GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Identação - Para que serve e como usar

5 participantes

Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Fudêncioo Sáb 19 Jul 2008, 13:21

Identação! Pra que serve e como usar
Escrito por João Vitor (Fudêncioo)


Para que serve Identação
A Identação tem um papel muito importante para qualquer tipo de programação, seja ela em HTML, PHP, Delphi, GML, RGSS, etc.
Fazer a Identação de um código significa torná-lo mais legível. Mas como assim? Simples, veja um exemplo:

Código SEM identação
Código:
if (piso_na_bosta) {
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
} else {
meu_pe_esta_sujo = false;
preciso_lavar = false;
}

Código COM identação
Código:
if (piso_na_bosta) {
   meu_pe_esta_sujo = true;
   preciso_lavar = true;
} else {
   meu_pe_esta_sujo = false;
   preciso_lavar = false;
}

Melhorou visualmente né? Agora um exemplo mais "complicado":

Código SEM identação
Código:
if (piso_na_bosta){
if (bosta_de_vaca){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
perdi_meu_tenis = false;
} elseif (bosta_de_elefante){
if (pisei_pouco){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
perdi_meu_tenis = false;
} elseif (pisei_muito){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
perdi_meu_tenis = true;
}
} elseif (bosta_de_periquito){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = false;
perdi_meu_tenis = false;
}

Código COM identação
Código:
if (piso_na_bosta){
   if (bosta_de_vaca){
      meu_pe_esta_sujo = true;
      preciso_lavar = true;
      perdi_meu_tenis = false;
   } elseif (bosta_de_elefante){
      if (pisei_pouco){
         meu_pe_esta_sujo = true;
         preciso_lavar = true;
         perdi_meu_tenis = false;
      } elseif (pisei_muito){
         meu_pe_esta_sujo = true;
         preciso_lavar = true;
         perdi_meu_tenis = true;
      }
   } elseif (bosta_de_periquito){
      meu_pe_esta_sujo = true;
      preciso_lavar = false;
      perdi_meu_tenis = false;
   }
}

Muito mais legível não acha?


Como usar
Pra usar não tem segredo, basta usa o TAB do seu teclado, alterando a posição da linha, veja a imagem abaixo:

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Identacaoav2

Repare na linha vermelha, é o "bloco" do primeiro IF, todas as linhas que tem dentro do primeiro IF está alinhada mais a frente (com o TAB), agora veja a linha azul, é o "bloco" do segundo IF, as linhas correspondente ao segundo IF estão mais a frente ainda, repare também que até o segundo IF está alinhado no bloco do primeiro IF, porque? Porque o segundo IF faz parte do primeiro IF.


Usar ou não usar?
Eu não vou dizer eu é assim que tem que fazer e pronto, cada um faz do jeito que quer, mas vamos ver um exemplo, você está programando seu jogo, está todo bonitinho, ai chega em uma parte e acontece um erro! O que você faz? Vem aqui no fórum e pede ajuda, mas você precisa postar o código fonte (que você fez sem identação), imagina o tempo que levaria pra alguem ler todo o código, adivinhar onde cada coisa fica e postar alguma ajuda pra voce. Levaria tempo não? Mas se o código tiver identação, pode até levar um tempinho, mas garanto que será muito mais fácil de entender o código com identação do que sem identação.
Mas usar ou não usar a identação fica a critério de cada um, não gostou da identação? Boa sorte com seu projeto!

Espero que isso ajude alguem


Última edição por Alex FC em Dom 26 Jun 2011, 19:19, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título faltando letra)
Fudêncioo
Fudêncioo

Data de inscrição : 18/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Kabeção Sáb 19 Jul 2008, 14:58

esse estilo de identação parece o pradrão do flash.
eu particularmente não gosto de usar os parenteses daquele jeito na frente, acho meio estranho.
meu estilo é assim:
Código:
if estou_lendo_livro
{
    estou_aprendendo=true
    if livro_de_programacao profissionalismo+=10;
} else {
    if fazendo_nada profissionalismo=0;
}

Isso é importante.
Imagina só você numa equipe é começar a fazer "gambiarras" no codigo sendo que os outros programadores tambem precisam entender o que você fez.
Vai ser dispedido na hora. Twisted Evil

Importante tambem é sempre comentar o codigo.
flw!
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Fudêncioo Sáb 19 Jul 2008, 17:14

kabecao escreveu:esse estilo de identação parece o pradrão do flash.
do Delphi e C++ também...

kabecao escreveu:Isso é importante.
Imagina só você numa equipe é começar a fazer "gambiarras" no codigo sendo que os outros programadores tambem precisam entender o que você fez.
Vai ser dispedido na hora. Twisted Evil
concerteza!
identação é essencial quanto se está em uma equipe...

kabecao escreveu:Importante tambem é sempre comentar o codigo
sim sim, mais o foco desse tutorial foi a identação...
Happy
Fudêncioo
Fudêncioo

Data de inscrição : 18/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Janx Sáb 19 Jul 2008, 17:58

é eu axo que fika bem melhor usa essa coisa sim, apesar de que eu nem uso mto... pq os meus codigos tem poucas linhas xD as veses os if tem so 3 linhas so xD!! ai nem presisa tipo, quase nunca uso o else!! XDDD
a maioria é tudo assim:

if to_andando = true && no_chao = true
{
stamina -= 0.5
}

xDD!!! simples nao?
mas as veses quando é coisa pequena tipo esse ai eu fasso assim:

if to_andando = true && no_chao = true
{ stamina -= 0.5 }
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Kabeção Sáb 19 Jul 2008, 19:47

do Delphi e C++ também...
eu uso Delphi e C++ a algum tempo e nunca vi um codigo assim.

quando eu falo que parece o padrão de flash é quando vc coloca o editor de codigo sem ser no modo avançado.

tomara que todos os iniciantes leiam isso.
porque isso é essencial a todos que programam.
parabens pela iniciativa!
flw!
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por GMBR Sáb 19 Jul 2008, 20:06

Muito bom o tutorial, além de esclarecedor, parabéns!
avatar
GMBR

Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 352
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://gmbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Fudêncioo Dom 20 Jul 2008, 18:52

kabecao escreveu:eu uso Delphi e C++ a algum tempo e nunca vi um codigo assim.
hAIEUhAEuiahe
me desculpe, escrevi delphi pq tava com ele aberto na hora q eu respondi
HAIEHAIEUhAUIEHAUEIH

mais no C++ tem sim
Código:
if (condição) código;

OU

if (condição) {
   código;
   código;
   código;
   código;
}
Fudêncioo
Fudêncioo

Data de inscrição : 18/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por saim Qui 12 Abr 2012, 14:26

4 anos desde o último comentário... bom, vi um link pra cá, gostei do tópico e resolvi mostrar o que eu uso pra identar meus códigos.
- uma linha pra fechar cada colchete
- colchetes se fecham na mesma tabulação do código dentro deles
- else dentro do if, como se fosse parte dele (o que tem um fundo de verdade)
- espaço em todas as operações (é que eu uso o notepad++ e os highlights só funcionam se você deixar claro que terminou uma coisa e começou outra)
- linhas em branco pra separar grupos de códigos no mesmo evento/script
- comentários antes de um grupo de códigos ou no final da declaração de variável

Então, se eu estou criando uma sprite via código, por exemplo, eu faço algo do tipo:
Código:
//preparativos
var lar, alt, Surf, Sprite;
lar = argument0; alt = argument1; //largura e altura da sprite
Surf = surface_create(lar, alt); //cria a surface
surface_set_target(Surf); //passa a desenhar na surface
draw_clear_alpha(0, 0); //limpa a lousa pra obra de arte

//desenho
if (formato == "bolinha"){
  draw_circle(lar / 2, alt / 2, min(lar, alt) / 2, 0);
  }
  else { //se não é bolinha, então é retângulo
      draw_rectangle(0, 0, lar, alt, 0);
      }

//cria a sprite
Sprite = sprite_create_from_surface(Surf, 0, 0, lar, alt, 0, 0, lar / 2, alt / 2);

//limpa a bagunça
surface_reset_target(); //volta a desenhar no jogo, e não na tela
surface_free(Surf); //some com a tela, liberando memória

//retorna a sprite
return(Sprite);
É um método que eu mesmo criei e vejo que não é muito diferente do usual. Escrever aquino fórum é BEM mais difícil que no GM ou notepad++, por causa da tabulação automática.
Uma coisa que eu tenho dificuldade é em copiar um código do notepad++ pra dentro do GM, parece que as tabulações são transformadas em espaços, o que avacalha um pouco. Mas depois que eu descobri como tabular grupos de linhas (ctrl + i), esse problema diminuiu bastante.

Uma coisa que sinto falta ao programar dentro do GM é a quebra de linha! Ela pode confundir alguém que não esteja familiarizado com o código, mas procurar um bug arrastando a barrinha da janela é uma tristeza!
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

identa�ao - Identação - Para que serve e como usar Empty Re: Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos