Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentropor Rukasu777 Ontem à(s) 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
duvida com selecao de objetos
4 participantes
Página 1 de 1
duvida com selecao de objetos
como faço para clicar em um objeto e ao clicar em outro, eles troquem de lugar?
EDITADO:
criei uma variavel 'selecionado' do tipo boolean, quando clico, seto selecionado = true, mas nao sei como verificar qual objeto está com a variavel igual a true para alterar.
abraços.
EDITADO:
criei uma variavel 'selecionado' do tipo boolean, quando clico, seto selecionado = true, mas nao sei como verificar qual objeto está com a variavel igual a true para alterar.
abraços.
Última edição por itarodrigo em Sex 01 Out 2010, 10:48, editado 1 vez(es)
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
tente usar isso:
change object nos dois ex:
objeto 1 change objeto 2
objeto 2 change objeto 1
- Código:
x=mouse_x
y=mouse_y
change object nos dois ex:
objeto 1 change objeto 2
objeto 2 change objeto 1
freysun- Data de inscrição : 23/06/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 344
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
oi freysun,
como fazer para ao clicar no objeto, faça +- assim:
objeto1 = objeto_clicado;
como fazer para ao clicar no objeto, faça +- assim:
objeto1 = objeto_clicado;
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
então tena assim no objeto 1
Mouse left pressed(event)
na ação coloque change object objeto 2(o outro objeto?)
Agora no outrao
Mouse left pressed>change object=objeto 1(o primeiro)
Conclusão:
Eles vão trocar.
Mouse left pressed(event)
na ação coloque change object objeto 2(o outro objeto?)
Agora no outrao
Mouse left pressed>change object=objeto 1(o primeiro)
Conclusão:
Eles vão trocar.
freysun- Data de inscrição : 23/06/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 344
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
nao encontrei o comando change.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
Main 1:change istance
tem duas bolas uma azul e outra vermelha!
EDIT:
Não precisa de variavel,é só cirar por eventos,que nem eu te falei!
tem duas bolas uma azul e outra vermelha!
EDIT:
Não precisa de variavel,é só cirar por eventos,que nem eu te falei!
freysun- Data de inscrição : 23/06/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 344
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
ah, estou criando por codigo, pois tenho apenas 1 objeto com varias imagens, e estou criando varias instancias desse mesmo objeto.
entao preciso que quando o usuario clique no primeiro e no segundo, automaticamente o programa saiba qual foi clicado para poder trocar, entendeu?
nao estou trabalhando diretamente com os obejtos e sim, com as instancias dele.
entao preciso que quando o usuario clique no primeiro e no segundo, automaticamente o programa saiba qual foi clicado para poder trocar, entendeu?
nao estou trabalhando diretamente com os obejtos e sim, com as instancias dele.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
A entendi,bem por codes...
Mas quando vc clica no objeto(segundo o que eu te falei) o objeto
que vc clicou vai mudar!
Mas quando vc clica no objeto(segundo o que eu te falei) o objeto
que vc clicou vai mudar!
freysun- Data de inscrição : 23/06/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 344
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
estou usando o codigo abaixo:
ele dá o seguinte erro:
se alguem souber resolver, eu agradeço.
- Código:
var
x1, x2, y1, y2; //variaveir das posicoes
i = instance_position(x,y,all); //pega o index da instancia clicada
if (global.ob1 == 0)
{
global.ob1 = i; //se a variavel estiver vazia, seleciona o primeiro objeto
}
else
{
global.ob2 = i; //se a variavel estiver vazia, seleciona o segundo objeto
o1 = instance_id[global.ob1]; //quero que a variavel o1, seja a primeira instancia selecionada, aqui que dá o erro
o2 = instance_id[global.ob2];
x1 = o1.x;
y1 = o1.y;
x2 = o2.x;
y2 = o2.y;
with (o1)
{
x = x2;
y = y2;
}
with (o2)
{
x = x1;
y = y1;
}
ob1 = 0;
ob2 = 0;
}
ele dá o seguinte erro:
- Código:
ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Released
for object ob_azul:
Error in code at line 12:
o1 = instance_id[global.ob1];
^
at position 26: Array index >= 32000
se alguem souber resolver, eu agradeço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
O problema é que o GM não consegue fazer arrays maiores que 32000 elementos.
Ao invés de guardar os ids na posição da array, deixe o ID como o valor de um dos elementos dela!
Mas para trocar os objetos é bem simples:
Create de algum objeto "controle" ou no código de inicio da room:
Clicar no objeto:
Ao invés de guardar os ids na posição da array, deixe o ID como o valor de um dos elementos dela!
Mas para trocar os objetos é bem simples:
Create de algum objeto "controle" ou no código de inicio da room:
- Código:
global.OBJETO = noone;
Clicar no objeto:
- Código:
if (global.OBJETO)
{ var X, Y;
X = x; Y = y; //Guardar posições do 2º objeto, temporariamente.
x = global.OBJETO.x; //Mudar a posição X do 2º objeto para a do 1º
y = global.OBJETO.y; //Mudar a posição Y do 2º objeto para a do 1º
global.OBJETO.x = X; //Mudar a posição X do 1º objeto para a do 2º
global.OBJETO.y = Y; //Mudar a posição Y do 1º objeto para a do 2º
global.OBJETO = noone; //Resetar objetos clicados. Para ter que selecionar 2 novamente.
}
else
{global.OBJETO = id;} //Selecionar primeiro objeto.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida com selecao de objetos
Fiz uma engine, acho que vai dar certo:
EDIT:
O janx ja posto ¬¬
Espero ter ajudado...
FLWS!
- Código:
http://www.herosh.com/download/6207685/engine_seleciona_troca.rar.html
EDIT:
O janx ja posto ¬¬
Espero ter ajudado...
FLWS!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|