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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
5 participantes
Página 1 de 1
Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
Tenho aqui algumas duvidas simples de GML, que vocês responderão fácilmente, mas que eu realmente não sei :oops:
1. Como muda a imagem/sprite de lado? (refletir, girar horizontalmente, ou como vocês quiserem chamar)
2. Como colocar um sprite de transformação, antes de um objeto virar outro? (por exemplo: uma larva, antes de virar uma larva com asas, mostrar as asas dela crescendo)
À medida que eu for me lembrando, posto mais perguntas.
E peço desculpas por estar fazendo tantos topicos com perguntas. É que eu voltei pro Game Maker faz pouco tempo, e agora to cheio de duvidas por ter esquecido de umas coisas :/
Obrigado desde já!
1. Como muda a imagem/sprite de lado? (refletir, girar horizontalmente, ou como vocês quiserem chamar)
2. Como colocar um sprite de transformação, antes de um objeto virar outro? (por exemplo: uma larva, antes de virar uma larva com asas, mostrar as asas dela crescendo)
À medida que eu for me lembrando, posto mais perguntas.
E peço desculpas por estar fazendo tantos topicos com perguntas. É que eu voltei pro Game Maker faz pouco tempo, e agora to cheio de duvidas por ter esquecido de umas coisas :/
Obrigado desde já!
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
1 - Para mudar a sprite de lado utilizamos o image_yscale, é uma variável modifica o lado da sprite ou seja:
image_yscale = -1 //a imagem fica para a esquerda
image_yscale = 1 //a imagem fica para a direita
A segunda pergunta não sei, mas não se preocupe em perguntar, o fórum está aqui para isso.
image_yscale = 1 //a imagem fica para a direita
A segunda pergunta não sei, mas não se preocupe em perguntar, o fórum está aqui para isso.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
souzalucasjose escreveu:1 - Para mudar a sprite de lado utilizamos o image_yscale, é uma variável modifica o lado da sprite ou seja:
<gml class="brush: gml;">image_yscale = -1 //a imagem fica para a esquerda
image_yscale = 1 //a imagem fica para a direita</gml>
A segunda pergunta não sei, mas não se preocupe em perguntar, o fórum está aqui para isso.
o yscale não é pra aumentar o tamanho da sprite em Y? bem, vou tentar e se der certo eu do m edit aqui. valeu!
EDIT: Aí, vc respondeu QUASE certo! na verdade o yscale deixa ele de cabeça pra baixo ou "cabeça pra cima"(ele muda o lado vertical)! bem, aí eu pensei: "então logicamente o XSCALE muda horizontalmente". Nem testei ainda, mas é claro que vai dar certo! valeu aí!
Última edição por felaobr em Sáb 08 maio 2010, 23:48, editado 2 vez(es)
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
1- Você pode usar o image_xscale.
Deixando em valor negativo, a imagem é invertida (horizontalmente). 1 = direita, -1 = esquerda.
Você pode usar essa variavel para deformar a imagem, com o valor 2 ela ficaria esticada, com o valor -2 ficaria esticada E invertida.
Você só pode usar essa variavel no GM PRO!
Senão você vai ter que fazer o sprite virado para direita e para a esquerda. No editor de sprites tem opção para inverter a imagem.
2- Você pode fazer que para virar a larva com asas precise acabar a animação "metamorfose" antes.
por exemplo:
Evento animation end:
Mais antenção!!
Essa seção é para perguntas relacionadas ao fórum e não ao GM!
Tópico movido!
Deixando em valor negativo, a imagem é invertida (horizontalmente). 1 = direita, -1 = esquerda.
Você pode usar essa variavel para deformar a imagem, com o valor 2 ela ficaria esticada, com o valor -2 ficaria esticada E invertida.
Você só pode usar essa variavel no GM PRO!
Senão você vai ter que fazer o sprite virado para direita e para a esquerda. No editor de sprites tem opção para inverter a imagem.
2- Você pode fazer que para virar a larva com asas precise acabar a animação "metamorfose" antes.
por exemplo:
- Código:
if (mudar_de_forma = true)
{
sprite_index = mudando_de_forma;
}
Evento animation end:
- Código:
if sprite_index = mudando_de_forma
{
sprite_index = borboleta;
show_message("Virou uma larva com asas!");
}
Mais antenção!!
Essa seção é para perguntas relacionadas ao fórum e não ao GM!
Tópico movido!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
Janx escreveu:1- Você pode usar o image_xscale.
Deixando em valor negativo, a imagem é invertida (horizontalmente). 1 = direita, -1 = esquerda.
Você pode usar essa variavel para deformar a imagem, com o valor 2 ela ficaria esticada, com o valor -2 ficaria esticada E invertida.
Você só pode usar essa variavel no GM PRO!
Senão você vai ter que fazer o sprite virado para direita e para a esquerda. No editor de sprites tem opção para inverter a imagem.
2- Você pode fazer que para virar a larva com asas precise acabar a animação "metamorfose" antes.
por exemplo:
- Código:
if (mudar_de_forma = true)
{
sprite_index = mudando_de_forma;
}
Evento animation end:
- Código:
if sprite_index = mudando_de_forma
{
sprite_index = borboleta;
show_message("Virou uma larva com asas!");
}
Mais antenção!!
Essa seção é para perguntas relacionadas ao fórum e não ao GM!
Tópico movido!
Vaa-leu-leu-leu! Eu pensava que a categoria "GML" era pra duvidas de GML :| Desculpa ae (:
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
bem Janx... Respondeu Tudo Certin
Mas Só Tem Uma Coisa
o image_xscale e image_yscale funcionam sim no Game Maker LITE OO
tanto é que tem aqueles 3D falso ;)
uma dica pra quem quiser começar a criar esses 3D Falsos
FLWs Té +
Mas Só Tem Uma Coisa
o image_xscale e image_yscale funcionam sim no Game Maker LITE OO
tanto é que tem aqueles 3D falso ;)
uma dica pra quem quiser começar a criar esses 3D Falsos
FLWs Té +
Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
kekegames escreveu:bem Janx... Respondeu Tudo Certin
Mas Só Tem Uma Coisa
o image_xscale e image_yscale funcionam sim no Game Maker LITE OO
tanto é que tem aqueles 3D falso ;)
uma dica pra quem quiser começar a criar esses 3D Falsos
FLWs Té +
Não não funcionam, pelo menos no 7.
Você pode tentar usar as variaveis, o GM vai dar erro falando que só podem ser usadas no PRO.
@felaobr
Por isso temos a seção de "duvidas de desenvolvimento". Que é onde seu tópico está agora!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
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Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
Ué Janx... eu uso pakas...
eu sempre uso image_xscale
pois não gosto de usar muitas sprites nos meus jogos...
mais de qualquer forma... Funfa sim... se caso não funfar usa aquele outro sistema que o janx falou de inverter as imagens
FLWs
Té +
eu sempre uso image_xscale
pois não gosto de usar muitas sprites nos meus jogos...
mais de qualquer forma... Funfa sim... se caso não funfar usa aquele outro sistema que o janx falou de inverter as imagens
FLWs
Té +
Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
Explicando : para inverter horizontalmente a sprite para a esquerda :
PARA A DIREITA :
Útil?
( ) Sim
( ) Não
- Código:
image_xscale=-1
PARA A DIREITA :
- Código:
image_xscale=1
Útil?
( ) Sim
( ) Não
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Algumas duvidas simples de GML. Ajudem pf?
kekegames escreveu:Ué Janx... eu uso pakas...
eu sempre uso image_xscale
pois não gosto de usar muitas sprites nos meus jogos...
mais de qualquer forma... Funfa sim... se caso não funfar usa aquele outro sistema que o janx falou de inverter as imagens
FLWs
Té +
é, eu conheço esse sitema de inverter imagem na janela de visualização do sprite (image, mirror...) só que eu queria usar inverter via codigos. assim eu economiso sprites mas vlw pela resposta!
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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