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Mensagem por afonso_silva em Seg 14 Jun 2010, 05:28

Nome:Slideshow de imagens
Descrição:Saiba como fazer um slideshow com várias imagens
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7,8 lite

(Foi Cainã, não eu quem fez este tuto!)

Bem, você certamente já reparou que em todos os jogos comerciais há no início, quando abrimos o jogo, uma passagem de imagens, a dizer a empresa, a produtora, etc Mas fazer isso é bem mais fácil do que se imagina. Por isso, crie um objecto e ponha no create:

Código:
{

Tempo := 3 ;  //Tempo em segundos de exibição de cada imagem.

TotImg := 3 ;  //Número total de imagens.

Img[0] := nome_imagem_1 ;  //Primeira imagem do slideshow.

Img[1] := nome_imagem_2 ;  //Primeira imagem do slideshow.

Img[2] := nome_imagem_3 ;  //Primeira imagem do slideshow.

//E assim por diante.

Alpha := 0 ;

ImgAtual := 0 ;

alarm[0] = Tempo * room_speed ;

}

Aqui nós definimos duas variáveis, o Tempo, que você pode alterar como quiser, e total de Imagens que você também pode alterar os valores. Mas ATENÇAO se você mudar o nº imagens para quatro não se esqueça de acrescentar mais uma imagem ao código.

A cada imagem que você colocou no código deve corresponder um sprite ou background, ou seja, o nome que você definirá para cada imagem tem de ser igual ao do sprite ou background.

Agora no step, código:
Código:
{

if Alpha <= 1 {

Alpha += 0.1 ;

}

}

Agora ponha o evento ALARM 0 e coloque o código:

Código:
{

Alpha := 0 ;

ImgAtual += 1 ;

if (ImgAtual = TotImg){

room_goto_next() ;

}

else {

alarm[0] = Tempo * room_speed ;

}

}


Aqui você deve compreender que quando a imagem que está a passar é a última, vai-se para a room seguinte. Por isso você deve ter 2 rooms: um para o slideshow e outro para o menu do jogo.

No evento draw você coloca este código
Código:
{

draw_sprite_ext(Img[ImgAtual], 0, room_width / 2, room_height / 2, 1, 1, 0, c_white, Alpha) ;

}

ATENÇAO: Este código só funcionará se você no primeiro código tiver posto o nome de sprites.

Se você pos nomes de backgrounds, use este código:
Código:
{

draw_background_ext(Img[ImgAtual], room_width / 2, room_height / 2, 1, 1, 0, c_white, Alpha) ;

}

Há mais uma coisa: os seus sprites ou backgrounds devem ter o tamanho da tela e estarem centrados

Para quem quiser está aqui a engine (é só um exemplo)

http://www.mediafire.com/?z4yv0wtymya

Espero que sirva para alguma coisa lol!
afonso_silva
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