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Load Externo
4 participantes
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Load Externo
Load Externo
Escrito por:Rodrigo Mendes
Você já deve ter entrado numa pasta de um jogo né?e percebeu que todos os arqivos do jogo estão salvo dentro de pastas,e não salvo tudo junto em um exe(o que é geralmente feito por nos no Game Maker)
Essa opção de salvar tudo junto é geralmente feit para que outras pessoas não ''roube'' seus arquivos nem os utilizem em outro jogos, mas na hora de começar o jogo irá carregar tudo e demorar um pouco ou bastante
Mas se você abrir mão disso e passar a salvar alguns arquivos grandes do tipo músicas em mp3 e backgrounds em pasta irá otimizar o seu tempo muito mais
Mas tá bom,vamos começar logo,isso não é difícil, pelo contrário é muito fácil.Primeiro abra uma pasta com um nome ''meu jogo''(os nomes podem ser trocados mas atenção vc tambem deverá mudar os nomes nos códigos)
Agora procure uma música em mp3,não preocupe-se com tamanho,cole ela na sua pasta e troque por ''snd_bg'',faça o mesmo com um arquivo de imagem(selecione um em bitmap)de 640x480 padrão,cole e troque o nome por ''bck_fundo'',pronto já temos os resources externos na pasta agora vamos programar
Abra o Game Maker com um novo projeto,crie um objeto e no evento create digite
e agora no evento draw
pronto vc já deve ter ouvido sua música e visto seu papel de parede, fácil né?
alguma dúvida pergunte.
Escrito por:Rodrigo Mendes
Você já deve ter entrado numa pasta de um jogo né?e percebeu que todos os arqivos do jogo estão salvo dentro de pastas,e não salvo tudo junto em um exe(o que é geralmente feito por nos no Game Maker)
Essa opção de salvar tudo junto é geralmente feit para que outras pessoas não ''roube'' seus arquivos nem os utilizem em outro jogos, mas na hora de começar o jogo irá carregar tudo e demorar um pouco ou bastante
Mas se você abrir mão disso e passar a salvar alguns arquivos grandes do tipo músicas em mp3 e backgrounds em pasta irá otimizar o seu tempo muito mais
Mas tá bom,vamos começar logo,isso não é difícil, pelo contrário é muito fácil.Primeiro abra uma pasta com um nome ''meu jogo''(os nomes podem ser trocados mas atenção vc tambem deverá mudar os nomes nos códigos)
Agora procure uma música em mp3,não preocupe-se com tamanho,cole ela na sua pasta e troque por ''snd_bg'',faça o mesmo com um arquivo de imagem(selecione um em bitmap)de 640x480 padrão,cole e troque o nome por ''bck_fundo'',pronto já temos os resources externos na pasta agora vamos programar
Abra o Game Maker com um novo projeto,crie um objeto e no evento create digite
- Código:
global.snd_bg=sound_add('snd_bg.mp3',0,0) //procura o arquivo
sound_loop(global.snd_bg) //toca o som
global.bck_fundo=background_add('bck_fundo.bmp',0,0,0) // carrega o background
e agora no evento draw
- Código:
draw_background(global.bck_fundo,0,0)
pronto vc já deve ter ouvido sua música e visto seu papel de parede, fácil né?
alguma dúvida pergunte.
Re: Load Externo
Opa, legal o tutorial. E no caso de eu querer add arquivos que não dê pra abrir em players de audio? Teria que usar uma Dll neh? Recomenda alguma?
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
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Re: Load Externo
Muito bom Rodrigo! Seus trabalhos são ótimos!
Você havia feito dois tópicos iguais então eu corrigi, ok? ;)
Você havia feito dois tópicos iguais então eu corrigi, ok? ;)
Convidad- Convidado
Re: Load Externo
Se não for midi, wave ou mp3 vai precisar, mas não por causa do player e sim porque o game maker não reconhece outros formatos.VitinhoO escreveu:Opa, legal o tutorial. E no caso de eu querer add arquivos que não dê pra abrir em players de audio? Teria que usar uma Dll neh? Recomenda alguma?
Re: Load Externo
eu uso isso ja a algum tempo, acho q vi algo parecido na GMC, so q em ingles! ótimo tutorial!!
Convidad- Convidado
Re: Load Externo
Nossa vindo isso de vc eu me emocionobrendan escreveu:Muito bom Rodrigo! Seus trabalhos são ótimos!
Você havia feito dois tópicos iguais então eu corrigi, ok? ;)
valeu
Re: Load Externo
Aqui no meu eu tenho que colocar o endereço se não não aparece! =\ Aquilo tudo:C:\Arquivos de programas\Game_Maker7\etc. E tem outra,não tem como colocar tipo nesse aqui: global.bck_fundo=background_add('bck_fundo.bmp',0,0,0) no lugar de bck_fundo.bmp não tem como colocar aguement?Isso facilitaria muito para carregar as outras vcoisas se tiver muito.
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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