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[ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
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SIGILOSO
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
SIGI: Hey Pipolho, pegue seu guarda-chuva, vem vindo uma frente fria!
Pipolho: Mas tá fazendo 40 graus... o_o
SIGI: Esqueça, vc nao entendeu o trocadilho..... ¬¬
Olá GMBR!! Voltando aos velhos tempos, venho com um novo tutorial quando tenho um dia agradável... (Ela estava linda hoje, com seus cabelos tão lisos! )
Vamos hj aprender a montar um efeito de chuva bem realista!
Nome: CHUVA REALISTA!!
Descrição: Tutorial de como criar um efeito de chuva para seus jogos de plataformas 2D!
Nível de dificuldade: Iniciante/Mediano
Requerimentos: GM 6/7/8 - Pro
=== Como começamos, SIGILOSO?? ===
Para começar, iremos precisar das sprites do efeito: os pingos de chuva e as gotas de quando ela se chocar com o chão.
Pipolho: Ooh!! Os pingos irão de desfazer ao se chocarem com o chão?
SIGI: Sim, mas cale a boca e deixe eu terminar.... ¬¬
Aí estão nossas sprites: ( deve ser difícil clicar nelas pra salvá-las.... XD )
Bem simples, não? Tendo elas em mãos, vamos dar início ao tuto!
Vamos criar um objeto controlador da chuva. Não será necessário se vc tiver um objeto de controle, ou algo parecido.
Em seu CREATE, iremos declarar as seguintes variáveis:
- Código:
global.CH_VENTO=0
global.CH_FORCA=1
Já CH_FORCA irá definir a intensidade da chuva, ou seja, a quantidade de pingos que irão cair! =D
Com isso, nós iremos deixar nosso amigo controlador um pouco e começar a mecher com os pingos da chuva. Crie um novo objeto e o nomeie de obj_pingo_chuva, utilizando a sprite do pingo de chuva. Para os mais "lentos", é a sprite mais comprida.
Pipolho: Claro que sim, eu já tinha reparado!!
SIGI: :--': .........
No CREATE deste objeto, iremos colocar o seguinte:
- Código:
x=random_range(view_xview,view_xview+640)
y=view_yview-sprite_height/2
vspeed=20
x=random_range(view_xview,view_xview+640), fará com que os pingos de chuva surjam apenas na parte da room captada pela view. Traduzindo.... Para evitar indesejáveis lags, os pingos de chuva surgirão apenas onde o player pode ver, evitando um excesso de intâncias!! =D
É o random_range que fará isso, fará com que o pingo de chuva surja em qualquer lugar onde o player possa ver.
y=view_yview-sprite_height/2 quase a mesma coisa, ele só irá aparecer onde o player pode ver!
E vspeed=20... acho que vcs podem deduzir sozinhos.
Pipolho: Nao.... o_o
SIGI: ... faz os pingos caírem.
Pois bem, no STEP deste objeto, iremos pôr o seguinte:
- Código:
hspeed=global.CH_VENTO
image_angle=hspeed
if y-sprite_height/2>view_yview+480
instance_destroy()
A primeira metade deste codiguinho (essa palavra existe??)....
fará com que o pingo se mova na horizontal de acordo com a variável global.CH_VENTO, e também irá se inclinar, parecendo msm que é uma chuva de vento! Já a segunda metade do código, faz com que ele desapareça ao sair do alcance da view!
Bem, vamos deixar esse objeto quieto um pouco, tbm.
Agora falta fazer o efeito de quando o pingo colidir com algum objeto sólido!
Crie um novo objeto, o nomeie de obj_pingo_chuva_2, e dessa vez use a segunda sprite (pelo amor de Deus, espero que ninguem tenha confundido as sprites!!)
Em seu CREATE, vamos colocar o seguinte:
- Código:
hspeed=random_range(-3,3)
vspeed=random_range(-5,0)
image_xscale=random_range(1,0.5)
image_yscale=image_xscale
Agora, em seu STEP, colocaremos o seguinte:
- Código:
image_alpha-=0.0.5
if image_alpha<0
instance_destroy()
vspeed+=0.2
E o vspeed+=0.2 fará com que eles caiam... óbvio
Voltando ao nosso mano obj_pingo_chuva (malz a gíria... fui ver 5xFavela hoje XD), vamos agora criar um evento de colisão com o objeto sólido que vc utiliza em seu jogo. Chão, paredes... até msm o player e inimigos. Todos os objetos em que os pingos de chuva poderão interagir.
Nesse evento, coloque o seguinte:
- Código:
instance_create(x,other.y-other.sprite_height/2,obj_pingo_chuva_2)
instance_create(x,other.y-other.sprite_height/2,obj_pingo_chuva_2)
instance_create(x,other.y-other.sprite_height/2,obj_pingo_chuva_2)
instance_destroy()
Agora só falta fazer com que os pingos de chuva apareçam na tela. Lembra do objeto controlador? Sim, aquele msm!
Volte nele e coloque este código em seu STEP:
(Este código foi refeito pelo grande amigo rafasgb! =D)
- Código:
repeat(global.CH_FORCA)
{
instance_create(0,0,obj_pingo_chuva)
}
Pipolho: Haha, finalmente a sua face noob está surgindo!! Vc é um inúti que pede pros outros fazerem os códigos!!
SIGI: E você nao passa de um personagem fictício. :u_u:
Pipolho: ......
Fim do momento PIPOLHO, vamos explicar este código.
Ele fará com que, quanto maior for o valor da variável CH_FORCA, mais pingos de chuva surjam na tela! Simples, não?
Lembrando que esse efeito é 100% automático, ou seja, para que não chova dentro do jogo, a variável CH_FORCA deverá ter o valor igual a 0, caso contrário, começará a chover! \0/
Pronto! Depois de seguir todo este tuto, seu efeito estará feito!
Explorando esse tuto, vc pode fazer com que, por exemplo, o player ou os inimigos sofrão dano com as gotas da chuva, ou até msm, criar um efeito de neve!
Bem, vou indo... dessa vez eu passo da fase 41 de Bubble Bobble!!!
Última edição por SIGILOSO em Qua 06 Abr 2011, 11:02, editado 2 vez(es)
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Sigi, aquele seu código pode ser resumido assim:
- Código:
repeat(global.CH_FORCA)
{
instance_create(0,0,obj_pingo_chuva)
}
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Muito bom esse tuto cara! Bem organizado, conteúdo interessante e além de tudo com uma pitada de comédia.
Ainda não testei aqui no GM mas pela imagem da pra perceber que é algo profissional.
(Eu acho que os tutoriais tinha que ter pelo menos 1 imagem pra mostrar o resultado)
Te +.
Ainda não testei aqui no GM mas pela imagem da pra perceber que é algo profissional.
(Eu acho que os tutoriais tinha que ter pelo menos 1 imagem pra mostrar o resultado)
Te +.
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Grande rafasgb! Mto obrigado cara, já irei adicionar ao tópico! =Drafasgb says:
Sigi, aquele seu código pode ser resumido assim:
Código:
repeat(global.CH_FORCA)
{
instance_create(0,0,obj_pingo_chuva)
}
Sim, eu adicionei a imagem para, além de tornar o tutorial mais chamativo e agradável, mostrar exatamente o propósito do tutorial!victor_bh says:
(Eu acho que os tutoriais tinha que ter pelo menos 1 imagem pra mostrar o resultado)
Te +.
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
poxa, ninguem fas um tuto de chuva pro game maker 8 lt?? po eu queria por isto em meu jogo
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Peixoto esse tuto funciona para qualquer game maker, pelo que eu vi.
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Ótimo tutorial SIGILOSO, vou estudar ele para um proximo jogo. (Cuidado a concorrencia esta de olho nos proximos troféis.HEHEHE).
Este seu dialogo com o Pipolho ta bem divertido, mas ciudado pra nâo discutir com ele na vida real....
Este seu dialogo com o Pipolho ta bem divertido, mas ciudado pra nâo discutir com ele na vida real....
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
rafasgb escreveu:Peixoto esse tuto funciona para qualquer game maker, pelo que eu vi.
esta escrito la no alto: gm 6/7/8 pro
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Ótimo Tutorial!
Cara,essa chuva está muito legal!
Eu fiz tudo direitinho,sem faltar uma letra!
Depois eu vou tentar fazer o efeito e neve sozinho!
Pessoal,podem acreditar,é bem realista!
Depois eu coloco uma foto do meu resultado!
=========================================EDIT===============================================
Eu criei a partir desse tutorial uma engine de efeito de neve:
Engine de Efeito de Neve.gmk
Se puder,por favor peço que coloque essa engine minha no tópico!
Cara,essa chuva está muito legal!
Eu fiz tudo direitinho,sem faltar uma letra!
Depois eu vou tentar fazer o efeito e neve sozinho!
Pessoal,podem acreditar,é bem realista!
Depois eu coloco uma foto do meu resultado!
=========================================EDIT===============================================
Eu criei a partir desse tutorial uma engine de efeito de neve:
Engine de Efeito de Neve.gmk
Se puder,por favor peço que coloque essa engine minha no tópico!
Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
peixoto says:rafasgb escreveu:
peixoto esse tuto funciona para qualquer game maker, pelo que eu vi.
esta escrito la no alto: gm 6/7/8 pro
Não cheguei a testar no GM Lite, mas nao tenho certeza se iria funcionar pelo fato das sprites terem transparência. Mas vale a pena tentar, e se nao der, basta substituir por sprites totalmente opacas
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Muito bem explicado, eu particularmente o teria escrito com mais seriedade (uma formatação mais técnica, sem abreviações etc), mas isso não desmerece o seu trabalho, gostei bastante, principalmente do resultado final, diferente do padrão careta do Game Maker.
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
mt bom aew, sempre bem explicado os seus tutos
parabens por mais este sigi-tuto xD
o efeito ficou mt bom =D
Até mais
parabens por mais este sigi-tuto xD
o efeito ficou mt bom =D
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Muito legal esse efeito de chuva...
Eu tinha visto uma engine parecida com essa em outro fórum, só que essa é mais simples.
Parabéns pelo tutorial!
Eu tinha visto uma engine parecida com essa em outro fórum, só que essa é mais simples.
Parabéns pelo tutorial!
Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
sigiloso eu não tenho um objeto controlador como eu fasso um?
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Natan Kawan Araujo Freire escreveu:sigiloso eu não tenho um objeto controlador como eu fasso um?
É so fazer um objeto com o nome de obj_controlador.
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
ontem eu li o tuto mas eu tava mexendo com um monte de coisas e esqueci de comentar.
seu tutorial é muito bom,eu tava necessitando de uma chuva com 'respingos' pois aquela do game maker não tá com nada ,e é claro que vou postar creditos.espero mais tutoriais em!!!!
flws!!!
seu tutorial é muito bom,eu tava necessitando de uma chuva com 'respingos' pois aquela do game maker não tá com nada ,e é claro que vou postar creditos.espero mais tutoriais em!!!!
flws!!!
Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Seu tutorial está bem bacana, seria interessante também colocar um "flash" na tela, simulando trovões^^
Continue postando bons tutoriais pq vc manda maan
FLws /
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
cara seus tutus são exelentes mas seria bom se tivesse uma engine no final para mostrar como fica
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
Obrigado cara! =DNatan Kawan Araujo Freire says:
cara seus tutus são exelentes mas seria bom se tivesse uma engine no final para mostrar como fica
Quanto a engine, isso seria prejudicial, afinal, pra que ler o tutorial se vc pode baixar a engine pronta?
Isso faria com que os mais preguissosos, ao invéz de aprender como o sistema funciona, pegasse pronto pra depois falar "Mamãe, olha o que eu fiz!!"
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Re: [ SIGI-TUTO ] CHUVA REALISTA!!
SIGILOSO escreveu:Obrigado cara! =DNatan Kawan Araujo Freire says:
cara seus tutus são exelentes mas seria bom se tivesse uma engine no final para mostrar como fica
Quanto a engine, isso seria prejudicial, afinal, pra que ler o tutorial se vc pode baixar a engine pronta?
Isso faria com que os mais preguissosos, ao invéz de aprender como o sistema funciona, pegasse pronto pra depois falar "Mamãe, olha o que eu fiz!!"
vc tem razao... devia deixar então uma imagem ou video do resultado...
SuperHacker- Data de inscrição : 19/05/2010
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