Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tutorial - Criando um tempo de jogo
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial - Criando um tempo de jogo
Nível: Fácil - Médio
Versão pro requerida.Olá galera, meu segundo tutorial aqui no fórum, Em breve estarei postando o de Keyboard Config! =D
MÃO NA MASSA!
Primeiramente teremos que colocar as variáveis que iremos usar, No evento que ativa seu jogo!
Por exemplo, no "iniciar o jogo" no seu menu!
Eu aconselho a criar um script com todas as variáveis que for usar no seu jogo, e assim ativar todas juntas, pois, ajuda na organização do seu jogo, que é uma coisa muito importante! [:¬D]
Agora vamos criar bastante scripts! =D
O primeiro coloque o nome de variaveis_config, Nesse script que você crio coloque o seguinte código:
- Código:
/*Variaveis inicial da hora de jogo! */
global.segundos=0
global.minutos=0
global.horas=0
global.count=0
- Código:
script_execute(variaveis_config)
depois crie um novo script, e nele coloque o nome de desenhar_hora e o seguinte código:
- Código:
//Argumentos
//Argumentos
x_=argument0 //posição x
y_=argument1 //Posição y
fonte=argument2 //Fonte da letra
cor=argument3 //Cor da letra
////////////////////////////////==////////////////////////////////
//
//Aqui esta uma matematica basica do tempo
//
////////////////////////////////==////////////////////////////////
if global.horas<10{string_h="0"+string(global.horas)}
else {string_h=global.horas}
{
if global.minutos<10{string_m="0"+string(global.minutos)}
else {string_m=global.minutos}
}
{
if global.segundos<10{string_s="0"+string(global.segundos)}
else {string_s=global.segundos}
}
draw_set_font(fonte)
draw_set_color(cor)
draw_text(x_,y_,string(string_h)+' : '+ string(string_m)+' : '+string(string_s))
Depois crie um script com o nome Horas, e nele coloque o código:
- Código:
////////////////////////////////==////////////////////////////////
//
//Matematica verdadeira do tempo de jogo
//
////////////////////////////////==////////////////////////////////
global.count+=1 //Aumenta a Variavel que controla o tempo
if global.count==15 {global.segundos+=1 global.count=0} //Controla a variavel que aumenta o tempo
if global.segundos==60 {global.minutos+=1 global.segundos=0 global.count=0} //Controla os segundos
if global.minutos==60 {global.horas+=1 global.minutos=0} // Controla os minutos
Acabo os scripts, agora vamos criar o tempo de jogo né?! [Z¬)]
Agora no evento Create coloque:
- Código:
Titulo := "Tempo de Jogo:" /* esse codigo faz que a variavel Titulo seja usada para armazenar o titulo doTempo de jogo*/
- Código:
draw_text(room_width/2-string_width(Titulo),room_height/2-string_width(Titulo),Titulo)
desenhar_hora(room_width/1-150,room_height/3+245,font_text1,c_white)
Agora no Step do seu personagem coloque o código:
- Código:
//Activa o Comando para o tempo de jogo no Inventorio
script_execute(Horas) //Executa o Script horas
Esse código que acabamos de criar, ele vai adicionar os segundos no script horas, que vai aumenta o minutos, depois as horas e assim por diante! =D
Espero que tenham entendido, quem não entendeu ficarei feliz em responder duvidas.
Bem Moçada é isso ai! =D
Download da Engine AQUI
Imagem do resultado:
Espero ter ajudado, algum erro de português, Duvida, não hesite em postar! ;)
Até mais
Fuiii
CyraxX
Última edição por CyraxX em Seg 17 maio 2010, 02:06, editado 1 vez(es)
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Criando um tempo de jogo
Bem maneiro teu tuto, mas acho que ficaria mais facil de faze se vc tivese usado a função 'date_create_time' e 'date_inc_second' do proprio Game Maker.
No final é tudo a mesma coisa, valeu!
Té.
No final é tudo a mesma coisa, valeu!
Té.
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Criando um tempo de jogo
Uhm... :S
Essa eu nem conhecia...
:S
USHHASU
Mais Vallelw =D
Fallow
CyraxX
Essa eu nem conhecia...
:S
USHHASU
Mais Vallelw =D
Fallow
CyraxX
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Criando um tempo de jogo
Você podia fazer contagem por milisegundos typo
Crie um arquivo chamado obj_ControleTempo
Abra ele e coloque
Event CREATE
Event DRAW
Agora coloque o objeto no lugar onde vai ficar o tempo.
Crie um arquivo chamado obj_ControleTempo
Abra ele e coloque
Event CREATE
- Código:
global.mtime = 500 //Tempo em millisegundos com menas velocidade
- Código:
global.mtime -= 1 //Executa a contagem do tempo
if global.mtime == 0{ //Ação quando acabar o tempo
game_restart() //Reinicia o jogo caso o tempo é 0
}
Event DRAW
- Código:
draw_text(x,y,'Tempo: '+string(global.mtime)) //Executa o tempo
Agora coloque o objeto no lugar onde vai ficar o tempo.
rafinha12- Data de inscrição : 23/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 28
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» |~|Tutorial|~| Criando Objetivos no jogo
» [tutorial basico] Criando um jogo RPG
» Criando instalador para seu jogo (TUTORIAL)
» [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
» [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1
» [tutorial basico] Criando um jogo RPG
» Criando instalador para seu jogo (TUTORIAL)
» [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
» [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos