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Slideshow de imagens
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Slideshow de imagens
Nome:Slideshow de imagens
Descrição:Saiba como fazer um slideshow com várias imagens
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7,8 lite
(Foi Cainã, não eu quem fez este tuto!)
Bem, você certamente já reparou que em todos os jogos comerciais há no início, quando abrimos o jogo, uma passagem de imagens, a dizer a empresa, a produtora, etc Mas fazer isso é bem mais fácil do que se imagina. Por isso, crie um objecto e ponha no create:
Aqui nós definimos duas variáveis, o Tempo, que você pode alterar como quiser, e total de Imagens que você também pode alterar os valores. Mas ATENÇAO se você mudar o nº imagens para quatro não se esqueça de acrescentar mais uma imagem ao código.
A cada imagem que você colocou no código deve corresponder um sprite ou background, ou seja, o nome que você definirá para cada imagem tem de ser igual ao do sprite ou background.
Agora no step, código:
Agora ponha o evento ALARM 0 e coloque o código:
Aqui você deve compreender que quando a imagem que está a passar é a última, vai-se para a room seguinte. Por isso você deve ter 2 rooms: um para o slideshow e outro para o menu do jogo.
No evento draw você coloca este código
ATENÇAO: Este código só funcionará se você no primeiro código tiver posto o nome de sprites.
Se você pos nomes de backgrounds, use este código:
Há mais uma coisa: os seus sprites ou backgrounds devem ter o tamanho da tela e estarem centrados
Para quem quiser está aqui a engine (é só um exemplo)
http://www.mediafire.com/?z4yv0wtymya
Espero que sirva para alguma coisa
Descrição:Saiba como fazer um slideshow com várias imagens
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7,8 lite
(Foi Cainã, não eu quem fez este tuto!)
Bem, você certamente já reparou que em todos os jogos comerciais há no início, quando abrimos o jogo, uma passagem de imagens, a dizer a empresa, a produtora, etc Mas fazer isso é bem mais fácil do que se imagina. Por isso, crie um objecto e ponha no create:
- Código:
{
Tempo := 3 ; //Tempo em segundos de exibição de cada imagem.
TotImg := 3 ; //Número total de imagens.
Img[0] := nome_imagem_1 ; //Primeira imagem do slideshow.
Img[1] := nome_imagem_2 ; //Primeira imagem do slideshow.
Img[2] := nome_imagem_3 ; //Primeira imagem do slideshow.
//E assim por diante.
Alpha := 0 ;
ImgAtual := 0 ;
alarm[0] = Tempo * room_speed ;
}
Aqui nós definimos duas variáveis, o Tempo, que você pode alterar como quiser, e total de Imagens que você também pode alterar os valores. Mas ATENÇAO se você mudar o nº imagens para quatro não se esqueça de acrescentar mais uma imagem ao código.
A cada imagem que você colocou no código deve corresponder um sprite ou background, ou seja, o nome que você definirá para cada imagem tem de ser igual ao do sprite ou background.
Agora no step, código:
- Código:
{
if Alpha <= 1 {
Alpha += 0.1 ;
}
}
Agora ponha o evento ALARM 0 e coloque o código:
- Código:
{
Alpha := 0 ;
ImgAtual += 1 ;
if (ImgAtual = TotImg){
room_goto_next() ;
}
else {
alarm[0] = Tempo * room_speed ;
}
}
Aqui você deve compreender que quando a imagem que está a passar é a última, vai-se para a room seguinte. Por isso você deve ter 2 rooms: um para o slideshow e outro para o menu do jogo.
No evento draw você coloca este código
- Código:
{
draw_sprite_ext(Img[ImgAtual], 0, room_width / 2, room_height / 2, 1, 1, 0, c_white, Alpha) ;
}
ATENÇAO: Este código só funcionará se você no primeiro código tiver posto o nome de sprites.
Se você pos nomes de backgrounds, use este código:
- Código:
{
draw_background_ext(Img[ImgAtual], room_width / 2, room_height / 2, 1, 1, 0, c_white, Alpha) ;
}
Há mais uma coisa: os seus sprites ou backgrounds devem ter o tamanho da tela e estarem centrados
Para quem quiser está aqui a engine (é só um exemplo)
http://www.mediafire.com/?z4yv0wtymya
Espero que sirva para alguma coisa
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
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