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Menu apontado por setas usando imagens
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Menu apontado por setas usando imagens
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Menu apontado por setas usando imagens
Ferramenta Utilizada: Game Maker 6.1
Nível de experiência: Básico
Introdução:
Matéria básica de como criar um menu utilizando imagens. Mas como? usando 1 (uma) sprite de 3 imagens e 1 (um) objeto do menu e as opções. O.o
1º-Preparando o material
Use 1 (uma) sprite, com quantas imagens quiser, para montar o seu menu.
Eu utilizei essa animação para criar um menu de 3 opções:
Use 1 (uma) sprite, com quantas imagens quiser, para montar o seu menu.
Eu utilizei essa animação para criar um menu de 3 opções:
Agora, crie 3 rooms, uma chamada room_menu, outra room_comecar e outra room_opcoes. E também crie 1 (um) objeto que será o menu chamado obj_menu.
2º-O menu
No obj_menu adicione um evento Create, vá na aba control, clique e arraste a opção Execute a Piece of code e escreva o seguinte código:
Agora adicione um evento Step faça como antes e escreva:
Agora, um evento Keyboard Press->Enter:
Agora, adicione um evento Keyboard Press->Up
Keyyboard Press->Down:
Pronto! terminamos!
Ah, lembrando que:
A opção começar vai para a room verde e a opção opções vai para a room amarela.
Espero que tenham gostado!
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Menu apontado por setas usando imagens
Ferramenta Utilizada: Game Maker 6.1
Nível de experiência: Básico
Introdução:
Matéria básica de como criar um menu utilizando imagens. Mas como? usando 1 (uma) sprite de 3 imagens e 1 (um) objeto do menu e as opções. O.o
1º-Preparando o material
Use 1 (uma) sprite, com quantas imagens quiser, para montar o seu menu.
Eu utilizei essa animação para criar um menu de 3 opções:
Use 1 (uma) sprite, com quantas imagens quiser, para montar o seu menu.
Eu utilizei essa animação para criar um menu de 3 opções:
Agora, crie 3 rooms, uma chamada room_menu, outra room_comecar e outra room_opcoes. E também crie 1 (um) objeto que será o menu chamado obj_menu.
2º-O menu
No obj_menu adicione um evento Create, vá na aba control, clique e arraste a opção Execute a Piece of code e escreva o seguinte código:
- Código:
image_speed=0
image_index=0
Agora adicione um evento Step faça como antes e escreva:
- Código:
if image_index<0 then image_index=2
if image_index>2 then image_index=0
Agora, um evento Keyboard Press->Enter:
- Código:
if image_index=0 //se estiver na imagem 0
{
room_goto(room_comecar) //ir para a room_comecar
}
if image_index=1 //se estiver na imagem 1
{
room_goto(room_opcoes) //ir para a room_opcoes
}
if image_index=2 //se estiver na imagem 2
{
game_end() //sair do jogo
}
Agora, adicione um evento Keyboard Press->Up
- Código:
image_index-=1
Keyyboard Press->Down:
- Código:
image_index+=1
Pronto! terminamos!
Ah, lembrando que:
A opção começar vai para a room verde e a opção opções vai para a room amarela.
Espero que tenham gostado!
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Convidad- Convidado
Re: Menu apontado por setas usando imagens
muito boa a matéria, eu estava com umas dificuldades, mas agora eu pude entender melhor
AURON- Data de inscrição : 23/03/2008
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