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Identacao nos codigos
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Identacao nos codigos
Nome: Identacao nos codigos
Plataforma: Qualquer editor de codigos
Dificuldade: Nenhuma
Descricao: Dicas de como identar os codigos
Usando == e parenteses:
Esses simbolos sao usados em condicoes (if, else, while etc) e nao em definicoes.
Comentarios:
Estes sao muito importantes nos jogos para separar cada parte e ficar legivel.
Existem dois tipos de comentarios:
Nomeando variaveis, objetos, sprites etc
Pode-se usar esses padroes para nao usar dois ou mais nomes iguais:
obj_Pedro - Objetos
spr_Pedro - Sprites
var_Pedro - Variaveis
bg_Pedro - Backgrounds
rm_Pedro - Rooms
Exemplo de identacao:
Fazendo calculos certos...
Exemplo final:
codigo feio
Mas foi adaptado por mim.
Créditos: Pedro Henrique - Não é necessário.
FLW
Plataforma: Qualquer editor de codigos
Dificuldade: Nenhuma
Descricao: Dicas de como identar os codigos
Algumas dicas de como fazer um codigo que agrada o visual.
Usando == e parenteses:
Esses simbolos sao usados em condicoes (if, else, while etc) e nao em definicoes.
- Código:
if (nome == "Pedro")
{
draw_text(x,y,"Pedro");
}
Comentarios:
Estes sao muito importantes nos jogos para separar cada parte e ficar legivel.
Existem dois tipos de comentarios:
- Código:
//Comentario de uma linha, desenhando um nome
draw_text(x,y,'Pedro')
- Código:
/*
Comentario
com varias linhas, desenhando um nome
*/
draw_text(x,y,'Pedro')
Nomeando variaveis, objetos, sprites etc
Pode-se usar esses padroes para nao usar dois ou mais nomes iguais:
obj_Pedro - Objetos
spr_Pedro - Sprites
var_Pedro - Variaveis
bg_Pedro - Backgrounds
rm_Pedro - Rooms
Exemplo de identacao:
- Código:
if (vidas==5)
{
instance_create(x,y,obj_Pedro)
vidas+=5
instance_create(x,y,obj_Controle)
}
else
{
instance_create(x,y,obj_SemNome)
}
Fazendo calculos certos...
- Código:
vidas=(5+2)*4 //resultado 28
vidas=5+2*4 //resultado 13
Exemplo final:
codigo feio
- Código:
if vidas=8{vidas+=1 instance_create(x,y,pedro) }else{game_end()}
- Código:
if (vidas==8)
{
vidas+=1;
instance_create(x,y,obj_Pedro);
}
else
{
game_end()
}
Mas foi adaptado por mim.
Créditos: Pedro Henrique - Não é necessário.
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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