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Desenhando área de colisão
4 participantes
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Desenhando área de colisão
Olá galera...
Como eu posso fazer (desenhar) uma área de colisão ?...
Eu tenho todos os movimentos de um personagem aqui, que usa uma máscara quadrada,dai não tem como eu usar mask_index, se não acaba Bugando os movimentos dele...
Mais eu queria que quando eu atacasse, que no meu caso é com a letra A do teclado...
Ele desenhar uma área de colisão (Retangulo), e se o inimigo encostar nessa área de colisão criada, ser destruido...
Obs. Um área de colisão +- assim: [IIIIIIIIIIIIIIII]
Como eu posso fazer (desenhar) uma área de colisão ?...
Eu tenho todos os movimentos de um personagem aqui, que usa uma máscara quadrada,dai não tem como eu usar mask_index, se não acaba Bugando os movimentos dele...
Mais eu queria que quando eu atacasse, que no meu caso é com a letra A do teclado...
Ele desenhar uma área de colisão (Retangulo), e se o inimigo encostar nessa área de colisão criada, ser destruido...
Obs. Um área de colisão +- assim: [IIIIIIIIIIIIIIII]
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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Re: Desenhando área de colisão
você pode fazer o seguinte:
ao apertar a letra A
criar um objeto dano invisivel no lado em que vc atacou.
firaria + ou - assim:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
nnn = instance_create(x,y,obj_dano)
nnn.dano = dar o valor do dano
}
dai ele cria o objeto dano, se o inimigo encostar nele ele leva dano.
entao no evento de colisao com o objeto dano do inimigo coloque isso:
position_destroy(other.x,other.y)
que ao levar dano ele irá destruir o objeto dano
ao apertar a letra A
criar um objeto dano invisivel no lado em que vc atacou.
firaria + ou - assim:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
nnn = instance_create(x,y,obj_dano)
nnn.dano = dar o valor do dano
}
dai ele cria o objeto dano, se o inimigo encostar nele ele leva dano.
entao no evento de colisao com o objeto dano do inimigo coloque isso:
position_destroy(other.x,other.y)
que ao levar dano ele irá destruir o objeto dano
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Re: Desenhando área de colisão
Ou você pode criar uma variável "global atacando" que fica verdadeira quando aperta a tecla e falsa depois que solta:
Declare ela no CREATE do player:
O que está sendo feito ??? É desenhado um retângulo com 40px para a esquerda e 40px para a direita do "X" , e 10px para cima e 10px para baixo do "Y" do inimigo, e quando o player estiver encostando nesse retângulo, se estiver atacando, o inimigo vai ser destruido !
Agora você só tem que dizer para o player quando que "atacando" será verdadeiro ou falso, atravéz de pressionamento de teclas ou o que preferir !
Até + !
Declare ela no CREATE do player:
- Código:
globalvar atacando; Torna ela global
atacando=false; Começa sem estar atacando é claro
- Código:
globalvar atacando;
- Código:
if atacando=true // Se o player estiver atacando
{
if collision_rectangle(x-40,y-10,x+40,y+10,obj_player,true,true) // Se o inimigo estiver colidindo com o player
{
instance_destroy() // Aqui o código para destruir o inimigo
}
}
O que está sendo feito ??? É desenhado um retângulo com 40px para a esquerda e 40px para a direita do "X" , e 10px para cima e 10px para baixo do "Y" do inimigo, e quando o player estiver encostando nesse retângulo, se estiver atacando, o inimigo vai ser destruido !
Agora você só tem que dizer para o player quando que "atacando" será verdadeiro ou falso, atravéz de pressionamento de teclas ou o que preferir !
Até + !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Desenhando área de colisão
Hum.. as 2 dicas, são ótimas...
Vou tentar fazer aqui... respondo mais tarde se deu certo ou não, vou ter que sair agora =/...
Mais vlw aew galera.. depois do EDIT *-*
Vou tentar fazer aqui... respondo mais tarde se deu certo ou não, vou ter que sair agora =/...
Mais vlw aew galera.. depois do EDIT *-*
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
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Re: Desenhando área de colisão
voce poderia fazer assim.caso seu personagem semove por velocidade if hspeed<0 dir=180;else if hspeed>0 dir=0;else dir=0 X=x+lengthdir_x(24,dir) Y=y+lengthdir_y(24,dir) if instance_exists(obj_enemy ){ i=instance_nearest(x,y,obj_Enemy) if collision_line(x,y,X,Y,i,0,0){ //aqui vc coloca o que acontece na colisao } } |
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