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[Sigi-Tuto] Água com efeito de ondulação

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Mensagem por SIGILOSO Qui 08 Jul 2010, 10:28

Olá gente!! Aproveitando o clima de festa no ar ( meu niver dia 7/7!! ),
começarei um novo tutorial: vamos criar água com efeito de ondulação,ou seja,água com ondas!!

Nome: àgua com efeito de ondulação
Descrição: Vamos aprender a deixar a água de nossos jogos de plataforma mais real! Para isso,a água em seu jogo deve cobrir toda a parte inferior da room,e deve ficar apenas ali.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM 6/7/8 Lite/PRO

Desenvolvimento: Antes de mais nada,vamos precisar de uma sprite para nossa água.Então,aqui vai uma pra vcs usarem! Caso queira usar uma própria,sugiro q sigam esse padrão.
sigi - [Sigi-Tuto] Água com efeito de ondulação 73ff2c1d11
Bem,lets go, boys!! XD
Crie um objeto com essa sprite q botei aí encima.Nomeie esse objeto com o nome obj_agua. em seu CREATE,ponha:
Código:
MOVIV=0 
MOVE_ONDULACAO=x/10
if x<room_width
instance_create(x+sprite_width/2,y,obj_agua)
Bem,vamos explicar: MOVIV=0,está relacionado ao movimento vertical da água,e NAO deve ser alterado.Deixe sempre este valor como 0 para q o movimento funcione sem erros.
MOVE_ONDULACAO=x/10,fará com q haja diferença entre a altura da água. Ou seja,é o q faz o efeito acontecer! Isso seguidamente do "if xinstance_create(x+sprite_width/2,y,object0)",que cria outro obj_agua do seu lado,terminando assim de criar o efeito. Altere o valor 10 por um outro valor caso queira criar um efeito mais suave ou mais bruto.
Agora,ponha no STEP:
Código:
if MOVE_ONDULACAO<=0
{
if MOVIV=0
vspeed+=0.0.1
if MOVIV=1
vspeed-=0.0.1

if vspeed>0.5
MOVIV=1
if vspeed<-0.5
MOVIV=0
}

if MOVE_ONDULACAO>0
MOVE_ONDULACAO-=1
Pronto! Agora nossa água já tem um movimento vertical! E graças a variável MOVE_ONDULACAO,os objetos se movem em tem pos diferentes,criando a impressão de são ondas! Happy Altere os valores de vspeed para criar ondas mais suaves ou mais robustas.
E para finalizar,apenas coloque um obj_agua no canto inferior esquerdo de sua room,e confira o resultado! Lembrando q este efeito tbm pode ser usado para criar rios de lava,de ácido...
Isso é tudo! Espero ter ajudado mais alguem por aki. Happy
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Última edição por SIGILOSO em Qui 05 Ago 2010, 09:45, editado 1 vez(es)
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sigi - [Sigi-Tuto] Água com efeito de ondulação Empty Re: [Sigi-Tuto] Água com efeito de ondulação

Mensagem por Suadao Qui 08 Jul 2010, 10:43

Hum... Bem interessante, aguardo mais tutoriais assim! E como ia me esquecendo, feliz aniversário, muitas gostosas na vida XD

Valew! flw


Última edição por Suadao em Qui 08 Jul 2010, 11:41, editado 2 vez(es)
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Mensagem por BioTrust Qui 08 Jul 2010, 11:32

Show! Há alguns dias atrás isso me seria útil ._.

Gostei do tutorial, como sempre, muito explicativo e coesivo =D
Continue assim, desse jeito, você só tem de a melhorar.

Ps.: Feliz aniversário...mas...hoje não é 8/7?
Mesmo assim...Feliz aniversário, parabéns, tudo de bom pra você e muitas marguerittas =D
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Mensagem por Alex Marcelo Qui 08 Jul 2010, 12:13

lol
Parabéns, cara! (Pelo niver e pelo tutorial) cheers
Ótimo tutorial... como dito, espero outros como esse!
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Mensagem por fonetico Qui 08 Jul 2010, 12:27

Wow! Esse tutorial merece aplausos, e você também! Feliz Aniversário atrasado!

Caramba, você escolheu um ótimo tutorial para postar aqui, vai ser útil pra muita gente, inclusive eu. Espero mais tutoriais seus!
Mais uma vez parabéns e muitos anos de vida!


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Mensagem por SIGILOSO Qui 08 Jul 2010, 12:37

Obrigado gente!! Quando descobri como fazer isso hj de manhã,nao tive como n postar pra vcs! Happy
Obrigado tbm pelos parabéns! xD Wooooow!!!

Ps: souzalucasjose,já vi esse estilo de mensagem antes! xD rsrsrss
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Mensagem por RodrigoM. Qui 08 Jul 2010, 12:40

Sigiloso cuidado com o post duplo!
ASKOPASKOPASKOP
Parabéns Maaan, otimo tutorial, fico muito fera mesmo! o/

Bem pensado! Happy

E feliz aniversário já te desejei ontem então já era! ¬¬° Hehe

fallow.
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Mensagem por Mystery_boy_maker Qui 08 Jul 2010, 18:25

Parabens Sigiloso (2X) que voce completa mais anos de vida !
e parabens pelo seu tutorial. Esta otimo continue assim !
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Mensagem por mihawkplays Seg 13 maio 2013, 19:44

Belo tutorial, mas estou com um problema, não consigo ver a sprite de água.

não vejo nenhuma imagem no seu post.

Alguém pode me ajudar?
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Mensagem por rickelme.dias Qua 15 maio 2013, 14:15

mihawkplays escreveu:Belo tutorial, mas estou com um problema, não consigo ver a sprite de água.

não vejo nenhuma imagem no seu post.

Alguém pode me ajudar?

eu... vou fazer um novo tópico parecido
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Mensagem por LittBk Qui 16 maio 2013, 18:56

Deu erro no GAME MAKER STUDIO.

In Object obj_agua, in Event Step event number 0 at line 5 : Number 0.0.1 in incorrect format
In Object obj_agua, in Event Step event number 0 at line 7 : Number 0.0.1 in incorrect format
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Mensagem por Machow8 Sex 17 maio 2013, 01:24

#LittBk

Isso por que o GM(S) aceita números com um ponto somente, ou seja: 0.1 e não 0.0.1.
Logo, basta corrigir isso que acredito que funcionará normalmente.
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Mensagem por SIGILOSO Sex 17 maio 2013, 01:44

Substitua o 0.0.1 por 0.01. Tive o mesmo problema pra me adaptar.
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Mensagem por LittBk Sex 17 maio 2013, 09:06

Fiz o que me disseram e veja o que ocorre. O.O'
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"EDIT"
Deu certo aqui!! É que com a ROOM com largura de 20.000 tava dando pau aqui.
Código:
if x<room_width
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