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Plataformas moveis...

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Plataformas moveis... Empty Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 01:11

Como fazer plataformas que fiquem indo pra cima e pra baixo , pra 1 lado e pra outro e que caia depois d alguns segundos com o player nela...?
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Plataformas moveis... Empty Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad Seg 08 Set 2008, 10:26

Coloque no evento Create da plataforma:

Código:
movimento:=0;
calc_movimento:=0;

Agora no Step:

Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;

Isso vai fazer com que ela se mova de um lado para o outro de forma suave sem a necessidade do friction ou hspeed... Para fazer outros tipos de movimento, basta alterar alguns valores. Ex:

Movimento "mais curto e mais rápido":

Código:
calc_movimento+=.05;
movimento:=5*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;

Pra fazê-la "cair"...

Defina no Create:

Código:
player_above:=false;

No Colision com o player:

Código:
if player_above = false then
  begin
  player_above:=true;
  alarm[0]:=10
  end;

Vamos criar um alarme de 10 steps para que ela possa cair (dê um tempo pro player pensar o que vai fazer). Note que estou explicando como fazer a plataforma "cair" não como subir nela!

Coloque no evento "Alarm 0":

Código:
gravity_direction:=270;
gravity:=.07;

Agora crie um evento para destruí-la quando sair da room, senão ela vai se movimentar para o "infinito e avante" até o jogo terminar!!!

Vá nos eventos "Other -> Outside Room" e arraste o ícone "Destroy the Instance".

A platafoma vai se movimentar de um lado para o outro sem a necessidade de vspeed ou friction. Quando o player colidir com ela (não se esqueça de incluir as condições do seu jogo! Se estiver de pé..., se estiver sobre ela..., etc) ela vai aguardar um tempo e depois cair. Quando ela ultrapassar o limite da sala ela vai se auto-destruir.
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Plataformas moveis... Empty Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 13:22

Blz , mas acontece q ao pisar nela o player nao cai , mas se ela for pra direita o player fica parado , como fazer o player ao estar nela seguir seu movimento?
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Plataformas moveis... Empty Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx Seg 08 Set 2008, 13:29

ai vc faz para se ele tiver em cima dela:

x += other.movimento

(se é essa a variavel que vc usou para ela andar...)
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 14:09

movimento:=0;
calc_movimento:=0;


Agora no Step:

Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;



Fiz assim , como seria a colisao do player com a plat?
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Mensagem por Convidad Seg 08 Set 2008, 14:46

Não! O janx quiz dizer que o x é o do player!!!!!!! Very Happy Pra ele poder acompanhar a plataforma! ;)
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 14:50

nao to entendendo , essas sao minhas variaveis :

direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false

da 1 explicadinha galera ... olha a preguica hein...
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Mensagem por Janx Seg 08 Set 2008, 15:33

nao agente ta falando da plataforma, pro movimento dela vc fez que nem o brendan falo ali em cima??

se vc fez vai no player poe um evento de colisao com a plataforma, se ja tiver blz, dai vc poe la o cidigo na ultima linha:

x += other.movimento
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 16:33

meu create da plat ta assim :

movimento:=0;
calc_movimento:=0;

o step dela ta assim :

calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;


agora o q eu boto no Player Collision with Plat ?
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Mensagem por Janx Seg 08 Set 2008, 18:51

intao, agora vai no player e faz oque eu falei antes.
cloca colisao com essa plat ai e poe akele codigo que falei
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 19:02

po ta dificil a comunicacao ....rsrsrsrs

olha como ta a colisao com a plat do meu player :


move_contact_solid(270,Cool
vspeed = 0
pulo = false

x += other.movimento


agora me diz ai ... o q q ta errado?
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 19:03

obs : 8+) = Cool
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Mensagem por Janx Seg 08 Set 2008, 19:12

vc pois NO PLAYER o evento de colisao com a plataforma neh??

se fez isso é pra tar funcionando normal...
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 19:52

era pra funcionar mas nao ta funcionando .. tu deve ta esquecendo d alguma coisa , o player continua ficando pra tras...
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 20:42

e pra fazer plataformas q se movem na posicao vertical???
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Mensagem por Janx Seg 08 Set 2008, 20:44

vc inverte x para y
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Mensagem por dennsurfsk8 Seg 08 Set 2008, 23:09

Olha me da 1 ajuda , pra me movimentar uso hspeed e vspeed tenho essas variaveis no create do player :

direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false

eu coloquei assim na colisao com a plataforma

move_contact_solid(270,Cool
vspeed = 0
pulo = false
hspeed = other.velocidade


e assim no create da plataforma :
velocidade:=0;
calc_movimento:=0

e no step da plataforma :

calc_movimento+=.02;
velocidade:=4*(cos(calc_movimento));
x+=velocidade;


sera q alguem pode me dar 1 resposta clara?

o player toca na plataforma e acompanha 1 pouco ela , mas quando ela volta ele cai , poxa so falta isso pra eu poder terminar meu game ...
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Mensagem por Convidad Ter 09 Set 2008, 00:04

Lá na colisão com a plataforma você acrescenta:

Código:
x:=plataforma.x;

ou

Código:
x:=other.x;

Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.

Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.

Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.

Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...
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Mensagem por Janx Ter 09 Set 2008, 13:21

brendan escreveu:Lá na colisão com a plataforma você acrescenta:

Código:
x:=plataforma.x;

ou

Código:
x:=other.x;

Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.

Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.

Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.

Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...
cara se fizer desse geito ai, a posiçao x ia ser a posisao de origem do sprite da plataforma... ou seja se ele ta no meio da plataforma e o carinha cai na esquerda bem na ponta ele ia ser 'jogado' para o meio da plataforma...
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Mensagem por Convidad Ter 09 Set 2008, 14:09

janx escreveu:cara se fizer desse geito ai, a posiçao x ia ser a posisao de origem do sprite da plataforma... ou seja se ele ta no meio da plataforma e o carinha cai na esquerda bem na ponta ele ia ser 'jogado' para o meio da plataforma...
É mesmo janx. Eu nem pensei nisso...

Então tem que ser assim, no colision da plataforma com o player:

Código:
player.x+=(x-xprevious);
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