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[ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!

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sigi - [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!! Empty [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!

Mensagem por SIGILOSO Dom 12 Set 2010, 00:09



SIGI: Hey Pipolho, pegue seu guarda-chuva, vem vindo uma frente fria!
Pipolho: Mas tá fazendo 40 graus... o_o
SIGI: Esqueça, vc nao entendeu o trocadilho..... ¬¬


Olá GMBR!! Voltando aos velhos tempos, venho com um novo tutorial quando tenho um dia agradável... (Ela estava linda hoje, com seus cabelos tão lisos! sigi - [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!! 13014 )
Vamos hj aprender a montar um efeito de chuva bem realista!

Nome: CHUVA REALISTA!!
Descrição: Tutorial de como criar um efeito de chuva para seus jogos de plataformas 2D!
Nível de dificuldade: Iniciante/Mediano
Requerimentos: GM 6/7/8 - Pro
sigi - [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!! 0a1884a917

=== Como começamos, SIGILOSO?? ===

Para começar, iremos precisar das sprites do efeito: os pingos de chuva e as gotas de quando ela se chocar com o chão.


Pipolho: Ooh!! Os pingos irão de desfazer ao se chocarem com o chão? surpreso
SIGI: Sim, mas cale a boca e deixe eu terminar.... ¬¬


Aí estão nossas sprites: ( deve ser difícil clicar nelas pra salvá-las.... XD )
sigi - [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!! 7d4816ecf7 sigi - [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!! 9372410178
Bem simples, não? Tendo elas em mãos, vamos dar início ao tuto!
Vamos criar um objeto controlador da chuva. Não será necessário se vc tiver um objeto de controle, ou algo parecido.
Em seu CREATE, iremos declarar as seguintes variáveis:
Código:
global.CH_VENTO=0
global.CH_FORCA=1
Onde.... CH_VENTO irá declarar a velocidade horizontal da chuva, ou seja, poderemos criar uma chuva de vento, onde os pingos se inclinarão para um lado!
CH_FORCA irá definir a intensidade da chuva, ou seja, a quantidade de pingos que irão cair! =D

Com isso, nós iremos deixar nosso amigo controlador um pouco e começar a mecher com os pingos da chuva. Crie um novo objeto e o nomeie de obj_pingo_chuva, utilizando a sprite do pingo de chuva. Para os mais "lentos", é a sprite mais comprida.


Pipolho: Claro que sim, eu já tinha reparado!! sorrindo2
SIGI: :--': .........


No CREATE deste objeto, iremos colocar o seguinte:
Código:
x=random_range(view_xview,view_xview+640)
y=view_yview-sprite_height/2
vspeed=20
Calma criançada, não precisam me xingar! Já irei explicar esse código!
x=random_range(view_xview,view_xview+640), fará com que os pingos de chuva surjam apenas na parte da room captada pela view. Traduzindo.... Para evitar indesejáveis lags, os pingos de chuva surgirão apenas onde o player pode ver, evitando um excesso de intâncias!! =D
É o random_range que fará isso, fará com que o pingo de chuva surja em qualquer lugar onde o player possa ver.
y=view_yview-sprite_height/2 quase a mesma coisa, ele só irá aparecer onde o player pode ver!
E vspeed=20... acho que vcs podem deduzir sozinhos.


Pipolho: Nao.... o_o
SIGI: bravo... faz os pingos caírem.


Pois bem, no STEP deste objeto, iremos pôr o seguinte:
Código:
hspeed=global.CH_VENTO
image_angle=hspeed

if y-sprite_height/2>view_yview+480
instance_destroy()
Hey, já vi esse global.CH_VENTO antes!
A primeira metade deste codiguinho (essa palavra existe??)....
fará com que o pingo se mova na horizontal de acordo com a variável global.CH_VENTO, e também irá se inclinar, parecendo msm que é uma chuva de vento! Já a segunda metade do código, faz com que ele desapareça ao sair do alcance da view!

Bem, vamos deixar esse objeto quieto um pouco, tbm.
Agora falta fazer o efeito de quando o pingo colidir com algum objeto sólido!
Crie um novo objeto, o nomeie de obj_pingo_chuva_2, e dessa vez use a segunda sprite (pelo amor de Deus, espero que ninguem tenha confundido as sprites!!)
Em seu CREATE, vamos colocar o seguinte:
Código:
hspeed=random_range(-3,3)
vspeed=random_range(-5,0)
image_xscale=random_range(1,0.5)
image_yscale=image_xscale
Esse monte de random_range é que faz o verdadeiro efeito acontecer, pois irá fazer cada um dos "mini-pingos" se comportarem de maneira aleatória! =D
Agora, em seu STEP, colocaremos o seguinte:
Código:
image_alpha-=0.0.5
if image_alpha<0
instance_destroy()

vspeed+=0.2
Simplismente, os "mini-pingos" irão começar a desaparecer, até serem destruídos. Já criei um tuto sobre efeitos especiais que segue o msm esquema! Happy
E o vspeed+=0.2 fará com que eles caiam... óbvio u.u

Voltando ao nosso mano obj_pingo_chuva (malz a gíria... fui ver 5xFavela hoje XD), vamos agora criar um evento de colisão com o objeto sólido que vc utiliza em seu jogo. Chão, paredes... até msm o player e inimigos. Todos os objetos em que os pingos de chuva poderão interagir.
Nesse evento, coloque o seguinte:
Código:
instance_create(x,other.y-other.sprite_height/2,obj_pingo_chuva_2)
instance_create(x,other.y-other.sprite_height/2,obj_pingo_chuva_2)
instance_create(x,other.y-other.sprite_height/2,obj_pingo_chuva_2)
instance_destroy()
Traduzindo, ao tocar nesse objeto, o pingo de chuva será destruído, dando lugar ao efeito que criamos, dando a impressão de que o pingo de chuva foi dividido em várias gotinhas! =D

Agora só falta fazer com que os pingos de chuva apareçam na tela. Lembra do objeto controlador? Sim, aquele msm!
Volte nele e coloque este código em seu STEP:
(Este código foi refeito pelo grande amigo rafasgb! =D)
Código:
repeat(global.CH_FORCA)
{
instance_create(0,0,obj_pingo_chuva)
}


Pipolho: Haha, finalmente a sua face noob está surgindo!! Vc é um inúti que pede pros outros fazerem os códigos!!
SIGI: E você nao passa de um personagem fictício. :u_u:
Pipolho: Suspect ......


Fim do momento PIPOLHO, vamos explicar este código.
Ele fará com que, quanto maior for o valor da variável CH_FORCA, mais pingos de chuva surjam na tela! Simples, não?
Lembrando que esse efeito é 100% automático, ou seja, para que não chova dentro do jogo, a variável CH_FORCA deverá ter o valor igual a 0, caso contrário, começará a chover! \0/

Pronto! Depois de seguir todo este tuto, seu efeito estará feito! Razz
Explorando esse tuto, vc pode fazer com que, por exemplo, o player ou os inimigos sofrão dano com as gotas da chuva, ou até msm, criar um efeito de neve!

Bem, vou indo... dessa vez eu passo da fase 41 de Bubble Bobble!!!
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Última edição por SIGILOSO em Qua 06 Abr 2011, 11:02, editado 2 vez(es)
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Mensagem por rafasgb Dom 12 Set 2010, 02:17

Sigi, aquele seu código pode ser resumido assim:

Código:
repeat(global.CH_FORCA)
{
instance_create(0,0,obj_pingo_chuva)
}
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Mensagem por victor_aco Dom 12 Set 2010, 08:41

Muito bom esse tuto cara! Bem organizado, conteúdo interessante e além de tudo com uma pitada de comédia.
Ainda não testei aqui no GM mas pela imagem da pra perceber que é algo profissional.

(Eu acho que os tutoriais tinha que ter pelo menos 1 imagem pra mostrar o resultado)
Te +.
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Mensagem por SIGILOSO Dom 12 Set 2010, 09:27

rafasgb says:
Sigi, aquele seu código pode ser resumido assim:

Código:
repeat(global.CH_FORCA)
{
instance_create(0,0,obj_pingo_chuva)
}
Grande rafasgb! Mto obrigado cara, já irei adicionar ao tópico! =D

victor_bh says:
(Eu acho que os tutoriais tinha que ter pelo menos 1 imagem pra mostrar o resultado)
Te +.
Sim, eu adicionei a imagem para, além de tornar o tutorial mais chamativo e agradável, mostrar exatamente o propósito do tutorial! Happy
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Mensagem por peixoto Dom 12 Set 2010, 09:54

poxa, ninguem fas um tuto de chuva pro game maker 8 lt?? po eu queria por isto em meu jogo
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Mensagem por rafasgb Dom 12 Set 2010, 10:34

Peixoto esse tuto funciona para qualquer game maker, pelo que eu vi.
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Mensagem por CRP-Max Dom 12 Set 2010, 10:54

Ótimo tutorial SIGILOSO, vou estudar ele para um proximo jogo. (Cuidado a concorrencia esta de olho nos proximos troféis.HEHEHE).
Este seu dialogo com o Pipolho ta bem divertido, mas ciudado pra nâo discutir com ele na vida real.... sorrindo
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Mensagem por peixoto Dom 12 Set 2010, 11:13

rafasgb escreveu:Peixoto esse tuto funciona para qualquer game maker, pelo que eu vi.

esta escrito la no alto: gm 6/7/8 pro
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Mensagem por CLS Dom 12 Set 2010, 11:57

Ótimo Tutorial!
Cara,essa chuva está muito legal!
Eu fiz tudo direitinho,sem faltar uma letra!
Depois eu vou tentar fazer o efeito e neve sozinho!
Pessoal,podem acreditar,é bem realista!
Depois eu coloco uma foto do meu resultado!

=========================================EDIT===============================================

Eu criei a partir desse tutorial uma engine de efeito de neve:

Engine de Efeito de Neve.gmk

Se puder,por favor peço que coloque essa engine minha no tópico!
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Mensagem por SIGILOSO Dom 12 Set 2010, 15:23

peixoto says:
rafasgb escreveu:
peixoto esse tuto funciona para qualquer game maker, pelo que eu vi.

esta escrito la no alto: gm 6/7/8 pro

Não cheguei a testar no GM Lite, mas nao tenho certeza se iria funcionar pelo fato das sprites terem transparência. Mas vale a pena tentar, e se nao der, basta substituir por sprites totalmente opacas Happy
afro
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Mensagem por Fuzenrad Dom 12 Set 2010, 16:59

Muito bem explicado, eu particularmente o teria escrito com mais seriedade (uma formatação mais técnica, sem abreviações etc), mas isso não desmerece o seu trabalho, gostei bastante, principalmente do resultado final, diferente do padrão careta do Game Maker.
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Mensagem por VerdiMare Dom 12 Set 2010, 20:18

mt bom aew, sempre bem explicado os seus tutos
parabens por mais este sigi-tuto xD
o efeito ficou mt bom =D

Até mais
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Mensagem por Grotle Dom 12 Set 2010, 21:26

Muito legal esse efeito de chuva...
Eu tinha visto uma engine parecida com essa em outro fórum, só que essa é mais simples.
Parabéns pelo tutorial!
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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire Dom 12 Set 2010, 21:35

sigiloso eu não tenho um objeto controlador como eu fasso um?
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Mensagem por Super Games Seg 13 Set 2010, 08:20

Natan Kawan Araujo Freire escreveu:sigiloso eu não tenho um objeto controlador como eu fasso um?

É so fazer um objeto com o nome de obj_controlador.
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Mensagem por Kyuubi Seg 13 Set 2010, 08:30

ontem eu li o tuto mas eu tava mexendo com um monte de coisas e esqueci de comentar.
seu tutorial é muito bom,eu tava necessitando de uma chuva com 'respingos' pois aquela do game maker não tá com nada Happy,e é claro que vou postar creditos.espero mais tutoriais em!!!! Happy
flws!!!
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Mensagem por wac2007 Qui 23 Set 2010, 18:22

Seu tutorial está bem bacana, seria interessante também colocar um "flash" na tela, simulando trovões^^

Continue postando bons tutoriais pq vc manda maan Happy

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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire Dom 26 Set 2010, 20:45

cara seus tutus são exelentes mas seria bom se tivesse uma engine no final para mostrar como fica
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Mensagem por SIGILOSO Dom 26 Set 2010, 20:55

Natan Kawan Araujo Freire says:
cara seus tutus são exelentes mas seria bom se tivesse uma engine no final para mostrar como fica
Obrigado cara! =D
Quanto a engine, isso seria prejudicial, afinal, pra que ler o tutorial se vc pode baixar a engine pronta?
Isso faria com que os mais preguissosos, ao invéz de aprender como o sistema funciona, pegasse pronto pra depois falar "Mamãe, olha o que eu fiz!!"
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Mensagem por SuperHacker Dom 24 Out 2010, 19:24

SIGILOSO escreveu:
Natan Kawan Araujo Freire says:
cara seus tutus são exelentes mas seria bom se tivesse uma engine no final para mostrar como fica
Obrigado cara! =D
Quanto a engine, isso seria prejudicial, afinal, pra que ler o tutorial se vc pode baixar a engine pronta?
Isso faria com que os mais preguissosos, ao invéz de aprender como o sistema funciona, pegasse pronto pra depois falar "Mamãe, olha o que eu fiz!!"
afro

vc tem razao... devia deixar então uma imagem ou video do resultado...
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