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[MC] Tutorial - Menu de pausa simples

5 participantes

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[MC] Tutorial - Menu de pausa simples Empty [MC] Tutorial - Menu de pausa simples

Mensagem por Mentos e Coca-cola Ter 16 Abr 2013, 20:39

Fala galera, to aqui hoje pra ensiná-los como fazer um "menu" de pausa simples
Nível de dificuldade: Fácil
Plataforma: Game Maker 8.0 Lite

Bom, vamos começar, crie um objeto e chame-o de qualquer nome, no caso usaremos "obj_pause"
Primeiro passo:
Crie um evento Step, vá na aba Control e coloque "Execute code"
No código digite isso:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("P"))////Se for apertado a letra P
{game_save(pause) and room_goto("nome da room")}////Salva o jogo e vai para a room que ainda vai ser criada no tutorial

Segundo passo:
Crie uma room e chame-a de qualquer nome, no caso usaremos "rom_pause"
É nela que colocaremos os botões e funções

Terceiro passo:
Agora vamos criar os botões para colocar na room, no caso criaremos 2 botões só
Botão nº1: Crie uma sprite escrito "Resume" (acho que não precisa de tutorial pra isso né ?)
Crie um objeto e coloque a sprite "Resume", Crie um evento Step, vá na aba Control e coloque "Execute code"
No código digite isso:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)////Se clicar com o botão esquerdo do mouse
{game_load(pause)}////Carrega o último dado recebido antes de dar pause
Botão nº2: Crie uma sprite escrito "Menu"
Crie um objeto e coloque a sprite "Menu", Crie um evento Step, vá na aba Control e coloque "Execute code"
No código digite isso:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)////Se clicar com o botão esquerdo do mouse
{room_goto(menu)}////Vai para a room menu
Por último coloque os botões na room do pause, e decore-a como quiser

Obrigado pela atenção, qualquer erro por favor avise, consertarei o mais breve possível
~Mentos e coca-cola


Última edição por Mentos e Coca-cola em Ter 16 Abr 2013, 21:00, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : meu cerébro explodiu +800 vezes)
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Mensagem por Gonçalves Ter 16 Abr 2013, 20:57

É uma boa forma de criar um pause, bem simples e funcional. Bom tutorial!

(Razão : escrevi consertarei '-' *concertarei)
Mas o certo é com s mesmo! o.-

Até mais!


Última edição por Gonçalves em Ter 16 Abr 2013, 21:00, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Ter 16 Abr 2013, 20:59

kk, então consertei um concerto consertado ?
vish véi, xD

valeu pelo comentário xD
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Mensagem por Gonçalves Ter 16 Abr 2013, 21:03

Mais ou menos isso, kkkkk.

Mas o load não recria surfaces, então o programador tem que recriar sempre que voltar ao jogo (estava tendo esse problema no meu jogo sempre que carregava, quando passei a usar surfaces - mas eu acho que é só quando fecha o jogo mesmo, não tenho certeza). Fora isso está tudo ok!

Até mais!
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Qua 17 Abr 2013, 11:11

acho que para um iniciante, não tem problemas com surfaces né ?
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Mensagem por Marcelo Augusto Ter 11 Jun 2013, 22:51

Pera ai no meu deu um erro , quando eu clico em P ai tipo aparece essa fala :
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_pause:

Error in code at line 2:
{game_save(pause) ; room_goto(room_Pause)}
^
at position 13: Unknown variable pause


o que seria :
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Mensagem por Pedrin72 Dom 19 Jan 2014, 19:55

no meu deu o mesmo erro que o do Marcelo


Marcelo Augusto escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_pause:

Error in code at line 2:
{game_save(pause) ; room_goto(room_Pause)}
^
at position 13: Unknown variable pause
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Mensagem por kidox23 Dom 19 Jan 2014, 21:02

Pedrin72 escreveu:no meu deu o mesmo erro que o do Marcelo


Marcelo Augusto escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_pause:

Error in code at line 2:
{game_save(pause) ; room_goto(room_Pause)}
^
at position 13: Unknown variable pause

certifique-se se a linha room_goto está assim:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)////Se clicar com o botão esquerdo do mouse
{game_load(pause)}////Carrega o último dado recebido antes de dar pause

pois note que primeiramente a linha mouse_check é dada antes e depois vem o game load,o room_goto deve ficar em baixo da linha if mouse_check_butto_pressed(mb_left)

vamos supor que eu vou fazer assim:
if keyboard_check_pressed(ord("TECLA DO SEU JOGO"))////Se for apertado a letra P
{game_save(pause) and room_goto("NOME DA SUA ROOM")}////Salva o jogo e vai para a room que ainda vai ser criada no tutorial

olhe se as linhas estão corretas assim:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("TECLA DO SEU JOGO"))////Se for apertado a letra P
{game_save(pause) and room_goto("NOME DA SUA ROOM")}////Salva o jogo e vai para a room que ainda vai ser criada no tutorial

se houver erro me comunique ! Smile
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Mensagem por Pedrin72 Seg 20 Jan 2014, 18:04

Man mais esse "and" ai entre game_save e room_goto o game maker diz q ta errado,logo quando inicia o jogo da erro de simbolo inesperado
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