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Duvida: menu com setas!

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Duvida: menu com setas! Empty Duvida: menu com setas!

Mensagem por AURON Dom 17 Ago 2008, 16:16

Bem pessoal ola a todos se faz muito tempo que não mando um mensagem aqui ,mas tudo bem não faz mal a ninguem Very Happy
Eu estou com a seguinte duvida.

Eu estou fazendo um jogo de nave mas não consigo fazer o menu, se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

Eu fiz os seguintes eventos

EVENT --> CREATE --> Execute a piece of code

dentro dele está assim
menu=2

/*variavel para a progamaçaõ do menu*/


Agora o proximo

EVENT --> Keyboard event for <up>Key

dentro dele está assim
Execute a piece of code
menu=-1


Proximo

EVENT --> Keyboard event for <Down>Key

dentro dele está assim
Execute a piece of code
menu=+1


Até ai acho que está certo, (mas nunca se sabe). Bem continuando...

Esses eventos demoraram um pouco mas vamos lá.

EVENT -->Draw --> Execute a piece of code
dento do Execute a piece of code
está assim

if (menu=1)
{instance_change( jogar,jogar2);
instance_change(continuar2,continuar); }

if (menu=2)
{instance_change( jogar2,jogar);
instance_change(continuar,continuar2); }

if (menu=1 and keyboard_check(vk_enter))
{ room_goto_next()}


if (menu=2 and keyboard_check(vk_enter))



A duvida é a seguinte oque pode estár de errado??
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Mensagem por Kabeção Seg 18 Ago 2008, 11:35

O último código deve estar no evento Step, o Draw como o nome diz é para funções de desenho.
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Mensagem por KinKing Seg 18 Ago 2008, 11:39

E se eu pressionar down várias vezes, o menu vai ficar com um valor abaixo de 1, e aí? A mesma coisa para up!

Fora que na hora disso:

Código:
if (menu=1)
{instance_change( jogar,jogar2);
instance_change(continuar2,continuar); }

É algo que está sempre sendo executado. Então mesmo se não houver um objeto "jogar," esse código irá tentar mudá-lo. Sendo que não existe outro objeto assim, dá erro!
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Mensagem por AURON Seg 18 Ago 2008, 21:10

Muito obrigado já coloquei no evento Step. Very Happy

Sim entendo então acho que eu coloco algo do tipo

if menu=3 then
menu=2

if menu=0
menu=1
Assim a variavel ficará entre 1 e o 2 Certo??

as intancias jogar e jogar2 e continuar, continuar2

são imagens que criei para selecionar e outra para desecionar entende?

então nesse caso para que ele desenhe uma imagem e apague a outra não posso usar a procedure instance_change para trocar então terei que fazer com que ele desenhe uma e apague a outra??
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Mensagem por KinKing Seg 18 Ago 2008, 22:27

Você tem que usar...

Código:
if menu = 1 && instance_number(jogar) > 0

if menu = 2 && instance_number(jogar2) > 0

Se não, o jogo irá continuar tentando trocar um objeto para o outro mesmo ele não existindo.

Note que, se você estiver falando de SPRITES e não de OBJETOS, você deve usar...

Código:
if menu = 1 && sprite_index = jogar
{
    sprite_index = jogar2;
    OBJETOdeMENU2.sprite_index = continuar);
}

Para trocar a sprite somente (não inclui o caso de menu = 2).
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Mensagem por AURON Dom 24 Ago 2008, 17:24

Certo. mas é que criei objetos,que são jogar 1 e 2 e continuar 1 e 2. para esse fim, com animações, então nesse caso qual ficaria melhor sendo que quero trocar de instancia para outra uma só vez pesionado e não em loops?
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Mensagem por Convidad Seg 25 Ago 2008, 21:35

Auron...

Apesar do seu raciocínio estar correto, porque a gente apenas não usa a própria variável menu pra manipular tudo? Acho que será mais fácil.

Você está trocando instâncias com o instance_change() quando o que falta agorá é só informar ao jogador o que está selecionado.

Use o draw para informar isso com sprites. Só um exemplo:

Código:
switch (menu)
{
case (1): draw_sprite(10,10,selecionado_1); break;
case (2): draw_sprite(10,10,selecionado_2); break;
// você pode controlar mais opções adicionando-as aqui.
}

Acho que esta é a forma mais fácil...

Outra coisa: como o número de opções tem um limite, você também terá que limitar a variável, como disse Kinking.

Código:
if (menu < 1) then (menu:=1);
if (menu > 2) then (menu:=2);
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Mensagem por AURON Sex 29 Ago 2008, 21:52

entendo. Muito obrigado agora intendi direito como se faz obrigado Very Happy e muito obrigado a todos pela a ajúda de vcs Very Happy finalmente percebi oque eu esta-vá fazendo de errado Smile
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