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Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

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Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Isaias Sáb 19 Jun 2010, 23:23

A Falta de tempo (e preguiça), não estavam deixando eu fazer a ultima parte, mais vamos lá xD~
nas outras partes do tutorial nóis tratamos da arma e do controle de tiro, agora vamos fazer o personagem

Crie Um Objeto Chamado, Obj_colisor, e use uma sprite qualquer(de preferencia 32x32) e marque como sólido

Criemos o Objeto do Player(se não criou ainda), e coloque a sprite do retângulo pretin ...colocaremos um salto triplo no nosso bonequin!

Vamos Colocar no Create:
Código:

max_tiros = 20;
tiros=0;
pulos=0

Agora Vamos Colocar no Step:
Código:

if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj
gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5
}else{ //senão
gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado
}

if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar  para esquerda detectando colisão
if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão
if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o "3", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar


direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de acordo com a posição do mouse

agora coloque na colisão com o obj_colisor:
Código:

move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;
pulos=0;


Caso queira Implementar seu Game Com um pause Game, ou uma playlist, leia esses tópicos abaixo:

Pause Game:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-fazendo-um-pause-game-profissional-t8293.htm

Playlist:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-criando-uma-playlist-com-arquivos-externos-t8294.htm

Como disse no começo, não tenho tido muito tempo, portanto, qualquer erro em qualquer parte do tutorial é normal, apenas me avise, caso algo não dê certo, que eu dou uma revisada!

vou upar a engine, já com o pause game/playlist/mira personalizada/healtbar, ela tem algumas coisas a + porque era de um game que eu ia fazer!
assim que terminar dou um edit .


EDIT:
Quem Quiser fazer o download da engine ... :
http://www.mediafire.com/?z0yznfdknyy
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Mensagem por romulo_rla Seg 25 Out 2010, 11:19

Muito Bom! Parabéns, me ajudou muito.

OBS: no evento step da arma, tem um erro:

Código:
  x = player.x-3; // deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
  y = player.y 5;// deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
no "x = player"... e no "y = player"... aí que dá um erro.
A resposta é essa: ao invez de
Código:
x = player
é x = obj_player

Obrigado!OBS: Desculpe pela bagunça!
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Mensagem por Lauro Ter 23 Nov 2010, 21:22

cara procurei a pt 2 e num axei!
Alguem poderia me mandar o link aki por favor?
Muito Obrigado!
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Mensagem por luuizinho.oliveira Qua 22 Dez 2010, 10:09

vai no FAQ
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