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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Duvida com colisao
4 participantes
Página 1 de 1
Duvida com colisao
oi,
como faço para saber se existem 3 instancias de um mesmo objeto em colisao em uma linha reta?
ex:
ooo <= tres objetos colidindo em uma linha horizontal.
abraços.
como faço para saber se existem 3 instancias de um mesmo objeto em colisao em uma linha reta?
ex:
ooo <= tres objetos colidindo em uma linha horizontal.
abraços.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: Duvida com colisao
Tipo, num dá p vc criar uma variável global que guarde o valor da colisão?
aí vc controla o valor da variável através das colisões de cada player =)
Espero ter ajudado
aí vc controla o valor da variável através das colisões de cada player =)
Espero ter ajudado
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: Duvida com colisao
estou usando o seguinte codigo:
ele deve ver se existem as instancias vizinhas do meu objeto. entao ele verificaria se existem 4 juntas, 3 ou 2, e destruiria elas.
mas o codigo só funciona quando existem 4 juntas, com 3 e 2 ele nao dá certo.
alguma dica?
EDITADO
consegui resolver, foi um erro de calculo, rsrs.
abraços.
- Código:
var
o1, o2, o3, o4;
o1 = 0;
o2 = 0;
o3 = 0;
o4 = 0;
if instance_position(x-128,y,argument0) o1 = instance_position(x-128,y,argument0);
if instance_position(x-96,y,argument0) o2 = instance_position(x-96,y,argument0);
if instance_position(x-64,y,argument0) o3 = instance_position(x-64,y,argument0);
if instance_position(x-32,y,argument0) o4 = instance_position(x-32,y,argument0);
if (o1 and o2 and o3 and o4)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(o3.x,o3.y);
position_destroy(o4.x,o4.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
else
if (o1 and o2 and o3)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(o3.x,o3.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
else
if (o1 and o2)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
ele deve ver se existem as instancias vizinhas do meu objeto. entao ele verificaria se existem 4 juntas, 3 ou 2, e destruiria elas.
mas o codigo só funciona quando existem 4 juntas, com 3 e 2 ele nao dá certo.
alguma dica?
EDITADO
consegui resolver, foi um erro de calculo, rsrs.
abraços.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: Duvida com colisao
coloque este script em stp do objeto que voce vai conferir se tem tres alinhados,
a variavel resultado retorna qunatos tem alinhados.aibasta acrescentar
if resultado=3 {acontece alguma coisa}
ve se é o que voce quer!
a variavel resultado retorna qunatos tem alinhados.aibasta acrescentar
if resultado=3 {acontece alguma coisa}
- Código:
if !variable_local_exists('resultado'){resultado=0}
if !collision_line(x,y,0,y,object_index,0,1)
{
if !variable_local_exists('colisao'){colisao=0}
if !variable_local_exists('ii'){ii=x+sprite_width}
if ii>room_width {ii=x+sprite_width resultado=colisao colisao=0}else{ii+=sprite_width}
draw_sprite(sprite_index,-1,ii,y)
if position_meeting(ii,y,object_index)and position_meeting(ii,y+sprite_height-1,object_index)
{colisao+=1}
}
ve se é o que voce quer!
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Re: Duvida com colisao
oi,
consegui resolver, mas o codigo que eu fiz é muiiiiiito complicado. estou querendo um codigo que possa simplificar.
voce pode me explicar como eu faço, usando seu codigo, para destruir as tres instancias, se estiverem alinhadas?
abraço.
consegui resolver, mas o codigo que eu fiz é muiiiiiito complicado. estou querendo um codigo que possa simplificar.
voce pode me explicar como eu faço, usando seu codigo, para destruir as tres instancias, se estiverem alinhadas?
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: Duvida com colisao
É bem simples, basta verificar se ele é a instância do meio, usando a função collision_line:
Crie um novo objeto para fazer o teste e Coloque no STEP dele:
Agora faça o seguinte, coloque as 3 instancias em linha na room e outras que não fiquem em linha, igual á imagem abaixo e teste, note que somente as 3 em linha são destruidas e as que não estão em linha vão ficar ainda na room:
OBS: O código apenas verifica se tem alguma de sua instancia em uma distância de 50px para direita e 50px para a esquerda, e depois se tiver, ele destroi essas dua instâncias ao seu lado e depois se auto destroi, então regule a distância como você preferir !
Qualquer dúvida é só falar, agora tenho que ir para a aula !
Crie um novo objeto para fazer o teste e Coloque no STEP dele:
- Código:
colidindoDir=collision_line(x,y,x+50,y,obj_teste,true,true) // Variável que vai verificar se tem sua cópia ao lado direito
colidindoEsq=collision_line(x,y,x-50,y,obj_teste,true,true) // Variável que vai verificar se tem sua cópia ao lado esquerdo
if (colidindoDir) and (colidindoEsq) // Se tiver uma cópia á direita e também á esquerda
{
with(colidindoDir)instance_destroy() // Vai destruir a cópia da direita
with(colidindoEsq)instance_destroy() // Vai destruir a cópia da esquerda
instance_destroy() // E depóis vai se auto-destruir
}
Agora faça o seguinte, coloque as 3 instancias em linha na room e outras que não fiquem em linha, igual á imagem abaixo e teste, note que somente as 3 em linha são destruidas e as que não estão em linha vão ficar ainda na room:
OBS: O código apenas verifica se tem alguma de sua instancia em uma distância de 50px para direita e 50px para a esquerda, e depois se tiver, ele destroi essas dua instâncias ao seu lado e depois se auto destroi, então regule a distância como você preferir !
Qualquer dúvida é só falar, agora tenho que ir para a aula !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Duvida com colisao
ex: sem querer explorar, rsrs
como ver se tem um objeto de um lado e dois do outro?
acho que assim, já vai dar para desenrolar
como ver se tem um objeto de um lado e dois do outro?
acho que assim, já vai dar para desenrolar
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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x 0 x 0 x 0
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