Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
+2
Jiraya
Fenixs
6 participantes
Página 1 de 1
Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
evento da tecla põe um create moving, ponha relative, a speed,e na directon ponha a direção.
ou seja:
eu boto evento 'press space' ai eu boto o creat moving no sprite direita(por exemplo) ai eu nun sei botar o X E Y, nem a direção. ai eu fiz um jogo sem x nem y e nem direção. deu certo!!!só que só pra um lado....ajudem plis
ou seja:
eu boto evento 'press space' ai eu boto o creat moving no sprite direita(por exemplo) ai eu nun sei botar o X E Y, nem a direção. ai eu fiz um jogo sem x nem y e nem direção. deu certo!!!só que só pra um lado....ajudem plis
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
tente usar codigos
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Jiraya escreveu:tente usar codigos
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]
er...ok mas ...to boiando XD é que eu quero q se o player virar pra direita ele atire, e quando virar pra esqueda atire tbm só que pra esquerda. eu ja vi varias engines mas nao conssegui nada ja vi a do faq e tudo...
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
depende. como vc fez o movimento do player?
tipo, eu ponho na setinha image_xscale = ... e também x+= ... ou x-= ...
supondo (só um exemplo) que vc tenha usado image_xscale e que a sprite "original" do seu char seja virada pra direita
coloque no create do objeto tiro:
if player.image_xscale = 1 //troque player pelo nome do objeto player
{
speed = 30 //vc pode tirar 30 e colocar qualquer outra coisa
}
else
{
speed = -30
}
mas depende vc deveria ter falado o que vc colocou nas setinhas esquerda/direita pra saber se vc usou variaveis ou não etc
não se esqueça de colocar instance_destroy() no outside_room do tiro pro jogo não travar
tipo, eu ponho na setinha image_xscale = ... e também x+= ... ou x-= ...
supondo (só um exemplo) que vc tenha usado image_xscale e que a sprite "original" do seu char seja virada pra direita
coloque no create do objeto tiro:
if player.image_xscale = 1 //troque player pelo nome do objeto player
{
speed = 30 //vc pode tirar 30 e colocar qualquer outra coisa
}
else
{
speed = -30
}
mas depende vc deveria ter falado o que vc colocou nas setinhas esquerda/direita pra saber se vc usou variaveis ou não etc
não se esqueça de colocar instance_destroy() no outside_room do tiro pro jogo não travar
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Amigo, não precisa criar um tiro, que seja só para a direita!
Apenas use a função create moving.
na direction, você põe para tais direções como:
0(direita),90(cima),180(esquerda),270(baixo).
e no x e no y, ponha 0, e na caixa embaixo, onde está escrito relative, você marca.
Se quiser que explique melhor, me mande uma MP, pois estou um pouco ocupado.
Apenas use a função create moving.
na direction, você põe para tais direções como:
0(direita),90(cima),180(esquerda),270(baixo).
e no x e no y, ponha 0, e na caixa embaixo, onde está escrito relative, você marca.
Se quiser que explique melhor, me mande uma MP, pois estou um pouco ocupado.
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Tente criar dois objetos, o player que atira pro um lado, e outro para o outro, quando um player virar para o lado acontrario dele ele virar o outro, e cada um deles atira para um lado, se for para falar em GML eu não sei fazer ainda, mais vou tentar aprender.
Espero ter ajudado...
Espero ter ajudado...
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Algumas explicações básicas de coordenadas:
Para mover para a direita na horizontal, usa-se:
Quanto as directions, não sei se são extamente necessárias. E se for, o vitor já deu uma explicada para você.
Abraços,
~Markituh
Para mover para a direita na horizontal, usa-se:
- Código:
x+=quantidadedepixels
- Código:
x-=quantidadedepixels
- Código:
y-=quantidadedepixels
- Código:
y+=quantidadedepixels
Quanto as directions, não sei se são extamente necessárias. E se for, o vitor já deu uma explicada para você.
Abraços,
~Markituh
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
kra, eu sei te ajudar mas vc não fez o que eu pedi
eu quero que vc me diga como vc fez o movimento do seu personagem pra mim poder saber se vc usou variavel ou qualquer outra coisa
tipo, se vc usou image_xscale, se vc usou direction ou se vc colocou simplesmente x+= ... no evento key_press
olha mas eu vou te passar agora o como vc vai fazer isso desde o zero veja bem
vai no create do player e coloque um codigo com isso ai em baixo
direcao = ...
mas tipo quando o jogo começa o player ta virado pra que lado?
se for pra direita coloque 0 no lugar de ...
se for pra esquerda coloque 180 no lugar de ...
se for pra cima coloque 90 no lugar de ...
se for pra baixo coloque 270 no lugar de ...
pronto agora coloque no step se seu jogo for de plataforma
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
se seu jogo for de rpg coloque
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
if keyboard_check(vk_up) {direcao = 90}
if keyboard_check(vk_down) {direcao = 270}
agora vai no objeto tiro e coloque no CREATE
speed = 30
if player.direcao = 0 {direction = 0}
if player.direcao = 180 {direction = 180}
if player.direcao = 90 {direction = 90}
if player.direcao = 270 {direction = 270}
mas se quizer troque 30 por outro valor qualquer, quanto maior for o valor mais rapido o tiro vai sair
e onde tem player escrito troque pelo nome do objeto player
pronto ta tudo certo se der um erro qualquer me diga o que eu duvido muito só se vc fizer errado
flw boa sorte no seu projeto
e... super games. não ensina coisa errada, mandar o cara fazer 2 objetos tiro??? >.<
eu quero que vc me diga como vc fez o movimento do seu personagem pra mim poder saber se vc usou variavel ou qualquer outra coisa
tipo, se vc usou image_xscale, se vc usou direction ou se vc colocou simplesmente x+= ... no evento key_press
olha mas eu vou te passar agora o como vc vai fazer isso desde o zero veja bem
vai no create do player e coloque um codigo com isso ai em baixo
direcao = ...
mas tipo quando o jogo começa o player ta virado pra que lado?
se for pra direita coloque 0 no lugar de ...
se for pra esquerda coloque 180 no lugar de ...
se for pra cima coloque 90 no lugar de ...
se for pra baixo coloque 270 no lugar de ...
pronto agora coloque no step se seu jogo for de plataforma
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
se seu jogo for de rpg coloque
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
if keyboard_check(vk_up) {direcao = 90}
if keyboard_check(vk_down) {direcao = 270}
agora vai no objeto tiro e coloque no CREATE
speed = 30
if player.direcao = 0 {direction = 0}
if player.direcao = 180 {direction = 180}
if player.direcao = 90 {direction = 90}
if player.direcao = 270 {direction = 270}
mas se quizer troque 30 por outro valor qualquer, quanto maior for o valor mais rapido o tiro vai sair
e onde tem player escrito troque pelo nome do objeto player
pronto ta tudo certo se der um erro qualquer me diga o que eu duvido muito só se vc fizer errado
flw boa sorte no seu projeto
e... super games. não ensina coisa errada, mandar o cara fazer 2 objetos tiro??? >.<
Tópicos semelhantes
» como fazer o boneco bater na parede e ir para o outro lado?
» (duvida)como fazer o mascote seguir o player e mudar de sprite quando o player for para o outro lado
» como fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» HELP ! como eu faço um inimigo que fique se mechendo de um lado para o outro?
» [Duvida]Como colocar um objeto "colisor" sempre ao lado de outro?
» (duvida)como fazer o mascote seguir o player e mudar de sprite quando o player for para o outro lado
» como fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» HELP ! como eu faço um inimigo que fique se mechendo de um lado para o outro?
» [Duvida]Como colocar um objeto "colisor" sempre ao lado de outro?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos