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Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
+8
Mr. Kaleb
TriniBoi
Alexandre Dias
Denis Lemos
Super Games
afonso_silva
mayck
Isaias
12 participantes
Página 1 de 1
Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Nível: Iniciantes/Mediano
GM Ultilizado: 8.0 ( se alguem testar em outras versões e funcionar, por favor avise)
Nota: Para funcionar corretamente, é necessário ter pelo menos 1 view na room :]
Primeiramente crie adicione um sprite com transparencia (baixe aqui: http://www.mediafire.com/i/?jwdtwwtnvou ), chame-o de spr_pause , adicione uma font, e coloque ela como font0
Agora Crie um Objeto que será o responsavel para parar o jogo...
No Evento Create coloque:
no evento draw, coloque:
GM Ultilizado: 8.0 ( se alguem testar em outras versões e funcionar, por favor avise)
Nota: Para funcionar corretamente, é necessário ter pelo menos 1 view na room :]
Primeiramente crie adicione um sprite com transparencia (baixe aqui: http://www.mediafire.com/i/?jwdtwwtnvou ), chame-o de spr_pause , adicione uma font, e coloque ela como font0
Agora Crie um Objeto que será o responsavel para parar o jogo...
No Evento Create coloque:
- Código:
pausado=0;
no evento draw, coloque:
- Código:
yy = view_hport/2-150; //pegando o cento da tela
xx = view_wport/2; //pegando o cento da tela
if pausado=1 // se o jogo estiver pausado
{
draw_sprite_stretched(spr_pause,0,0,0,room_width,room_height); // draw o sprite do tamanho da room (ele vai esticar o sprite)
draw_set_font(font0);// seta a fonte
draw_set_color(c_red);//seta a cor(vermelho)
draw_set_halign(fa_center); // seta o center
draw_rectangle_color(view_xview+xx-300,view_yview+yy-20,view_xview+xx+300,view_yview+yy+150,c_yellow,c_yellow,c_yellow,c_yellow,true);// desenha um retangulo amarelo no meio da tela
draw_text(view_xview+xx,view_yview+yy,'JOGO PAUSADO! #Pressione Qualquer Tecla Para continuar'); // escreve o Texto de Jogo Pausado
}
if(!keyboard_check_pressed(ord('P')) and pausado=1){ // se o jogo estiver pausado, e a letra P não por pressionada
if(keyboard_check(ord('P'))){pausado=0;} // para evitar bugs
screen_refresh();
keyboard_wait();
io_clear();
}
else if(keyboard_check_pressed(ord('P'))){// se a letra P for pressionado
if (pausado=1){ // se o pause for 1(pausado)
pausado=0; // ele despausa
}else{//caso contrário
pausado=1; // ele pausa o jogo
}//termina a condição
}//termina a condição
Última edição por Isaias em Sex 04 Jun 2010, 19:16, editado 1 vez(es)
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Bom Tutu E da pra enteder Nao e tao dificil bem legal So achoq enves de VC por a imagem pra dawnload acho q era so hospedar no imageShack e colokar aki XD Flws Bom tutu
mayck- Data de inscrição : 11/01/2010
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Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
mayck escreveu:Bom Tutu E da pra enteder Nao e tao dificil bem legal So achoq enves de VC por a imagem pra dawnload acho q era so hospedar no imageShack e colokar aki XD Flws Bom tutu
coloquei assim por causa que a imagem tem somente 1px, tinha gente que não iria consiguir baixar x]
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
tá mesmo profissional esse pause!
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
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Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
eu usei no 6 e fucionou(é claro dei umas editadas no codico, mais so umas coisas)
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Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Eu faço pause usando esse mesmo método, mas é um modo falho, pois se for um pause com menu, não daria para selecionar as outras opições porque quando se aperta uma tecla ele despausa o jogo e também por que com a função screen_refresh() não funcionam os eventos, então só para um pause normal mesmo que é bom, aquele que só aparece escrito "Jogo Pausado" na tela, mas mesmo assim é muito útil pode se usar para outras coisas também !
Uma dica para diminuir bastante o código, é retirar a variável que controla se está pausado ou não, pois não serve para nada, pois como disse, os eventos não funcionam quando se usa a função "screen_refresh()", daí não se pode fazer nada enquanto o jogo está pausado !
Eu faço deste modo que não precisa de variáveis e só precisa de poucas linhas:
Apenas adicione um evento Key_Press e cole o seguinte código:
Mas é só uma dica para melhorar o TUTO, espero que não leve à mal !!!
Uma dica para diminuir bastante o código, é retirar a variável que controla se está pausado ou não, pois não serve para nada, pois como disse, os eventos não funcionam quando se usa a função "screen_refresh()", daí não se pode fazer nada enquanto o jogo está pausado !
Eu faço deste modo que não precisa de variáveis e só precisa de poucas linhas:
Apenas adicione um evento Key_Press e cole o seguinte código:
- Código:
draw_sprite(spr_pause,image_index,view_wview/2,view_hview/2)
draw_set_halign(fa_center)
draw_text(room_width/2,room_height/2,'Aperte uma tecla para continuar!');
screen_refresh();
keyboard_wait();
Mas é só uma dica para melhorar o TUTO, espero que não leve à mal !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Avisasse antes que era só no pro :
at position 2: This function is only available in the Pro Edition.
Edit : Pelo tutorial do Denis não precisa do pro, mas não ficou com efeito de transparencia
at position 2: This function is only available in the Pro Edition.
Edit : Pelo tutorial do Denis não precisa do pro, mas não ficou com efeito de transparencia
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Ta dando erro alguém me ajuda pf.
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_pause:
Error in code at line 6:
draw_set_font(font0);// seta a fonte
^
at position 16: Unknown variable font0
Esse é o erro.
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_pause:
Error in code at line 6:
draw_set_font(font0);// seta a fonte
^
at position 16: Unknown variable font0
Esse é o erro.
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Número de Mensagens : 273
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Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
voce não deve ter criado a fonte .-.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Como cria // o que é a fonte? .-.
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 273
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x 0 x 0 x 0
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Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Fonte é o formato da letra, se cria fontes na aba Fonts do GM
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
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Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
DROGA!!!!! fiz tudo direitinho aí vo testar aparece isso!
Error in code at line 9:
draw_rectangle_color(view_xview+xx-300,view_yview+yy-20,view_xview+xx+300,view_yview+yy+150,c_yellow,c_yellow,c_yellow,c_yellow,true);// desenha um retangulo amarelo no meio da tela
^
at position 2: This function is not available in the Lite Edition.
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Benjamim_M escreveu:DROGA!!!!! fiz tudo direitinho aí vo testar aparece isso!Error in code at line 9:
draw_rectangle_color(view_xview+xx-300,view_yview+yy-20,view_xview+xx+300,view_yview+yy+150,c_yellow,c_yellow,c_yellow,c_yellow,true);// desenha um retangulo amarelo no meio da tela
^
at position 2: This function is not available in the Lite Edition.
tente ler o erro antes de sair postando...
- Código:
This function is not available in the Lite Edition
nao tem essa função no lite
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Prêmios :
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x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Olá,só pra avisar esse link ta quebrado,arruma aew
Bruno Mota- Data de inscrição : 17/11/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial: Fazendo um pause game Profissional
Olá,só pra avisar esse link ta quebrado,arruma aew
Veja:
Última visita : Qua 27 Jul 2011, 05:52
Ele não irá atualizar o link, pelo menos é o que parece.
Torça para que alguém tenha o gmk ou então siga o tutorial.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
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