Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tuto] GM online - basico
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Você gostou do meu tuto
[Tuto] GM online - basico
Olá galera, tamo ai no meu 1º tuto com a conto nova!!
1º passo: Crie um sprite qualquer, pode ser um quadrado, qualquer coisa para ser os players (como os quadradinhos da IMG)
2º passo: Crie 3 objetos, um objeto para o player: pl, outro objeto para o player 2: pl2, e outro objeto para controlar tudo: obj_controlador.
3º passo: no objeto controlador crie um evento create e coloque um codigo assim:
4º passo: Ainda no evento create, crie outro codigo assim:
depois ela coloca as mensagens em modo seguro de envio.
depois disso crie um evento step e coloque o codigo:
Esse codigo foi feito pelo Froidz, eu só acressentei a parte do global.nome2.
esse codigo é a checagem de mensagens, a 1ª pega o X do pl2, a 2ª o Y, e a 3ª o nome do tio que ta do outro lado da linha!
5º passo: Crie um evento Draw e faça assim:
1º - crie um quadrado, eu fiz vertical gradient, mas pode ser qualquer um, coloque assim as cordenadas:
x1 - 0
y1 - 0
x2 - 160
y2 - 40
2º - crie rapidamente uma fonte qualquer com a letra tamanho 12, e coloque no evento draw do obj_controle esta fonte alinhada no centro,
3º - Coloque uma cor qualquer se quiser.
4º - crie um codigo assim:
"tiusinho" cara.
Pronto, acabamos o obj_controle, se vc sobrevivel até aqui, o resto é molesinha.
vamos começar a contar os passos do 0
1º passo: no objeto PL (player) coloque a sprite criada no inicio, e crie um evento step e coloque um codigo assim:
2º passo: Crie outro codigo no evento step e coloque assim:
3º passo: Coloque no objeto pl2 (player2), a sprite.
4º passo: Agora crie uma room, coloque o objeto obj_controlador na room no primeiro quadradinho, e coloque os 2 pl em qualquer lugar!!
Agora é só rodar, mas para conseguir ver os 2 player você deve salvar um executavel!!!
DICA: para ficar mais original, coloque o Depth do obj_control -100 para os obj pl nao passarem por cima dele
FIM
Creditos:
Froidz - por fazer o tuto original
Eu - por acrecentar coisas
O Help do GM - por me auxiliar
Duvidas ou erros (até erros de pt) é só postar ai, mas agora vo ter q desligar o pc, amanha resolvo!
Descrição:
Tutorial para fazer um jogo simples, muito parecido com o tuto do Froidz mas eu editei umas partes pra deixar mais simples!
Nivel dificuldade:
Depende da tua vontade
IMG:
Tutorial para fazer um jogo simples, muito parecido com o tuto do Froidz mas eu editei umas partes pra deixar mais simples!
Nivel dificuldade:
Depende da tua vontade
IMG:
1º passo: Crie um sprite qualquer, pode ser um quadrado, qualquer coisa para ser os players (como os quadradinhos da IMG)
2º passo: Crie 3 objetos, um objeto para o player: pl, outro objeto para o player 2: pl2, e outro objeto para controlar tudo: obj_controlador.
3º passo: no objeto controlador crie um evento create e coloque um codigo assim:
- Spoiler:
- Código:
global.nome=get_string("Nome: (max. 12 caracteres)",random(300))
mplay_init_tcpip("Coloque algum IP aqui")
if mplay_connect_status() = 0{argument0=show_message_ext("a conexão falhou","Tentar +","Sair","")
if argument0=1 {game_restart()}
if argument0=2 {game_end()}}
else {show_message("Conexão Normal")}
if mplay_session_find() >= 1
mplay_session_join(0, global.nome)
else
mplay_session_create(0,2,global.nome)
4º passo: Ainda no evento create, crie outro codigo assim:
- Código:
global.nome2=""
mplay_data_mode(true)
depois ela coloca as mensagens em modo seguro de envio.
depois disso crie um evento step e coloque o codigo:
- Código:
//Lendo mensagens
{
while (mplay_message_receive(0))
{
messid = mplay_message_id();
val = mplay_message_value();
// Checando mensagens
if (messid == 1) pl2.x=val;
if (messid == 2) pl2.y=val;
if (messid == 3) global.nome2=val;
}
}
Esse codigo foi feito pelo Froidz, eu só acressentei a parte do global.nome2.
esse codigo é a checagem de mensagens, a 1ª pega o X do pl2, a 2ª o Y, e a 3ª o nome do tio que ta do outro lado da linha!
5º passo: Crie um evento Draw e faça assim:
1º - crie um quadrado, eu fiz vertical gradient, mas pode ser qualquer um, coloque assim as cordenadas:
x1 - 0
y1 - 0
x2 - 160
y2 - 40
2º - crie rapidamente uma fonte qualquer com a letra tamanho 12, e coloque no evento draw do obj_controle esta fonte alinhada no centro,
3º - Coloque uma cor qualquer se quiser.
4º - crie um codigo assim:
- Código:
draw_text(x+80,y,"Nome: " + global.nome)
draw_text(x+80,y+20,"Nome: " + global.nome2)
Pronto, acabamos o obj_controle, se vc sobrevivel até aqui, o resto é molesinha.
vamos começar a contar os passos do 0
1º passo: no objeto PL (player) coloque a sprite criada no inicio, e crie um evento step e coloque um codigo assim:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) then y-=3
if keyboard_check(vk_down) then y+=3
if keyboard_check(vk_left) then x-=3
if keyboard_check(vk_right) then x+=3
2º passo: Crie outro codigo no evento step e coloque assim:
- Código:
mplay_message_send(0,1,x)
mplay_message_send(0,2,y)
mplay_message_send(0,3,global.nome)
3º passo: Coloque no objeto pl2 (player2), a sprite.
4º passo: Agora crie uma room, coloque o objeto obj_controlador na room no primeiro quadradinho, e coloque os 2 pl em qualquer lugar!!
Agora é só rodar, mas para conseguir ver os 2 player você deve salvar um executavel!!!
DICA: para ficar mais original, coloque o Depth do obj_control -100 para os obj pl nao passarem por cima dele
FIM
Creditos:
Froidz - por fazer o tuto original
Eu - por acrecentar coisas
O Help do GM - por me auxiliar
Duvidas ou erros (até erros de pt) é só postar ai, mas agora vo ter q desligar o pc, amanha resolvo!
Tedi Ripper- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tuto] GM online - basico
Muito bom o Tutorial!
quando eu tiver um tempo livre vou fazer um sobre games online, usando 39dll...
=D
quando eu tiver um tempo livre vou fazer um sobre games online, usando 39dll...
=D
Re: [Tuto] GM online - basico
@Isaias
Aguardando
@Tópico
Mano mtu bom o tutorial, eu ainda nao segui
mas lendo eu axei bem explicado
Parabens
Aguardando
@Tópico
Mano mtu bom o tutorial, eu ainda nao segui
mas lendo eu axei bem explicado
Parabens
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
» Tuto de higscores online
» TDS básico
» [TUTO] Criando um Game de Plataforma [TUTO]
» Jogo online, como registrar, logar e fazer atualização online?
» Tuto de higscores online
» TDS básico
» [TUTO] Criando um Game de Plataforma [TUTO]
» Jogo online, como registrar, logar e fazer atualização online?
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos