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|::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
+4
batata95
Henrique_GJ
wac2007
RodrigoM.
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
|::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
Bem guy's, bem vindos, ao mais um tutorial meu! :B
Descrição: Nesse tutorial irei ensinar a vocês como fazer um sistema de seleção de idiomas, que o jogador selecione apenas uma vez o idioma ao iniciar o jogo, Para isso iremos usar INI, Entendeu? Não? No decorrer você entende! [:¬D]
Requerimentos: versão PRO
Mão na massa! =D
Para esse tutorial iremos precisar de:
-Papel
-Tesoura
-Cola
-De três rooms, uma inicial para armazenar os valores do jogo, no nosso caso do idioma, uma para fazer a tela de seleção de língua, e uma para testa
-Dois objetos, um para controlar o idioma, e outro para teste
-um script para simplificar a tradução
-um arquivo ini para salvar o idioma
Modo de preparo:
coloque tudo na batedeira
abra o arquivo ini que foi feito e coloque:
Agora no GM, de o nome para a primeira room, de Load_game, para a segunda de rm_lingua, para a terceira de rm_teste
Abra a room Load_Game e na abba settings clique em creation code, ai coloque:
na objeto criado coloque o nome de obj_lingua, e no evento create dele coloque:
Agradecer o alex, por me ensinar esse meio mais fácil de desenhar barra!
No evento draw coloque:
agora no step, ou no draw mesmo se preferir, vamos colocar o código para movimentar a barra:
pronto o objeto esta pronto, pode colocar ele na room rm_lingua.
Lembra do script que eu pedi para criar? Vamos usar ele agora!
De o nome de scr_traduzindo para ele.
Coloque o seguinte codigo:
o argument2 é como se fosse um texto do draw_text, mais um texto só se a variavel global lingua for igual a 1, se a variavel for 0 o texto vai ser o argument3!
Vou resumir de novo:
O script faz que, quando a variável global lingua, for 1 ou 0 mudar o texto do draw_text!
Vamos fazer um teste agora!
se tudo ocorreu tudo certo, se a barra mover para baixo tem que mudar o texto, de Brasil, para USA, se mover para cima tem que mudar de USA para Brasil, senão, de uma relida no tuto, ou pergunte abaixo do topico!
Ahhh, ainda não acabo! [Z¬D]
Mais falta pouco, agora no segundo objeto, de o nome de obj_teste, e coloca no draw dele, aquele mesmo script da tradução:
Agora coloque esse objeto na room rm_teste, e rode tudo!
Quando vocÊ aperta enter na posição 350 do menuy o texto que tem que aparece na rm_teste é Brasil, se não aparecer, mostre teu erro ou pergunta abaixo!
Download:
http://www.easy-share.com/1909417837/Engines_idioma.rar
Nem caprichei na engine, como de costume! .-.
Duvidas, Criticas, Elogios, Não deixe de postar! =D
CyraxX: Um Tutorial novo todo domingo! [:¬D]
Descrição: Nesse tutorial irei ensinar a vocês como fazer um sistema de seleção de idiomas, que o jogador selecione apenas uma vez o idioma ao iniciar o jogo, Para isso iremos usar INI, Entendeu? Não? No decorrer você entende! [:¬D]
Requerimentos: versão PRO
Tutorial de Rodrigo Mattos - GMBR
Mão na massa! =D
Para esse tutorial iremos precisar de:
-Tesoura
-Cola
-De três rooms, uma inicial para armazenar os valores do jogo, no nosso caso do idioma, uma para fazer a tela de seleção de língua, e uma para testa
-Dois objetos, um para controlar o idioma, e outro para teste
-um script para simplificar a tradução
-um arquivo ini para salvar o idioma
Modo de preparo:
abra o arquivo ini que foi feito e coloque:
- Código:
[idioma] ;;sessão
linguagem = 2 ;;chave
Agora no GM, de o nome para a primeira room, de Load_game, para a segunda de rm_lingua, para a terceira de rm_teste
Abra a room Load_Game e na abba settings clique em creation code, ai coloque:
- Código:
ini_open('idioma.dat') //abre o ini que foi feito anteriormente
global.lingua := ini_read_real('idioma','linguagem',2) /*aqui, a variavel global.lingua, vai ser igual o valor real que esta na sessão idioma, na chave linguagem, ai se der erro o valor vai ser 2*/
ini_close() //fecha o ini
/*Essa parte aqui eu aconselho coloca depois que o jogo estiver pronto, porque quando vc liga o jogo vai entra para a tela de escolher o idioma, ai você escolhe e o jogo vai fica no idioma escolhido, fica a dica, mais para o tutorial pode coloca depois vc muda o valor do ini*/
if global.lingua := 2{ // aqui vai ver se o valor na ini for igual a 2(lembrando que 2 é um valor para mudar de room
room_goto_next() //vai para a proxima room, que no caso seria a room de seleção de lingua
}
else // se o valor não for 2
room_goto(rm_teste) // vai para a room de teste
na objeto criado coloque o nome de obj_lingua, e no evento create dele coloque:
- Código:
menuy := 350 //posição y da barra
gro := 100 //grossura da barra
No evento draw coloque:
- Código:
//desenha uma barra, Selecione a posição que quiser, para ela
draw_rectangle_color(room_width/2,menuy,room_width/3,menuy+gro,c_white,c_white,c_white,c_white,1)
// esse aqui pode apagar se quiser, é só para temos controle da posição da barra
draw_text_color(room_width/2,400-50,'y = '+string(yy),c_red,c_white,c_red,c_white,1)
//esse aqui vai ser o script de tradução, que faremos logo em seguida
scr_traduzindo(x,y,'BRASIL','USA',c_white,c_red,c_black,c_white,1)
/*Onde ta Brasil Coloca o texto Brasileiro, onde ta USA colcoa o texto americano,e onde esta c_cor, pode escolher a cor que quiser, e 1 é o transparencia do texto*/
agora no step, ou no draw mesmo se preferir, vamos colocar o código para movimentar a barra:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_down) && menuy < 450 //480 é o máximo para menuy
{
menuy+=gro//vai para baixo
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) && menuy > 350 //350 é o minimo para menuy
{
menuy-=gro//vai para cima
}
//aqui você coloca se quiser, é mais um teste para você ver a mudança dos textos
if menuy= 350{global.lingua = 1}
if menuy= 450{global.lingua = 0}
//aqui vai definir se for pressionado enter na posição N da barra, mudar o idioma, e salvar no ini!
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {
if menuy := 350{global.lingua := 1}
if menuy := 450{global.lingua := 0}
ini_open('idioma.dat')
ini_write_real('idioma','linguagem',global.lingua) //aqui ele vai escrever no ini o valor do global.lingua
ini_close()
room_goto(rm_teste) //muda para a room teste
}
pronto o objeto esta pronto, pode colocar ele na room rm_lingua.
Lembra do script que eu pedi para criar? Vamos usar ele agora!
De o nome de scr_traduzindo para ele.
Coloque o seguinte codigo:
- Código:
//brasil
if global.lingua := 1 {
draw_text_color(argument0,argument1,argument2,argument4,argument5,argument6,argument7,argument8)
}
//USA
if global.lingua := 0 {
draw_text_color(argument0,argument1,argument3,argument4,argument5,argument6,argument7,argument8)
}
o argument2 é como se fosse um texto do draw_text, mais um texto só se a variavel global lingua for igual a 1, se a variavel for 0 o texto vai ser o argument3!
Vou resumir de novo:
O script faz que, quando a variável global lingua, for 1 ou 0 mudar o texto do draw_text!
Vamos fazer um teste agora!
se tudo ocorreu tudo certo, se a barra mover para baixo tem que mudar o texto, de Brasil, para USA, se mover para cima tem que mudar de USA para Brasil, senão, de uma relida no tuto, ou pergunte abaixo do topico!
Ahhh, ainda não acabo! [Z¬D]
Mais falta pouco, agora no segundo objeto, de o nome de obj_teste, e coloca no draw dele, aquele mesmo script da tradução:
- Código:
scr_traduzindo(x,y,'BRASIL','USA',c_white,c_red,c_black,c_white,1)
Agora coloque esse objeto na room rm_teste, e rode tudo!
Quando vocÊ aperta enter na posição 350 do menuy o texto que tem que aparece na rm_teste é Brasil, se não aparecer, mostre teu erro ou pergunta abaixo!
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Duvidas, Criticas, Elogios, Não deixe de postar! =D
CyraxX: Um Tutorial novo todo domingo! [:¬D]
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
Mto manero o tuto mas... era necessário escrever um arquivo .ini pra isso?
Flws /
Flws /
Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
isso é difícil demais pra mim LOL com o tempo aprendo a fazer isso
Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
FICOU BEM EXPLICADO,, POREM ACHO Q EH MTOO DIFICIL...
MAIS FICOU MTOOOO BOM,,,
MAIS FICOU MTOOOO BOM,,,
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
wac2007 escreveu:Mto manero o tuto mas... era necessário escrever um arquivo .ini pra isso?
Flws /
O Ini é para salvar o idioma do jogo, para o idioma ser selecionado só uma vez na inicialização do jogo!
Claro que no options do jogo você vai poder alterar a linguagem mudando a variavel global.lingua para 0 ou 1! [:¬D]
Nem é tão difícil assim não, basta você ler, realmente fico grande o tuto, mais eu tentei explicar o máximo possível.
mais qualquer duvida, estou disposto a ajudar! [:¬D]
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
vlw muito, brother
SuperHacker- Data de inscrição : 19/05/2010
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
tá complicado, mas dá para o efeito. parabéns
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
Obrigado pelos comentários...
Ta meio complicado pois, nesse tutorial eu não fiz somente o idioma, fiz a barra de menu, arquivos ini, então deu uma complicadinha, mais creio que esta bem explicado, mais qualquer duvida estamos ai!
Fallow até mais.
Ta meio complicado pois, nesse tutorial eu não fiz somente o idioma, fiz a barra de menu, arquivos ini, então deu uma complicadinha, mais creio que esta bem explicado, mais qualquer duvida estamos ai!
Fallow até mais.
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
Cara no meu aparece isso:
_________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_lingua:
Error in code at line 6:
draw_text_color(room_width/2,400-50,'y = '+string(yy),c_red,c_white,c_red,c_white,1)
^
at position 52: Unknown variable yy
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
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Re: |::|Tutorial|::| Escolhendo idiomas no jogo um vez só!
... Recomendo você ler aulas do RedDragon, MF.Sasuke.
Você não criou a variável yy
Não tá dando para baixar a engine? Ah... Acho que devemos criar um tópico para quem não sabe. Não é que aparece uma página de fundo preto e uma imagem? De baixo dessa imagem tem um link de cor branca, clique nele. Acho que esse problema que todo mundo diz, que não dá pra baixar, é por causa do maldito protetor de links que a forumeiros colocou.
Você não criou a variável yy
Não tá dando para baixar a engine? Ah... Acho que devemos criar um tópico para quem não sabe. Não é que aparece uma página de fundo preto e uma imagem? De baixo dessa imagem tem um link de cor branca, clique nele. Acho que esse problema que todo mundo diz, que não dá pra baixar, é por causa do maldito protetor de links que a forumeiros colocou.
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
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