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Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
5 participantes
Página 1 de 1
Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
Sempre tive essa duvida de colisao nunca consegui faser...
Bom, é o seguinte
Tenho dois objetos o player e o bloco, o bloco é uma sprite 32x32 preta so pra testes por enquanto.
Queria que quando o player colidise com o obj_bloco, ele nao passase por cima do bloco nem ficasse grudado, se ele tivesse na direçao "esquerda para a direita" e colidisse com o bloco ele pudece andar normalmente para as direcoes livres" para cima e para baixo o voltar" sem ficar grudado no bloco.
Aqui tem uma engine para demonstrar oque eu quero so que no bloco ou na colisao do player com o bloco nao tem nenhum codigo:
Engine
Bom, é o seguinte
Tenho dois objetos o player e o bloco, o bloco é uma sprite 32x32 preta so pra testes por enquanto.
Queria que quando o player colidise com o obj_bloco, ele nao passase por cima do bloco nem ficasse grudado, se ele tivesse na direçao "esquerda para a direita" e colidisse com o bloco ele pudece andar normalmente para as direcoes livres" para cima e para baixo o voltar" sem ficar grudado no bloco.
Aqui tem uma engine para demonstrar oque eu quero so que no bloco ou na colisao do player com o bloco nao tem nenhum codigo:
Engine
GabrielXavier- Games Ranking :
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Re: Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
use variaveis temporarias para checar a colisão
isso sempre funciona e nunca gruda
ex:
isso sempre funciona e nunca gruda
ex:
- Código:
var nx,ny,vel;vel=5;
nx=x+(keyboard_check(vk_right)-(keyboard_check(vk_left)))*vel;
ny=y+(keyboard_check(vk_down)-(keyboard_check(vk_up)))*vel;
if(place_free(nx,y))x=nx;
if(place_free(x,ny))y=ny;
Re: Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
Funcionou corretamente, mas no meu jogo to usando uma lib que encontrei aqui no forum para o player anda em um grid vertical e horizontal.
o movimento do player é dentro dessa lib por dra&drop, nao funcionou no jogo mas gostei muito desse seu codigo perfeito, obrigado Jiraya Meus parabens você é muito bom em GML.
Obrigado...
Aaa adicionei seu codigo na colisao do obj_player com o obj_bloco, devi se o local certo pq funcionou blz...
Off: Vou dormir amanha continuo
GabrielXavier- Games Ranking :
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Re: Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
descul-pe me se estiver revivendo o topico mas, por exemplo como eu posso adaptar esse codigo a colisao de um inimigo com um bloco solido! pq nesse caso e do player com um bloco solido! pq no meu jogo aki qunato mais rapido fika o inimigo quando ele colide com o bloco solido fika grudado!
Re: Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
- Código:
var nx,ny,vel;vel=5;
nx=x+(keyboard_check(vk_right)-(keyboard_check(vk_left)))*vel;
ny=y+(keyboard_check(vk_down)-(keyboard_check(vk_up)))*vel;
if(place_empty(nx,y))x=nx;
if(place_empty(x,ny))y=ny;
Tente isso deve funcionar;
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
mano eu disse inimigocomo inimigo pode usar keyboard? agente controla e so o player!
Re: Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
(Já que reviveram msm)Eu tava vendo aqui, e não entendi uma parte, o que acontece na subtração do keyboard_check?Alguem poderia explicar?
Denbs- Data de inscrição : 19/01/2011
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