Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Ontem à(s) 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tutorial] Loops
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Loops
Loops
Em algumas situações, vemos a necessidade de usar funções repetitivas, seja pra desenhar uma lista ou pra verificar objetos na tela e em algumas dessas não é possível fazer utilizando-se de comandos simples, como o popular IF. Visando dar uma base para novas tentativas, pretendo explicar como funcionam os principais comandos de repetição: For, While e Do Until (Para, Enquanto e Faça Até Que).
For: É mais usado quando sabemos a quantidade exata de vezes que será executado, é recomendado pra variáveis seqüênciais, responsável por localização na tela, mudança de variáveis entre outros.
O for comporta-se da seguinte maneira:
for (inicio; condição; inclemento) { comando }
Você inicia uma variável em início, como pos=1, condição é responsável por garantir que o loop continue (pode ser pos<=10), se for uma condição verdadeira (true) o for continua e inclementa (pos+=1), porém se for falso (false), não faz nada e reinicia a variável de início (pos=1).
No exemplo, vou desenhar na tela uma tabela com os 10 nomes do highscore:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Comentando:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Aqui foi indicado que cada a posição vertical do texto varie conforme o valor de pos, evitando que o texto fique sobreposto.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Parte responsável por inserir a posição na lista, cada posição terá sua indicação, ficaria assim: "1.", "2.", "3." etc.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
E finalmente aqui, o nome de cada posição é colocado na frente da sua respectiva colocação. O resultado final será uma tabela com os nomes dos 10 melhores jogadores em ordem e numerado de 1 a 10.
While: É bastante usado pra repetições grandes, ou até infinitas, usado para executar comandos enquanto uma determinada condição for verdadeira. O comando while não é muito recomendável quando se quer controle, como posição.
O comando While pode ser resumido com:
while condição { comando }
Por exemplo:
while instance_number(obj_inimigo)<100 {
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_inimigo) }
Nesse exemplo, sempre haverá 100 inimigos na room.
Do Until: É bastante similar ao comando While, porém funciona de forma diferente, ele executa funções até que a condição seja verdadeira.
Sua sintax é:
do {
comando
}
until condição
Por exemplo, eu tenho um jogo, onde a vida do meu personagem se regenera sozinha, porém, bastante lenta, eu poderia resolver com o Do, assim:
do {
vida+=0.01;
}
until vida<100
Nesse exemplo, será executado "vida+=0.01;" até que a condição "vida<100" seja falsa.
Boa sorte com seus jogos, espero que eu tenha me expressado de forma fácil, qualquer dúvida, perguntem.
Em algumas situações, vemos a necessidade de usar funções repetitivas, seja pra desenhar uma lista ou pra verificar objetos na tela e em algumas dessas não é possível fazer utilizando-se de comandos simples, como o popular IF. Visando dar uma base para novas tentativas, pretendo explicar como funcionam os principais comandos de repetição: For, While e Do Until (Para, Enquanto e Faça Até Que).
For: É mais usado quando sabemos a quantidade exata de vezes que será executado, é recomendado pra variáveis seqüênciais, responsável por localização na tela, mudança de variáveis entre outros.
O for comporta-se da seguinte maneira:
for (inicio; condição; inclemento) { comando }
Você inicia uma variável em início, como pos=1, condição é responsável por garantir que o loop continue (pode ser pos<=10), se for uma condição verdadeira (true) o for continua e inclementa (pos+=1), porém se for falso (false), não faz nada e reinicia a variável de início (pos=1).
No exemplo, vou desenhar na tela uma tabela com os 10 nomes do highscore:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Comentando:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Aqui foi indicado que cada a posição vertical do texto varie conforme o valor de pos, evitando que o texto fique sobreposto.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Parte responsável por inserir a posição na lista, cada posição terá sua indicação, ficaria assim: "1.", "2.", "3." etc.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
E finalmente aqui, o nome de cada posição é colocado na frente da sua respectiva colocação. O resultado final será uma tabela com os nomes dos 10 melhores jogadores em ordem e numerado de 1 a 10.
While: É bastante usado pra repetições grandes, ou até infinitas, usado para executar comandos enquanto uma determinada condição for verdadeira. O comando while não é muito recomendável quando se quer controle, como posição.
O comando While pode ser resumido com:
while condição { comando }
Por exemplo:
while instance_number(obj_inimigo)<100 {
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_inimigo) }
Nesse exemplo, sempre haverá 100 inimigos na room.
Do Until: É bastante similar ao comando While, porém funciona de forma diferente, ele executa funções até que a condição seja verdadeira.
Sua sintax é:
do {
comando
}
until condição
Por exemplo, eu tenho um jogo, onde a vida do meu personagem se regenera sozinha, porém, bastante lenta, eu poderia resolver com o Do, assim:
do {
vida+=0.01;
}
until vida<100
Nesse exemplo, será executado "vida+=0.01;" até que a condição "vida<100" seja falsa.
Boa sorte com seus jogos, espero que eu tenha me expressado de forma fácil, qualquer dúvida, perguntem.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Loops
Fuzenrad bem legal cara mais podia ser mais mais simples
Daniel uzumaki- Data de inscrição : 20/05/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 67
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Loops
Por isso esta na sesão de tutoriais avançados.Daniel uzumaki digitou:
Fuzenrad bem legal cara mais podia ser mais mais simples
@Topic:
Fuzenrad ótima explicação, ótimos exemplos e ótimo tutorial. Era um dos tutorias que faltava aqui na GMBR. Está tudo impecável, parabéns cara .
FLWS!
Re: [Tutorial] Loops
Ótimo tutorial.
Pra quem já entende de programação ta bem legível.
Puxa podia ter usado alguns destes comandos no meu jogo...
Pra quem já entende de programação ta bem legível.
Puxa podia ter usado alguns destes comandos no meu jogo...
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Loops
Alex FC o.O desculpa cara so queria dar uma olhada pra ver si ajudava no meu jogo mano
Daniel uzumaki- Data de inscrição : 20/05/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 67
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos