GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com particulas
por RastaMaan Ontem à(s) 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56


Desenhando área de colisão

4 participantes

Ir para baixo

Desenhando área de colisão Empty Desenhando área de colisão

Mensagem por kelvindeth Qua 21 Jul 2010, 09:57

Olá galera...

Como eu posso fazer (desenhar) uma área de colisão ?...

Eu tenho todos os movimentos de um personagem aqui, que usa uma máscara quadrada,dai não tem como eu usar mask_index, se não acaba Bugando os movimentos dele...

Mais eu queria que quando eu atacasse, que no meu caso é com a letra A do teclado...

Ele desenhar uma área de colisão (Retangulo), e se o inimigo encostar nessa área de colisão criada, ser destruido...

Obs. Um área de colisão +- assim: [IIIIIIIIIIIIIIII]
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Desenhando área de colisão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando área de colisão Empty Re: Desenhando área de colisão

Mensagem por itallo Qua 21 Jul 2010, 11:41

você pode fazer o seguinte:

ao apertar a letra A
criar um objeto dano invisivel no lado em que vc atacou.
firaria + ou - assim:

if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
nnn = instance_create(x,y,obj_dano)
nnn.dano = dar o valor do dano
}

dai ele cria o objeto dano, se o inimigo encostar nele ele leva dano.

entao no evento de colisao com o objeto dano do inimigo coloque isso:

position_destroy(other.x,other.y)

que ao levar dano ele irá destruir o objeto dano
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : Desenhando área de colisão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando área de colisão Empty Re: Desenhando área de colisão

Mensagem por Denis Lemos Qua 21 Jul 2010, 12:41

Ou você pode criar uma variável "global atacando" que fica verdadeira quando aperta a tecla e falsa depois que solta:
Declare ela no CREATE do player:
Código:

globalvar atacando; Torna ela global
atacando=false; Começa sem estar atacando é claro
No CREATE do inimigo, apenas declarar ela com global, porque as vezes dá como variavel não existente se não declarar ela nos objetos que será usada, mesmo sendo global:
Código:

globalvar atacando;
Daí no STEP do inimigo colocar:
Código:

if atacando=true // Se o player estiver atacando
{
  if collision_rectangle(x-40,y-10,x+40,y+10,obj_player,true,true) // Se o inimigo estiver colidindo com o player
  {
    instance_destroy() // Aqui o código para destruir o inimigo
  }
}

O que está sendo feito ??? É desenhado um retângulo com 40px para a esquerda e 40px para a direita do "X" , e 10px para cima e 10px para baixo do "Y" do inimigo, e quando o player estiver encostando nesse retângulo, se estiver atacando, o inimigo vai ser destruido !

Agora você só tem que dizer para o player quando que "atacando" será verdadeiro ou falso, atravéz de pressionamento de teclas ou o que preferir !

Até + !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Desenhando área de colisão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando área de colisão Empty Re: Desenhando área de colisão

Mensagem por kelvindeth Qua 21 Jul 2010, 14:53

Hum.. as 2 dicas, são ótimas...

Vou tentar fazer aqui... respondo mais tarde se deu certo ou não, vou ter que sair agora =/...

Mais vlw aew galera.. depois do EDIT *-*
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Desenhando área de colisão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando área de colisão Empty Re: Desenhando área de colisão

Mensagem por Jiraya Qua 21 Jul 2010, 18:57







voce poderia fazer assim.caso seu personagem semove por velocidade
if hspeed<0 dir=180;else if hspeed>0 dir=0;else dir=0
X=x+lengthdir_x(24,dir)
Y=y+lengthdir_y(24,dir)
if instance_exists(obj_enemy ){
i=instance_nearest(x,y,obj_Enemy)
if collision_line(x,y,X,Y,i,0,0){
//aqui vc coloca o que acontece na colisao
}
}

Jiraya
Jiraya

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Reputação : 108
Número de Mensagens : 1134
Prêmios : Desenhando área de colisão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando área de colisão Empty Re: Desenhando área de colisão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos