GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

+13
Assassino
danrau1
jpaulo
mateus luz
Super Games
The Wizard
RodrigoM.
Tiger
correiajoao
Luan Maia
BioTrust
Paulo Softwares
SIGILOSO
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por SIGILOSO Qua 21 Jul 2010, 22:20

Falaaee moçada!
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD

Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.

Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:

Código:
global.TREMOR=0
global.TREMOR2=0

Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:

TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor Happy
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!

Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!

Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite:

Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0

Agora,num código separado,digite:

Código:
if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}

if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}

if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}

Até q nao é um código tao grande,nao é msm?? Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.

Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )

No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:

Código:
if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}

Como TREMOR está igual a zero,usando a variável view_angle ( o ângulo da room ),a tela irá inclinar numa velocidade definida pela variável TREMOR2,até q,ao inclinar até certo ponto,tbm definido pela variável TREMOR2,TREMOR fica sendo igual a 1,o q desativa esta parte do código,ativando esta:

Código:
if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}

É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:

Código:
if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}

Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2? Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme". Happy
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!

Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD

Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe? Happy
afro


Última edição por SIGILOSO em Qui 05 Ago 2010, 09:43, editado 1 vez(es)
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por Paulo Softwares Qua 21 Jul 2010, 22:26

Se não me engano tem um tutorial parecido no forum.
Legal seu tuto.

Valew \o/
Paulo Softwares
Paulo Softwares

Data de inscrição : 19/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por BioTrust Qua 21 Jul 2010, 22:34

Wow! Não sabia que dava para se fazer efeitos tão reais no game maker! Parabéns, primeiramente para o Mark por desenvolver a ótima ferramenta game maker, e depois para o Felipe, por estar sempre nos ensinando coisas novas. O tutorial ficou ótimo mesmo, como sempre bem coesivo, o que ajuda na leitura, e também bem explicativo, o que ajuda no entendimento.

Muito bom mesmo Felipe, o tutorial está 10! Continue assim, você só tende a crescer Happy !

Parabéns mesmo, está ótimo²! Se eu soubesse que você era tão bom programador, teria te explorado mais no msn, rsrsrs... Abraços.
BioTrust
BioTrust

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 410
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://livrodojovemnerd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por Luan Maia Qui 22 Jul 2010, 00:30

Muito bom seu tutorial, talvez daqui um tempo eu tentaria fazer um sistema também pro meu projeto que está em desenvolvimento, mas agora você "abriu" a minha mente. xD
flw
Luan Maia
Luan Maia

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por correiajoao Qui 22 Jul 2010, 07:47

legal esse tuto! valew [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Icon_cool
correiajoao
correiajoao

Data de inscrição : 05/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por Tiger Qui 22 Jul 2010, 10:36

Gostei do tuto, vai ser util para a animação do jogo ou alguma parte de ação do jogo. Very Happy
Tiger
Tiger

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por correiajoao Qui 22 Jul 2010, 14:23

concordo, esse tuto fai ser usado em meu game! Razz
correiajoao
correiajoao

Data de inscrição : 05/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por SIGILOSO Qui 22 Jul 2010, 20:31

Obrigado gente!
Sempre q eu desenvolver novas formas de criar algo no GM,
irei postar aki para compartilhar com vcs!
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por RodrigoM. Qui 22 Jul 2010, 20:44

Otimo Sigiloso, A RT não seria a força que é hoje sem as suas fasanahs! o/
pASOPKASPKO

parabéns, Ficou Fodastico! o/

Continue assim, e obrigado pela contribuição! Happy

CyraxX
avatar
RodrigoM.

Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por The Wizard Qui 22 Jul 2010, 23:42

ficou muito massa usei quando um avião cai no chão ficou bem legal !!
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por Super Games Sex 23 Jul 2010, 23:07

Parabens SIGILOSO!
Um dos melhores tutoriais do forum.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por correiajoao Sáb 24 Jul 2010, 14:01

Parabens SIGILOSO!
Um dos melhores tutoriais do forum.

Concordo!! investigador
correiajoao
correiajoao

Data de inscrição : 05/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por mateus luz Sáb 24 Jul 2010, 14:31

to fazendo um jogo estilo guitar hero e vou usar pra "sacudir" o jogo no especial
otimo tuto
avatar
mateus luz

Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por jpaulo Sáb 24 Jul 2010, 17:37

Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por danrau1 Sáb 24 Jul 2010, 17:46

jpaulo escreveu:
Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?

Bem, você usa as variáveis com vk_, por exemplo:

Código:
vk_up
vk_enter
danrau1
danrau1

Data de inscrição : 07/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por jpaulo Sáb 24 Jul 2010, 17:49

e,deu certo,a tuto ta muito legal e funciona na lite.vlw!
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por BioTrust Sáb 24 Jul 2010, 18:15

Ou se quiser para numeros:
numpad_1

Letras:
ord_A
ord_B
ord_C
...

BioTrust
BioTrust

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 410
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://livrodojovemnerd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por jpaulo Sáb 24 Jul 2010, 18:28

ta bom,vlw(oq seria de mim sem esse forum...)!
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por Assassino Dom 15 Ago 2010, 12:59

muito interessante para fazer tipos de explosões e efeitos relacionados vou utilizar esse em um projeto!
FLW!


Última edição por EZIO em Ter 25 Out 2011, 14:17, editado 1 vez(es)
Assassino
Assassino

Data de inscrição : 13/08/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 390
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rockstarfamilies.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por GuiMaker Seg 24 Out 2011, 23:10

jpaulo escreveu:
Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?
O código ficaria assim :

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)=true
global.TREMOR2=4 //Ou algum outro valor maior que 0

Explicando o código :
"if keyboard_check_pressed(vk_space)=true" = se a barra de espaço for apertada(...)
Era só colocar vk_+ o nome da tecla que você queria.
E pronto,não dá mais erro. Happy
GuiMaker
GuiMaker

Data de inscrição : 09/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 23
Prêmios : [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Empty Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos