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Tutorial - Criando um tempo de jogo

3 participantes

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Tutorial - Criando um tempo de jogo Empty Tutorial - Criando um tempo de jogo

Mensagem por RodrigoM. Ter 01 Dez 2009, 21:07

Nível: Fácil - Médio
Versão pro requerida.

Olá galera, meu segundo tutorial aqui no fórum, Em breve estarei postando o de Keyboard Config! =D

MÃO NA MASSA! bounce

Primeiramente teremos que colocar as variáveis que iremos usar, No evento que ativa seu jogo!
Por exemplo, no "iniciar o jogo" no seu menu!
Eu aconselho a criar um script com todas as variáveis que for usar no seu jogo, e assim ativar todas juntas, pois, ajuda na organização do seu jogo, que é uma coisa muito importante! [:¬D]

Agora vamos criar bastante scripts! =D
O primeiro coloque o nome de variaveis_config, Nesse script que você crio coloque o seguinte código:
Código:

/*Variaveis inicial da hora de jogo! */
global.segundos=0
global.minutos=0
global.horas=0
global.count=0
Agora coloque no evento que inicia o jogo, como disse acima, ele deve ser o evento que ativa o jogo!

Código:

script_execute(variaveis_config)

depois crie um novo script, e nele coloque o nome de desenhar_hora e o seguinte código:
Código:

//Argumentos

//Argumentos
x_=argument0        //posição x
y_=argument1        //Posição y
fonte=argument2      //Fonte da letra
cor=argument3        //Cor da letra

////////////////////////////////==////////////////////////////////
//
//Aqui esta uma matematica basica do tempo
//
////////////////////////////////==////////////////////////////////
if global.horas<10{string_h="0"+string(global.horas)}
else {string_h=global.horas}
{
if global.minutos<10{string_m="0"+string(global.minutos)}
else {string_m=global.minutos}
}
{
if global.segundos<10{string_s="0"+string(global.segundos)}
else {string_s=global.segundos}
}

draw_set_font(fonte)
draw_set_color(cor)
draw_text(x_,y_,string(string_h)+' : '+ string(string_m)+' : '+string(string_s))

Depois crie um script com o nome Horas, e nele coloque o código:

Código:

////////////////////////////////==////////////////////////////////
//
//Matematica verdadeira do tempo de jogo
//
////////////////////////////////==////////////////////////////////
global.count+=1 //Aumenta a Variavel que controla o tempo

if global.count==15 {global.segundos+=1 global.count=0} //Controla a variavel que aumenta o tempo

if global.segundos==60 {global.minutos+=1 global.segundos=0 global.count=0} //Controla os segundos

if global.minutos==60 {global.horas+=1 global.minutos=0} // Controla os minutos
 

Acabo os scripts, agora vamos criar o tempo de jogo né?! [Z¬)]
Agora no evento Create coloque:
Código:

Titulo := "Tempo de Jogo:" /* esse codigo faz que a variavel Titulo seja usada para armazenar o titulo doTempo de jogo*/
Agora no evento draw:
Código:

draw_text(room_width/2-string_width(Titulo),room_height/2-string_width(Titulo),Titulo)
desenhar_hora(room_width/1-150,room_height/3+245,font_text1,c_white)
Agora esse objeto que você acabo de cria, esse que a gente fez para desenhar o Tempo de jogo na tela, você pode colocá-lo em uma room, se você já tem o sistema de pause, eu coloquei ele em uma room na engine, mais você pode colocar onde você quiser! =D

Agora no Step do seu personagem coloque o código:
Código:

//Activa o Comando para o tempo de jogo no Inventorio
script_execute(Horas) //Executa o Script horas

Esse código que acabamos de criar, ele vai adicionar os segundos no script horas, que vai aumenta o minutos, depois as horas e assim por diante! =D

Espero que tenham entendido, quem não entendeu ficarei feliz em responder duvidas.
Bem Moçada é isso ai! =D

Download da Engine AQUI

Imagem do resultado:
Tutorial - Criando um tempo de jogo Psengine

Espero ter ajudado, algum erro de português, Duvida, não hesite em postar! ;)

Até mais

Fuiii

CyraxX


Última edição por CyraxX em Seg 17 maio 2010, 02:06, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ricaun Ter 01 Dez 2009, 21:50

Bem maneiro teu tuto, mas acho que ficaria mais facil de faze se vc tivese usado a função 'date_create_time' e 'date_inc_second' do proprio Game Maker.

No final é tudo a mesma coisa, valeu!

Té.
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Mensagem por RodrigoM. Ter 01 Dez 2009, 21:58

Uhm... :S

Essa eu nem conhecia...
:S

USHHASU

Mais Vallelw =D
Fallow

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Mensagem por rafinha12 Seg 25 Out 2010, 14:01

Você podia fazer contagem por milisegundos typo

Crie um arquivo chamado obj_ControleTempo
Abra ele e coloque

Event CREATE

Código:

global.mtime = 500 //Tempo em millisegundos com menas velocidade
Event STEP
Código:

global.mtime -= 1 //Executa a contagem do tempo

if global.mtime == 0{ //Ação quando acabar o tempo
game_restart() //Reinicia o jogo caso o tempo é 0
}

Event DRAW
Código:

draw_text(x,y,'Tempo: '+string(global.mtime)) //Executa o tempo

Agora coloque o objeto no lugar onde vai ficar o tempo.
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