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Menu movimentado por setas
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Menu movimentado por setas
Nome: Engine de Menu movimentado por setas
Requerimentos: GM 8 - Pro (acho que funciona no lite)
Descrição: uma engine de menu que eu fiz, usei não usei muitas imagens para não pesar muito no jogo, fica um menu bem profissional, bastar usar sua criatividade.
usei a fonte namco (caso dê algum erro >.<)...
Nível de dificuldade: mediano, avançado
Controles/Informações: Setas cima/baixo , enter
Donwload:
http://www.badongo.com/file/22874904
Requerimentos: GM 8 - Pro (acho que funciona no lite)
Descrição: uma engine de menu que eu fiz, usei não usei muitas imagens para não pesar muito no jogo, fica um menu bem profissional, bastar usar sua criatividade.
usei a fonte namco (caso dê algum erro >.<)...
Nível de dificuldade: mediano, avançado
Controles/Informações: Setas cima/baixo , enter
Donwload:
http://www.badongo.com/file/22874904
Re: Menu movimentado por setas
Boa a sua engine. Fiz um pequeno exemplo de como isso pode ser feito sem Sprites:
CREATE:
{
var i;
ButtonsNumber = 4; //Numero de botões.
i = 0;
MenuItem[i,0] = "Iniciar" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 1.');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItem[i,0] = "Carregar" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 2');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItem[i,0] = "Info" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 3');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItem[i,0] = "Sair" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 4');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItemSelected = 0;
}
STEP:
{
if (keyboard_check_released(vk_down)) {
if (MenuItemSelected < ButtonsNumber - 1) {
MenuItemSelected += 1;
}
else{
MenuItemSelected = 0;
}
}
if (keyboard_check_released(vk_up)) {
if (MenuItemSelected > 0) {
MenuItemSelected -= 1;
}
else{
MenuItemSelected = ButtonsNumber - 1;
}
}
if (keyboard_check_pressed(vk_enter)){
execute_string(MenuItem[MenuItemSelected,1]) ;
}
}
DRAW:
{
var ButWidth, ButHeight, ButColor, ButBorderColor, ButTextColor, ButSelectedColor, MenuPosX, MenuPosY, ButDist ;
ButWidth = 128 ; //Largura do botão.
ButHeight = 24 ; //Altura do botão.
ButColor = c_white ; //Cor do botão.
ButBorderColor = c_dkgray ; //Cor da borda do botão.
ButTextColor = c_black ; //Cor do texto do botão.
ButSelectedColor = c_gray ; //Cor do botão selecionado.
MenuPosX = 240 ; //Posição X do menu.
MenuPosY = 120 ; //Posição do menu.
ButDist = 32 ; //Distância entre botões.
draw_set_valign(fa_middle) ;
draw_set_halign(fa_center) ;
for (i = 0; i < ButtonsNumber; i += 1) {
if (i = MenuItemSelected){
draw_set_color(ButSelectedColor) ;
}
else{
draw_set_color(ButColor) ;
}
draw_roundrect(MenuPosX, MenuPosY + i * ButDist, MenuPosX + ButWidth, MenuPosY + ButHeight + i * ButDist, false) ;
draw_set_color(ButBorderColor) ;
draw_roundrect(MenuPosX, MenuPosY + i * ButDist, MenuPosX + ButWidth, MenuPosY + ButHeight + i * ButDist, true) ;
draw_set_color(ButTextColor) ;
draw_text(MenuPosX + ButWidth / 2, MenuPosY + ButHeight / 2 + i * ButDist, MenuItem[i,0]) ;
}
}
Estes códigos são bastante versáteis então é fácil criar menus com eles. Falou!
CREATE:
{
var i;
ButtonsNumber = 4; //Numero de botões.
i = 0;
MenuItem[i,0] = "Iniciar" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 1.');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItem[i,0] = "Carregar" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 2');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItem[i,0] = "Info" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 3');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItem[i,0] = "Sair" ; //Nome do botão.
MenuItem[i,1] = "show_message('Você escolheu a opção 4');" ; //Ação do botão.
i += 1;
MenuItemSelected = 0;
}
STEP:
{
if (keyboard_check_released(vk_down)) {
if (MenuItemSelected < ButtonsNumber - 1) {
MenuItemSelected += 1;
}
else{
MenuItemSelected = 0;
}
}
if (keyboard_check_released(vk_up)) {
if (MenuItemSelected > 0) {
MenuItemSelected -= 1;
}
else{
MenuItemSelected = ButtonsNumber - 1;
}
}
if (keyboard_check_pressed(vk_enter)){
execute_string(MenuItem[MenuItemSelected,1]) ;
}
}
DRAW:
{
var ButWidth, ButHeight, ButColor, ButBorderColor, ButTextColor, ButSelectedColor, MenuPosX, MenuPosY, ButDist ;
ButWidth = 128 ; //Largura do botão.
ButHeight = 24 ; //Altura do botão.
ButColor = c_white ; //Cor do botão.
ButBorderColor = c_dkgray ; //Cor da borda do botão.
ButTextColor = c_black ; //Cor do texto do botão.
ButSelectedColor = c_gray ; //Cor do botão selecionado.
MenuPosX = 240 ; //Posição X do menu.
MenuPosY = 120 ; //Posição do menu.
ButDist = 32 ; //Distância entre botões.
draw_set_valign(fa_middle) ;
draw_set_halign(fa_center) ;
for (i = 0; i < ButtonsNumber; i += 1) {
if (i = MenuItemSelected){
draw_set_color(ButSelectedColor) ;
}
else{
draw_set_color(ButColor) ;
}
draw_roundrect(MenuPosX, MenuPosY + i * ButDist, MenuPosX + ButWidth, MenuPosY + ButHeight + i * ButDist, false) ;
draw_set_color(ButBorderColor) ;
draw_roundrect(MenuPosX, MenuPosY + i * ButDist, MenuPosX + ButWidth, MenuPosY + ButHeight + i * ButDist, true) ;
draw_set_color(ButTextColor) ;
draw_text(MenuPosX + ButWidth / 2, MenuPosY + ButHeight / 2 + i * ButDist, MenuItem[i,0]) ;
}
}
Estes códigos são bastante versáteis então é fácil criar menus com eles. Falou!
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