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Plataformas moveis...
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Kabeção
Janx
dennsurfsk8
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Plataformas moveis...
Como fazer plataformas que fiquem indo pra cima e pra baixo , pra 1 lado e pra outro e que caia depois d alguns segundos com o player nela...?
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
Coloque no evento Create da plataforma:
Agora no Step:
Isso vai fazer com que ela se mova de um lado para o outro de forma suave sem a necessidade do friction ou hspeed... Para fazer outros tipos de movimento, basta alterar alguns valores. Ex:
Movimento "mais curto e mais rápido":
Pra fazê-la "cair"...
Defina no Create:
No Colision com o player:
Vamos criar um alarme de 10 steps para que ela possa cair (dê um tempo pro player pensar o que vai fazer). Note que estou explicando como fazer a plataforma "cair" não como subir nela!
Coloque no evento "Alarm 0":
Agora crie um evento para destruí-la quando sair da room, senão ela vai se movimentar para o "infinito e avante" até o jogo terminar!!!
Vá nos eventos "Other -> Outside Room" e arraste o ícone "Destroy the Instance".
A platafoma vai se movimentar de um lado para o outro sem a necessidade de vspeed ou friction. Quando o player colidir com ela (não se esqueça de incluir as condições do seu jogo! Se estiver de pé..., se estiver sobre ela..., etc) ela vai aguardar um tempo e depois cair. Quando ela ultrapassar o limite da sala ela vai se auto-destruir.
- Código:
movimento:=0;
calc_movimento:=0;
Agora no Step:
- Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;
Isso vai fazer com que ela se mova de um lado para o outro de forma suave sem a necessidade do friction ou hspeed... Para fazer outros tipos de movimento, basta alterar alguns valores. Ex:
Movimento "mais curto e mais rápido":
- Código:
calc_movimento+=.05;
movimento:=5*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;
Pra fazê-la "cair"...
Defina no Create:
- Código:
player_above:=false;
No Colision com o player:
- Código:
if player_above = false then
begin
player_above:=true;
alarm[0]:=10
end;
Vamos criar um alarme de 10 steps para que ela possa cair (dê um tempo pro player pensar o que vai fazer). Note que estou explicando como fazer a plataforma "cair" não como subir nela!
Coloque no evento "Alarm 0":
- Código:
gravity_direction:=270;
gravity:=.07;
Agora crie um evento para destruí-la quando sair da room, senão ela vai se movimentar para o "infinito e avante" até o jogo terminar!!!
Vá nos eventos "Other -> Outside Room" e arraste o ícone "Destroy the Instance".
A platafoma vai se movimentar de um lado para o outro sem a necessidade de vspeed ou friction. Quando o player colidir com ela (não se esqueça de incluir as condições do seu jogo! Se estiver de pé..., se estiver sobre ela..., etc) ela vai aguardar um tempo e depois cair. Quando ela ultrapassar o limite da sala ela vai se auto-destruir.
Convidad- Convidado
Re: Plataformas moveis...
Blz , mas acontece q ao pisar nela o player nao cai , mas se ela for pra direita o player fica parado , como fazer o player ao estar nela seguir seu movimento?
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
ai vc faz para se ele tiver em cima dela:
x += other.movimento
(se é essa a variavel que vc usou para ela andar...)
x += other.movimento
(se é essa a variavel que vc usou para ela andar...)
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Plataformas moveis...
movimento:=0;
calc_movimento:=0;
Agora no Step:
Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;
Fiz assim , como seria a colisao do player com a plat?
calc_movimento:=0;
Agora no Step:
Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;
Fiz assim , como seria a colisao do player com a plat?
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
Não! O janx quiz dizer que o x é o do player!!!!!!! Pra ele poder acompanhar a plataforma! ;)
Convidad- Convidado
Re: Plataformas moveis...
nao to entendendo , essas sao minhas variaveis :
direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false
da 1 explicadinha galera ... olha a preguica hein...
direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false
da 1 explicadinha galera ... olha a preguica hein...
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
nao agente ta falando da plataforma, pro movimento dela vc fez que nem o brendan falo ali em cima??
se vc fez vai no player poe um evento de colisao com a plataforma, se ja tiver blz, dai vc poe la o cidigo na ultima linha:
x += other.movimento
se vc fez vai no player poe um evento de colisao com a plataforma, se ja tiver blz, dai vc poe la o cidigo na ultima linha:
x += other.movimento
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Plataformas moveis...
meu create da plat ta assim :
movimento:=0;
calc_movimento:=0;
o step dela ta assim :
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;
agora o q eu boto no Player Collision with Plat ?
movimento:=0;
calc_movimento:=0;
o step dela ta assim :
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;
agora o q eu boto no Player Collision with Plat ?
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
intao, agora vai no player e faz oque eu falei antes.
cloca colisao com essa plat ai e poe akele codigo que falei
cloca colisao com essa plat ai e poe akele codigo que falei
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Plataformas moveis...
po ta dificil a comunicacao ....rsrsrsrs
olha como ta a colisao com a plat do meu player :
move_contact_solid(270,
vspeed = 0
pulo = false
x += other.movimento
agora me diz ai ... o q q ta errado?
olha como ta a colisao com a plat do meu player :
move_contact_solid(270,
vspeed = 0
pulo = false
x += other.movimento
agora me diz ai ... o q q ta errado?
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
obs : 8+) =
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
vc pois NO PLAYER o evento de colisao com a plataforma neh??
se fez isso é pra tar funcionando normal...
se fez isso é pra tar funcionando normal...
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Plataformas moveis...
era pra funcionar mas nao ta funcionando .. tu deve ta esquecendo d alguma coisa , o player continua ficando pra tras...
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
e pra fazer plataformas q se movem na posicao vertical???
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
vc inverte x para y
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Plataformas moveis...
Olha me da 1 ajuda , pra me movimentar uso hspeed e vspeed tenho essas variaveis no create do player :
direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false
eu coloquei assim na colisao com a plataforma
move_contact_solid(270,
vspeed = 0
pulo = false
hspeed = other.velocidade
e assim no create da plataforma :
velocidade:=0;
calc_movimento:=0
e no step da plataforma :
calc_movimento+=.02;
velocidade:=4*(cos(calc_movimento));
x+=velocidade;
sera q alguem pode me dar 1 resposta clara?
o player toca na plataforma e acompanha 1 pouco ela , mas quando ela volta ele cai , poxa so falta isso pra eu poder terminar meu game ...
direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false
eu coloquei assim na colisao com a plataforma
move_contact_solid(270,
vspeed = 0
pulo = false
hspeed = other.velocidade
e assim no create da plataforma :
velocidade:=0;
calc_movimento:=0
e no step da plataforma :
calc_movimento+=.02;
velocidade:=4*(cos(calc_movimento));
x+=velocidade;
sera q alguem pode me dar 1 resposta clara?
o player toca na plataforma e acompanha 1 pouco ela , mas quando ela volta ele cai , poxa so falta isso pra eu poder terminar meu game ...
dennsurfsk8- Data de inscrição : 02/09/2008
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Re: Plataformas moveis...
Lá na colisão com a plataforma você acrescenta:
ou
Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.
Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.
Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.
Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...
- Código:
x:=plataforma.x;
ou
- Código:
x:=other.x;
Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.
Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.
Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.
Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...
Convidad- Convidado
Re: Plataformas moveis...
cara se fizer desse geito ai, a posiçao x ia ser a posisao de origem do sprite da plataforma... ou seja se ele ta no meio da plataforma e o carinha cai na esquerda bem na ponta ele ia ser 'jogado' para o meio da plataforma...brendan escreveu:Lá na colisão com a plataforma você acrescenta:
- Código:
x:=plataforma.x;
ou
- Código:
x:=other.x;
Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.
Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.
Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.
Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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x 0 x 2 x 0
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Re: Plataformas moveis...
É mesmo janx. Eu nem pensei nisso...janx escreveu:cara se fizer desse geito ai, a posiçao x ia ser a posisao de origem do sprite da plataforma... ou seja se ele ta no meio da plataforma e o carinha cai na esquerda bem na ponta ele ia ser 'jogado' para o meio da plataforma...
Então tem que ser assim, no colision da plataforma com o player:
- Código:
player.x+=(x-xprevious);
Convidad- Convidado
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