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Mensagem por Convidad Qui 08 maio 2008, 21:48

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Menu apontado por setas usando imagens

Ferramenta Utilizada: Game Maker 6.1
Nível de experiência: Básico

Introdução:
Matéria básica de como criar um menu utilizando imagens. Mas como? usando 1 (uma) sprite de 3 imagens e 1 (um) objeto do menu e as opções. O.o


1º-Preparando o material

Use 1 (uma) sprite, com quantas imagens quiser, para montar o seu menu.
Eu utilizei essa animação para criar um menu de 3 opções:

Use 1 (uma) sprite, com quantas imagens quiser, para montar o seu menu.
Eu utilizei essa animação para criar um menu de 3 opções:

Menu apontado por setas usando imagens Menuyf10

Agora, crie 3 rooms, uma chamada room_menu, outra room_comecar e outra room_opcoes. E também crie 1 (um) objeto que será o menu chamado obj_menu.

2º-O menu

No obj_menu adicione um evento Create, vá na aba control, clique e arraste a opção Execute a Piece of code e escreva o seguinte código:

Código:
image_speed=0
image_index=0

Agora adicione um evento Step faça como antes e escreva:

Código:
if image_index<0 then image_index=2
if image_index>2 then image_index=0

Agora, um evento Keyboard Press->Enter:

Código:
if image_index=0 //se estiver na imagem 0
{
room_goto(room_comecar) //ir para a room_comecar
}

if image_index=1 //se estiver na imagem 1
{
room_goto(room_opcoes) //ir para a room_opcoes
}

if image_index=2 //se estiver na imagem 2
{
game_end() //sair do jogo
}

Agora, adicione um evento Keyboard Press->Up

Código:
image_index-=1

Keyyboard Press->Down:

Código:
image_index+=1

Pronto! terminamos!
Ah, lembrando que:
A opção começar vai para a room verde e a opção opções vai para a room amarela.

Espero que tenham gostado!

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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Menu apontado por setas usando imagens Empty Re: Menu apontado por setas usando imagens

Mensagem por AURON Sex 09 maio 2008, 20:19

muito boa a matéria, Very Happy eu estava com umas dificuldades, mas agora eu pude entender melhor Smile
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