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tutorial de menu(iniciantes)

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Mensagem por golfinho hipie assasino Ter 20 Out 2009, 21:51

Tutorial de menus

Rápida explicação

Quando você vai a um restaurante os garçons entregam para você um menu, com ele você escolhe o seu pedido e o garçom traz para você.
Nos menus de jogos é praticamente a mesma coisa, só que o cliente é o jogador e você é o garçom ou seja, você deve mostrar as opções do seu jogo através de botões.

O background

Primeira coisa a fazer é um background que tenha o nome de seu jogo, no nosso caso o nome do “jogo” que criaremos é “Super mostrador de imagem”. Se formos fazer o background no tamanho padrão das rooms do GM temos que fazer a tela do programa que você vai usar para fazer o background ter 640 pixels de altura e 480 pixels de largura. E para escrever o titulo use o WordArt Gallery do Microsoft PowerPoint.

menu - tutorial de menu(iniciantes) 83799430

Os desenhos dos botões

Ainda usando o WordArt Gallery faremos os sprites dos botões só que dessa vez o tamanho da tela deve ser igual o tamanho dos botões. vamos fazer 2 botões o mostrar um triangulo e o mostrar um quadrado.

menu - tutorial de menu(iniciantes) 70955624

perceba que eu pintei o fundo na mesma cor do que o background, isso por 2 motivos: para não ficar estranho e para não precisarmos ligar o botão transparent na hora da criação dos sprites. Explicarei o porque de não ligar na próxima parte.

Começando a fazer o menu

Abra o GM e coloque o seu background na área de backgrounds. Crie os 2 sprites e desmarque a função transparent. Se você tivesse deixado a função transparent ativada, e se clicasse sem querer entre duas letras, ou em uma abertura de uma letra, você não estará clicando no botão e sim no background.
Chame os botões de spr_triangulo e spr_quadrado.
Depois disso crie 3 room com nome de menu, triangulo, quadrado.

Terminando o menu

Crie um objeto, chame-o de obj_triangulo. escolha a imagem do botão do triangulo, clique em add event e depois clique em mouse selecione a opção Left Button. Depois clique em main2 e escolha diferent room e lá escolha a room triangulo. Crie um outro objeto carregue o spr_quadrado e faça a mesma coisa que você fez com o triangulo, mas agora escolha a room quadrado.

Na room menu carregue o background que você criou e posicione os 2 objetos criados. Teste o jogo e veja que quando você clicar em um botão ele muda de room.

O seu menu esta pronto, se quiser você pode criar um objeto triangulo e quadrado e colocá-los nas suas respectivas room mais isso não ira aumentar o seu conhecimento no game maker.

Resumindo

Os botões do menu são apenas objetos que quando clicados fazem a room mudar. No caso de um jogo de verdade, logo apos você apertar o botão, começa o jogo.
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Mensagem por Viper7 Qui 26 Nov 2009, 16:44

Excelente tutorial!!!! Muito bem explicado!!!!!!!!
Eu já coloquei uma tela de título para o meu jogo e quando acaba a energia do personagem eu coloquei para o jogo voltar para a tela de título, mas quando eu coloco para jogar novamente, a barra de vida já começa vazia e o personagem não perde mais vida. Você sabe o que está acontecendo de errado?
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Mensagem por golfinho hipie assasino Qui 26 Nov 2009, 17:17

eu sou iniciante, por causa disso não sei nada sobre barra de vidas... mas eu acho que eu posso ajudar, você colocou para mudar de room quando a vida acabar e a room seria o menu certo?(espero que seja isso) se for isso ao invés de você fazer a room voltar eu aconselho você a usar o restart game...isso talves seja ruim caso o seu jogo tenha uma apresentação antes do menu...faz o seguinte crie um tópico com essa pergunta Happy
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Mensagem por Viper7 Qui 26 Nov 2009, 17:35

Beleza amigo, vou criar um tópico com a pergunta. Mais uma vez, obrigado pelo ótimo tutorial Very Happy
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Mensagem por golfinho hipie assasino Qui 26 Nov 2009, 17:42

não foi nada e muito obrigado por comentar
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Mensagem por Ai Qua 21 Abr 2010, 17:11

ficou legal para iniciates mais eu sei desde 2009 lol!
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