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Duvida: menu com setas!
3 participantes
Página 1 de 1
Duvida: menu com setas!
Bem pessoal ola a todos se faz muito tempo que não mando um mensagem aqui ,mas tudo bem não faz mal a ninguem
Eu estou com a seguinte duvida.
Eu estou fazendo um jogo de nave mas não consigo fazer o menu, se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.
Eu fiz os seguintes eventos
EVENT --> CREATE --> Execute a piece of code
dentro dele está assim
menu=2
/*variavel para a progamaçaõ do menu*/
Agora o proximo
EVENT --> Keyboard event for <up>Key
dentro dele está assim
Execute a piece of code
menu=-1
Proximo
EVENT --> Keyboard event for <Down>Key
dentro dele está assim
Execute a piece of code
menu=+1
Até ai acho que está certo, (mas nunca se sabe). Bem continuando...
Esses eventos demoraram um pouco mas vamos lá.
EVENT -->Draw --> Execute a piece of code
dento do Execute a piece of code
está assim
if (menu=1)
{instance_change( jogar,jogar2);
instance_change(continuar2,continuar); }
if (menu=2)
{instance_change( jogar2,jogar);
instance_change(continuar,continuar2); }
if (menu=1 and keyboard_check(vk_enter))
{ room_goto_next()}
if (menu=2 and keyboard_check(vk_enter))
A duvida é a seguinte oque pode estár de errado??
Eu estou com a seguinte duvida.
Eu estou fazendo um jogo de nave mas não consigo fazer o menu, se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.
Eu fiz os seguintes eventos
EVENT --> CREATE --> Execute a piece of code
dentro dele está assim
menu=2
/*variavel para a progamaçaõ do menu*/
Agora o proximo
EVENT --> Keyboard event for <up>Key
dentro dele está assim
Execute a piece of code
menu=-1
Proximo
EVENT --> Keyboard event for <Down>Key
dentro dele está assim
Execute a piece of code
menu=+1
Até ai acho que está certo, (mas nunca se sabe). Bem continuando...
Esses eventos demoraram um pouco mas vamos lá.
EVENT -->Draw --> Execute a piece of code
dento do Execute a piece of code
está assim
if (menu=1)
{instance_change( jogar,jogar2);
instance_change(continuar2,continuar); }
if (menu=2)
{instance_change( jogar2,jogar);
instance_change(continuar,continuar2); }
if (menu=1 and keyboard_check(vk_enter))
{ room_goto_next()}
if (menu=2 and keyboard_check(vk_enter))
A duvida é a seguinte oque pode estár de errado??
AURON- Data de inscrição : 23/03/2008
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Re: Duvida: menu com setas!
O último código deve estar no evento Step, o Draw como o nome diz é para funções de desenho.
Re: Duvida: menu com setas!
E se eu pressionar down várias vezes, o menu vai ficar com um valor abaixo de 1, e aí? A mesma coisa para up!
Fora que na hora disso:
É algo que está sempre sendo executado. Então mesmo se não houver um objeto "jogar," esse código irá tentar mudá-lo. Sendo que não existe outro objeto assim, dá erro!
Fora que na hora disso:
- Código:
if (menu=1)
{instance_change( jogar,jogar2);
instance_change(continuar2,continuar); }
É algo que está sempre sendo executado. Então mesmo se não houver um objeto "jogar," esse código irá tentar mudá-lo. Sendo que não existe outro objeto assim, dá erro!
Re: Duvida: menu com setas!
Muito obrigado já coloquei no evento Step.
Sim entendo então acho que eu coloco algo do tipo
if menu=3 then
menu=2
if menu=0
menu=1
Assim a variavel ficará entre 1 e o 2 Certo??
as intancias jogar e jogar2 e continuar, continuar2
são imagens que criei para selecionar e outra para desecionar entende?
então nesse caso para que ele desenhe uma imagem e apague a outra não posso usar a procedure instance_change para trocar então terei que fazer com que ele desenhe uma e apague a outra??
Sim entendo então acho que eu coloco algo do tipo
if menu=3 then
menu=2
if menu=0
menu=1
Assim a variavel ficará entre 1 e o 2 Certo??
as intancias jogar e jogar2 e continuar, continuar2
são imagens que criei para selecionar e outra para desecionar entende?
então nesse caso para que ele desenhe uma imagem e apague a outra não posso usar a procedure instance_change para trocar então terei que fazer com que ele desenhe uma e apague a outra??
AURON- Data de inscrição : 23/03/2008
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Re: Duvida: menu com setas!
Você tem que usar...
Se não, o jogo irá continuar tentando trocar um objeto para o outro mesmo ele não existindo.
Note que, se você estiver falando de SPRITES e não de OBJETOS, você deve usar...
Para trocar a sprite somente (não inclui o caso de menu = 2).
- Código:
if menu = 1 && instance_number(jogar) > 0
if menu = 2 && instance_number(jogar2) > 0
Se não, o jogo irá continuar tentando trocar um objeto para o outro mesmo ele não existindo.
Note que, se você estiver falando de SPRITES e não de OBJETOS, você deve usar...
- Código:
if menu = 1 && sprite_index = jogar
{
sprite_index = jogar2;
OBJETOdeMENU2.sprite_index = continuar);
}
Para trocar a sprite somente (não inclui o caso de menu = 2).
Re: Duvida: menu com setas!
Certo. mas é que criei objetos,que são jogar 1 e 2 e continuar 1 e 2. para esse fim, com animações, então nesse caso qual ficaria melhor sendo que quero trocar de instancia para outra uma só vez pesionado e não em loops?
AURON- Data de inscrição : 23/03/2008
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Re: Duvida: menu com setas!
Auron...
Apesar do seu raciocínio estar correto, porque a gente apenas não usa a própria variável menu pra manipular tudo? Acho que será mais fácil.
Você está trocando instâncias com o instance_change() quando o que falta agorá é só informar ao jogador o que está selecionado.
Use o draw para informar isso com sprites. Só um exemplo:
Acho que esta é a forma mais fácil...
Outra coisa: como o número de opções tem um limite, você também terá que limitar a variável, como disse Kinking.
Apesar do seu raciocínio estar correto, porque a gente apenas não usa a própria variável menu pra manipular tudo? Acho que será mais fácil.
Você está trocando instâncias com o instance_change() quando o que falta agorá é só informar ao jogador o que está selecionado.
Use o draw para informar isso com sprites. Só um exemplo:
- Código:
switch (menu)
{
case (1): draw_sprite(10,10,selecionado_1); break;
case (2): draw_sprite(10,10,selecionado_2); break;
// você pode controlar mais opções adicionando-as aqui.
}
Acho que esta é a forma mais fácil...
Outra coisa: como o número de opções tem um limite, você também terá que limitar a variável, como disse Kinking.
- Código:
if (menu < 1) then (menu:=1);
if (menu > 2) then (menu:=2);
Convidad- Convidado
Re: Duvida: menu com setas!
entendo. Muito obrigado agora intendi direito como se faz obrigado e muito obrigado a todos pela a ajúda de vcs finalmente percebi oque eu esta-vá fazendo de errado
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