 subimage começando do zero é claro. eu posso dividir eles em partes .. o sprite com o codigo normal rodaria do 0 até o 12 , mas com minha alterações eu fico em um desses intervalos que seria basicamente referente a tecla que o jogador está pressionando. É basicamente isso, e facilita muito o trabalho de ficar exportando sprite e editando o código! Valeu e comente ai embaixo , e eu estivesse no youtube iria pedir pra dar um joinha e se inscrever no meu canal. hÊ Smile
jlucas
jlucas

Data de inscrição : 03/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : fazendo o personagens andar  usando um sprite   Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos