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[RESOLVIDO]sprites de puxar e empurrar!!!!

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Mensagem por pedrinho85 Qui 13 maio 2010, 20:05

Olá pessoal sou novo aqui no forum GM7 e estou com uma duvida:
criei um personagem com 4 tipos de sprites de caminhar para cada uma das 4 direções tradicionais: direita, esquerda, cima e baixo. E ja consegui aplicar esses sprites pra cada lado que ele ande! Até ai tudo bem.

Porem tenho mais 4 tipos de sprites diferentes que quero usar com o mesmo personagem para quando ele for puxar ou empurrar uma caixa.

ou seja:

a sprite dele andando de ré para puxar a caixa para a esquerda.
a sprite dele andando para frente para empurrar a caixa para a direita.
a sprite dele andando de ré para puxar a caixa para a baixo.
a sprite dele andando para cima para empurrar a caixa para cima.

a ideia é que quando eu apertar a tecla espaço na frente da caixa o personagem troque a sprite de caminhar normal pela de empurrar ou puxar e quando eu parar de apertar espaço o personagem volte com a sprite normal!

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a aplicar mais esses 4 sprites quando o meu personagem for efetuar essas ações?

desde ja agradeço


Última edição por pedrinho85 em Ter 18 maio 2010, 11:21, editado 1 vez(es)
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Mensagem por uriel.56 Qui 13 maio 2010, 20:20

cara... eu posso lhe ajudar, passa o sprite do seu personagem (direita, esquerda, baixo, cima) Flow
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Mensagem por pedrinho85 Qui 13 maio 2010, 20:31

Olá amigo vlw ai pela ajuda!!!

as sprites originais eu ainda não terminei mas pode usar essas que tão aqui em baixo depois eu só substituo.

https://2img.net/r/ihimizer/i/26d5e9b2162d4229af21521.png/
Vlw
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Mensagem por pedrinho85 Sex 14 maio 2010, 19:14

Opá pessoal desculpa ai pelo post duplo mais tem mais alguem ai que possa me ajudar. Porfavor???????
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Mensagem por uriel.56 Sex 14 maio 2010, 19:40

Cara sem querer ser chao... Esses sprites tão muito feios... Se quiser posso desenhar algum pra você . é só vc pedir... Flws
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Mensagem por pedrinho85 Sex 14 maio 2010, 19:45

Pois é tão feios mesmo, mas esses não são meus! os originais eu ainda estou criando, mas estou usando estes por enquanto só pra testes!!!

A ideia seria nesse mesmo padrão só que com as mão mais pra frente representando que ele está puxando algo que seria a caixa, e com as mãos bem abertas representando que ele esteja forcejando para empurrar a caixa!!!!

Mas o rpoblema é o codigo mesmo!!! Very Happy
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Mensagem por uriel.56 Sex 14 maio 2010, 19:50

quando terminar o originial min avisa
Surprised
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Mensagem por pedrinho85 Sex 14 maio 2010, 22:40

Fala pessoal segue abaixo as imagens para a minha questão???? Vlw
https://2img.net/r/ihimizer/i/caminhos.png/
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Mensagem por uriel.56 Dom 16 maio 2010, 10:35

você ja resolveu a dúvida?
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Mensagem por pedrinho85 Dom 16 maio 2010, 16:15

ainda não será que agora com os sprites alguem concegue me ajudar???
To precissando muito!!!

a minha ideia parte dessa engine que o nosso amigo Alex FC fez, só que com o esquema de trocar os sprites conforme eu comenteis no primeiro post!!!

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-empurrar-objeto-t4215.htm?highlight=empurrar

Alex FC ja que foi você quem criou essa engine voce tem como me ajudar?????

Favor ai!!!

Vlw
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Mensagem por alfalfa Seg 17 maio 2010, 13:05

Fala pessoal tambem estou com a mesma duvida que o nosso amigo pedrinho85 se alguem puder ajudar ele, estára ajudando dois membros ao mesmo tempo!!! Very Happy

axo que com a engine que o Alex FC criou e as sprites que o pedrinho postou da para alguem nos ajudar agora!!!

Vlw pessoal
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Mensagem por Kabeção Seg 17 maio 2010, 13:57

Você pode controlar as animações pela ação do personagem.
Digamos que o player faça 4 ações: andar, correr, pulo, ocioso (parado).

Crie uma variável para controlar isso.

// 0 = ocioso
// 1 = andando
// 2 = correndo
// 3 = pulando
acao = 0;


Agora quando o jogador apertar um tecla, a variavel vai mudar para a ação correspondente:

// andar
if keyboard_check(ord('A'))
{
x -= 4;
acao = 1;
}
// correndo
if keyboard_check(ord('D'))
{
x -= 8;
acao = 2
}
// pulando
if keyboard_check(vk_space)
{
acao = 2
// codigo
}

E assim por diante...

Depois você vai mudar a sprite de acordo com a ação:

switch (acao)
{
case 0:
sprite_index = sprParado;
break;

case 1:
sprite_index = sprAndando;
break;

// e por ai vai...
}


Com isso, basta você ir adicionando mas ações como a de empurrar e puxar.
Já que a animação é definida separadamente, com esse sistema a chances de bug são bem menores se usado corretamente.
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Mensagem por pedrinho85 Seg 17 maio 2010, 18:59

Opa vlw ai pela ajuda Kabeção, deu certinho aqui da maneira que tu ensinou porem como que eu faço pra usar esse metodo com duas teclas ao mesmo tempo!

tipo eu uso a seta direcional direita para mover o personagem para a direita e quero utilizar a mesma seta direcional da direita junto com a tecla spaço para mover ele e ao mesmo tempo realizar a minha ação de empurrar

dai o resto é so fazer a mesma coisa!!!

Flw
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Mensagem por Kabeção Seg 17 maio 2010, 23:55

Você pode fazer assim:

if keyboard_check(ord('A')) && keyboard_check(vk_space)
{
// mover
acao = // número da ação
}


Olha, jogos são coisas bem complexas então você tem que estar sempre otimizando o modo como o constrói.
Não use um imagem para direita e outra igual para a esquerda.
Isso só vai aumentar o tamanho do jogo e seu trabalho para faze-lo.
Uma só já é o suficiente porque você pode inverte-las através de código.
image_xscale controla a escala da imagem seu valor padrão é 1 mas se você muda-lo para -1 a imagem se inverte.

No Step:

// andar
if keyboard_check(ord('A'))
{
x -= 4;
acao = 1;
image_xscale = 1;
}
// correndo
if keyboard_check(ord('D'))
{
x -= 8;
acao = 2
image_xscale = -1;
}


No evento Draw:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha);

Isso só funciona na versão Pro do GM.
Assim você faz uma unica ação para andar, correr e etc; e não andar para direita, andar para esquerda...
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Mensagem por pedrinho85 Ter 18 maio 2010, 11:19

Vlw denovo ai Kbeção!!!! você me ajudou muito! fico grato

Questão resolvida!!!
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