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[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

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Thiago_o_programador
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Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 10:31

Nome: Ia simples de inimigo de RPG
O que iremos fazer? Esse tutorial mostrara como fazer um simples inimigo estilo RPG.
Do que iremos presisar? Presisaremos de: Sprites de todas as posisões do inimigo. E tambem de um player. E tambem de um objeto chamado: obj_fogo.

Mãos a obra!

Va no create do inimigo e crie as seguintes variaveis:
Código:
vida = 100 max_vida=vida image_speed = 0.2 cima = false baixo = false esquerda = false direita = false

Agora vamos para o step:
Código:
if player.y<y and player.x<x {cima=true baixo=false esquerda=false direita=false}
//se o player estiver acima e a esquerda, então ele vai mudar o sprite para cima.
if player.y>y and player.x>x {cima=false baixo=true esquerda=false direita=false}
////se o player estiver abaixo e a direita, então ele vai mudar o sprite para baixo.
if player.y<y and player.x>x {cima=false baixo=false esquerda=false direita=true}
//se o player estiver acima e a direita, então ele vai mudar o sprite para direita.
if player.y>y and player.x<x {cima=false baixo=false esquerda=true direita=false}
//se o player estiver abaixo e a esquerda, então ele vai mudar o sprite para esquerda.
if cima=true {sprite_index=inimigo_frente}
if baixo=true {sprite_index=inimigo_tras}
if direita=true {sprite_index=inimigo_direita}
if esquerda=true {sprite_index=inimigo_esquerda}
//faz ele checar se as variaveis estão "trues" ou seja verdadeiras, caso a resposta seja afirmativa, ele vai mudar as sprites
mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)//faz o inimigo correr atras do player desviando-se dos obstaculos, com velocidade 3
if 1+floor(random(30))=18 {if cima = true { sprite_index = inimigo_ataque_frente; instance_create(x,y,fogo)}if baixo = true { sprite_index = inimigo_ataque_atras; instance_create(x,y,fogo)} if esquerda = true { sprite_index = inimigo_ataque_esquerda; instance_create(x,y,fogo)}}if cima = true { sprite_index = inimigo_ataque_direita; instance_create(x,y,fogo)}//se for jogado por exemplo um dado com 30 fasses e se por algum acaso cair na fasse 18, ele checkara qual a sua posisão atual e assim mudara para o sprite correspondente enquanto cria o obj_fogo.

Agora va no obj_fogo, e no CREATE coloque:
Código:
if obj_inimigo.cima=true {image_angle=90 vspeed=-8}
if obj_inimigo.baixo=true {image_angle=270 vspeed=8}
if obj_inimigo.esquerda=true {image_angle=180 hspeed=-8}
if obj_inimigo.direita=true {image_angle=0 hspeed=8}
//muda o angulo consoante com a posição do inimigo, juntamente com a direção e a velocidade.

Espero que tenham gostado! Até a proxima!

Comentem!
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Mensagem por BioTrust Sáb 10 Jul 2010, 10:37

Parabéns =D
Tutorial muito bom - isto me serviria há alguns dias atrás Sad - mas do mesmo jeito, belo tutorial.

Pros.:
Simples e coesivo
Fácil aprendizagem

Contras.:
Sem tradução
Sem explicação

Resumindo:
Seu tutorial está muito bom, só acho que faltou uma explicação de cada coisa.
Espero mais tutos seus, abraços
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Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 10:41

vlw cara! Obrigado! Estou sempre tentando ajudar!
E sobre as explicações...
Eu expliquei parte por parte nos proprios codes. Faltou alguma coisa?
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Mensagem por BioTrust Sáb 10 Jul 2010, 10:43

Tipo, uma explicação a parte. Mesmo usando o // fica muito junto, e aí não da pra ler.
Por exemplo:
Código:
Você coloca seu code aqui sem a explicação de //
Explicação do code acima:
Você terá que colocar seu code ali naquela parte sem usar as barras para separar os codes das falas.

Entendeu?
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Mensagem por Lolegal Sáb 10 Jul 2010, 10:55

O Tuto ficou muito bom, está bem explicado.
Só não entendi isso para que serve?:
Código:
if 1+floor(random(30))=18
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Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 10:58

se for jogado por exemplo um dado com 30 fasses e se por algum acaso cair na fasse 18, ele checkara qual a sua posisão atual e assim mudara para o sprite correspondente enquanto cria o obj_fogo.
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Mensagem por Salathiel Sáb 10 Jul 2010, 11:39

Ficou muito bom.
So que faltou explicação

Agora va no obj_fogo, e no CREATE coloque:

Código:
if obj_inimigo.cima=true {image_angle=90 vspeed=-8}
if obj_inimigo.baixo=true {image_angle=270 vspeed=8}
if obj_inimigo.esquerda=true {image_angle=180 hspeed=-8}
if obj_inimigo.direita=true {image_angle=0 hspeed=8}
//muda o angulo consoante com a posição do inimigo, juntamente com a direção e a velocidade.

Eu tava procurando isso.
Mais assim e muito ruim tem que criar 4 obj só para o inimigo.
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Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 11:51

não presisa criar 4 objetos não só basta o obj_fogo msm.
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Mensagem por soueunox Ter 17 Jul 2012, 20:24

apareceu esse erro:

Código:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of  Step Event
for object obj_inimigo:

Creating instance for non-existing object: 72
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Mensagem por ladinios.takumo Ter 04 Set 2012, 18:16

só uma pergunta.
esse AI é o mesmo utilizado na game fire storm do JOZ.?
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