Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
+10
F. Nizzio
Adriel
makgamer
Isaias
itallo
Klior
Cainã
Suadao
RodrigoM.
Denis Lemos
14 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
----------------------------Criando Neblinas Relistas----------------------------
nivel: iniciante ao intermediário, necessário saber a interface do Pant.Net e do GM
versão: Usei a versão 8 do GM PRO, Não funciona na versão Lite se fazer o passo 10, pois usa o image_angle() !
1º: Você terá que ter instalado no seu PC o Pant.Net.
Abra o Pant.Net clicke em arquivo>novo e deixe esse novo arquivo com 256px de altura por 256px de largura !
2º: No cabeçário do programa, clicke em Efeitos>Processar>Nuvens...
Feito isso, aparecerá uma janelinha de propriedades do efeito, você pode ir apertando no botão escrito Regerar, para que va aparecendo diferentes formas de nuvens !
A minha ficou assim:
Obs: Não é somente o Paint.Net que possue esse recursso, outros programas de ediçao de imagens também tem, como o Gimp por exemplo, não uso o Photoshop, mas creio que nele tenha isso também !!!
3º: Pode fechar o Paint.Net, que não será mais necessário usá-lo, abra o seu GM, e adicione uma nova sprite carregando essa imagem da nuvem, coloque o nome da sprite de neb1 e centralize-a, apertando no botão "center", nas propriedades da sprite !
4º: Crie uma nova sprite, de 256px por 256px, clike em editar a sprite
5º: No cabeçário do editor da sprite, aperte em Images>Gradient Fill
Vai aparecer uma janelinha como mostra a imagem abaixo:
Em Color1, deixe a cor Preta
Em Color2, deixe um cinza escuro como mostra a imagem
Em Kind, selecione o gradiente circular
Obs: Quanto mais escurecido for o centro da gradient dessa sprite, mas transparente será a neblina, e quanto mais claro for o centro da gradient, mas opaca será a neblina, então não deixe o centro muito escuro, para que não fique totalmente tranparente a neblina, e por sua vez, também não deixe o centro da gradient muito claro, porque senão vai ficar uma neblina muito feia, você pode ir repetido esse processo várias vezes até achar a transparencia ideal para sua neblina !
Mas tente primeiro com as cores que mostra na imagem !!!
Obs 2: É extremamente necessário que as duas sprites sejam exatamente do mesmo tamanho em altura e largura, caso contrário vai ficar parecendo com qualquer outra coisa, menos com uma neblina !
6º: Dê o nome á essa sprite gradient de neb2
7º: Agora vamos aos códigos:
Crie um novo objeto, chame-o de obj_neblina, nas propriedades desse objeto, adicione a sprite neb1 à ele, lembre de que a sprite neb1 é aquela da nuvem que fizemos no Paint.Net !
8º: Adicione um Evento Create para o objeto, arraste a folinha de códigos,e coloque o seguinte código nela :
9º: Agora adicione um Evento Step para o objeto, na aba Move arraste o box Wrap Screen
e configure-o como mostrado na imagem abaixo:
Isso faz com que, na hora que a neblina sair de um lado da room, ela reapareça no outro lado, fazendo que elas fiquem em ciclo de movimento !
10º: Se preferir no mesmo Step do objeto arraste a folinha de código e escreava isso, serve para fazer a neblina girar levemente enquanto se movimenta:
11º: Agora precisamos fazer com que as neblinas apareçam na room, para isso crie um novo objeto e nomeie-o de obj_criador
12º: Adicione um Evento Create para esse novo objeto, arraste a folinha de códigos e escreva o seguinte:
Asegunda parte do código, é encarregada de criar a neblina randomicamente dentro das extremidades da room
Pronto agora adicione uma room, nela coloque apenas o obj_criador, que ele se encarrega de criar a neblina !!!
Espero que tenham gostado desse tutorial, agora não tem mais desculpa dizer que não podem criar neblinas por que não sabem fazer efeitos de particulas, esse tuto mostra que não é preciso usar particulas para isso, assim por sprites deixa bem mais rápido o jogo, se fosse por particulas, deixaria o jogo bem lento !!!
Aqui é o resultado de como ela fica em um jogo:
nivel: iniciante ao intermediário, necessário saber a interface do Pant.Net e do GM
versão: Usei a versão 8 do GM PRO, Não funciona na versão Lite se fazer o passo 10, pois usa o image_angle() !
1º: Você terá que ter instalado no seu PC o Pant.Net.
Abra o Pant.Net clicke em arquivo>novo e deixe esse novo arquivo com 256px de altura por 256px de largura !
2º: No cabeçário do programa, clicke em Efeitos>Processar>Nuvens...
Feito isso, aparecerá uma janelinha de propriedades do efeito, você pode ir apertando no botão escrito Regerar, para que va aparecendo diferentes formas de nuvens !
A minha ficou assim:
Obs: Não é somente o Paint.Net que possue esse recursso, outros programas de ediçao de imagens também tem, como o Gimp por exemplo, não uso o Photoshop, mas creio que nele tenha isso também !!!
3º: Pode fechar o Paint.Net, que não será mais necessário usá-lo, abra o seu GM, e adicione uma nova sprite carregando essa imagem da nuvem, coloque o nome da sprite de neb1 e centralize-a, apertando no botão "center", nas propriedades da sprite !
4º: Crie uma nova sprite, de 256px por 256px, clike em editar a sprite
5º: No cabeçário do editor da sprite, aperte em Images>Gradient Fill
Vai aparecer uma janelinha como mostra a imagem abaixo:
Em Color1, deixe a cor Preta
Em Color2, deixe um cinza escuro como mostra a imagem
Em Kind, selecione o gradiente circular
Obs: Quanto mais escurecido for o centro da gradient dessa sprite, mas transparente será a neblina, e quanto mais claro for o centro da gradient, mas opaca será a neblina, então não deixe o centro muito escuro, para que não fique totalmente tranparente a neblina, e por sua vez, também não deixe o centro da gradient muito claro, porque senão vai ficar uma neblina muito feia, você pode ir repetido esse processo várias vezes até achar a transparencia ideal para sua neblina !
Mas tente primeiro com as cores que mostra na imagem !!!
Obs 2: É extremamente necessário que as duas sprites sejam exatamente do mesmo tamanho em altura e largura, caso contrário vai ficar parecendo com qualquer outra coisa, menos com uma neblina !
6º: Dê o nome á essa sprite gradient de neb2
7º: Agora vamos aos códigos:
Crie um novo objeto, chame-o de obj_neblina, nas propriedades desse objeto, adicione a sprite neb1 à ele, lembre de que a sprite neb1 é aquela da nuvem que fizemos no Paint.Net !
8º: Adicione um Evento Create para o objeto, arraste a folinha de códigos,e coloque o seguinte código nela :
- Código:
// Mover-se randomicamente para o lado esquerdo, entre a direção 185 e 175 com velocidades diferentes, para dar uma impressão de desordem
speed=0+random(2)
direction=185-(random(10))
// Deixar a neblina de tamanhos diferentes randomicamente
image_xscale=1+random(1)
image_yscale=image_xscale
9º: Agora adicione um Evento Step para o objeto, na aba Move arraste o box Wrap Screen
e configure-o como mostrado na imagem abaixo:
Isso faz com que, na hora que a neblina sair de um lado da room, ela reapareça no outro lado, fazendo que elas fiquem em ciclo de movimento !
10º: Se preferir no mesmo Step do objeto arraste a folinha de código e escreava isso, serve para fazer a neblina girar levemente enquanto se movimenta:
- Código:
image_angle+=.5
11º: Agora precisamos fazer com que as neblinas apareçam na room, para isso crie um novo objeto e nomeie-o de obj_criador
12º: Adicione um Evento Create para esse novo objeto, arraste a folinha de códigos e escreva o seguinte:
- Código:
// Mistura a alpha das sprites
sprite_set_alpha_from_sprite(neb1,neb1);
sprite_set_alpha_from_sprite(neb1,neb2);
repeat(40) // Repete 40 vezes o código abaixo
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_neblina)// Cria a neblina randomicamente dentro das extremidades do room
Asegunda parte do código, é encarregada de criar a neblina randomicamente dentro das extremidades da room
Pronto agora adicione uma room, nela coloque apenas o obj_criador, que ele se encarrega de criar a neblina !!!
Espero que tenham gostado desse tutorial, agora não tem mais desculpa dizer que não podem criar neblinas por que não sabem fazer efeitos de particulas, esse tuto mostra que não é preciso usar particulas para isso, assim por sprites deixa bem mais rápido o jogo, se fosse por particulas, deixaria o jogo bem lento !!!
Aqui é o resultado de como ela fica em um jogo:
Última edição por Denis Lemos em Qua 27 Out 2010, 16:17, editado 1 vez(es)
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Parabéns, fica muito bonito Denis, Bem Legal.
Parabéns mesmo, muito bacana.
Parabéns mesmo, muito bacana.
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Obrigado, mas como tinha códigos de GML junto, e edição de imagens, fiquei sem saber qual era a categoria então coloquei em tutorias de GML mesmo, porque fica menos escondido, pois as pessoas, creio que procuram mais nos tutorias de GML, do que em arte gráfica, mas mesmo assim não tem importância e obrigado novamente !!!CyraxX escreveu:Parabéns, fica muito bonito Denis, Bem Legal.
Parabéns mesmo, muito bacana.
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Denis Lemos escreveu:Obrigado, mas como tinha códigos de GML junto, e edição de imagens, fiquei sem saber qual era a categoria então coloquei em tutorias de GML mesmo, porque fica menos escondido, pois as pessoas, creio que procuram mais nos tutorias de GML, do que em arte gráfica, mas mesmo assim não tem importância e obrigado novamente !!!CyraxX escreveu:Parabéns, fica muito bonito Denis, Bem Legal.
Parabéns mesmo, muito bacana.
Eu decidi deixar em GML, pois a pessoa não precisa necessariamente seguir o tutorial de Arte Grafico, podem pegar aquela que vocÊ deixou como seu resultado, então eu deixei em GML mesmo.
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Caramba, ótimo tutorial Denis L., achei bem bacana desse "efeito", bem realista.
Valew!
Valew!
Última edição por Suadao em Sex 28 maio 2010, 18:37, editado 1 vez(es)
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Realmente o efeito ficou muito real, você é muito bom em "inventar" esses efeitos. Valeu e continua com esses tutoriais.
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
muito bom msm, não sabia que dava pra fazer tanta coisa com paint.net
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Bravo! Bravo!
um belo tutorial, parabéns.
realista de verdade(Oo)
um belo tutorial, parabéns.
realista de verdade(Oo)
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
legal esta tutorial,vc gostou mesmo do paint net
Convidad- Convidado
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
muito bom kra,
com certeza vai ajudar muitas pessoas.
com certeza vai ajudar muitas pessoas.
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Quem não quiser baixar nada, é so ir num paint online, que fais igual e salva no teu pc.
ta aqui o site:http://www.splashup.com/splashup/
pra criar esta merma neblina igualzinha é so clika em : file>new image>
dai muda pra 256 por 256
ai aparece um quadrado.
dai tu vai em: filters>clouds
pronto.
ai fica assim:
ta aqui o site:http://www.splashup.com/splashup/
pra criar esta merma neblina igualzinha é so clika em : file>new image>
dai muda pra 256 por 256
ai aparece um quadrado.
dai tu vai em: filters>clouds
pronto.
ai fica assim:
makgamer- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
- Outros
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Também dá pra fazer usando a opção "Spray" do editor de imagens do GM !
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Bem, eu sempre consegui fazer esse efeito de nuvem no PhotoFiltre. E eu já tive o Paint.net que, por um acaso, você escreveu errado o nome.
Mas é um otimo tutorial. (: Parabéns!
Mas é um otimo tutorial. (: Parabéns!
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
véi, nota dez.
ficou perfeito, tá igualzinho quando eu viajo de carro de madrugada hehehe...
vlw pelo tutorial!
ficou perfeito, tá igualzinho quando eu viajo de carro de madrugada hehehe...
vlw pelo tutorial!
SuperHacker- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Cara, MUITO BOM, deve ter deixado meu jogo mt mais legal, sério, adorei, e tudo sem baixar netscape.net...
Vlw
Vlw
Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]
Segui este tutorial mas estou com este problema, podem ver no video
Videohttps://www.youtube.com/watch?v=YKqx8zqv-w4
O que fiz errado?
Obrigado e abraço
Videohttps://www.youtube.com/watch?v=YKqx8zqv-w4
O que fiz errado?
Obrigado e abraço
synnc- Data de inscrição : 11/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Agua realista
» Criando efeitos de particulas avançados
» Efeitos no GM Pro (Neblina)
» Colocando neblina de guerra
» Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!
» Criando efeitos de particulas avançados
» Efeitos no GM Pro (Neblina)
» Colocando neblina de guerra
» Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos