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Como identificar um objeto? (Para usar suas coordenadas)

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Como identificar um objeto? (Para usar suas coordenadas) Empty Como identificar um objeto? (Para usar suas coordenadas)

Mensagem por EdJr Qui 06 maio 2010, 21:25

E aí pessoal!
Seguinte: Estou usando um sistema onde os personagens têm vários sprites que se encaixam, isso serve por exemplo pra trocar de roupa (mas nem é pra isso que eu tô usando =P). O código é simples:
Código:

x = obj_exemplo.x
y = obj_exemplo.y
Com o personagem correu tudo bem, pois ele é apenas um objeto na room. Mas quando eu tento fazer o mesmo com os inimigos, não dá certo, essas partes se aglomeram todos em uma só instância. Como eu faço pra que cada parte fique "colada" com sua "prima"? Pensei em algum sistema de index, mas como eu poderia fazer isso?

Muito obrigado desde já!

Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
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Mensagem por tedi Qui 06 maio 2010, 21:36

bom, se entendi direito vc fez um sistema de create character, e dai vc faz aparecer a sprite da roupa ou trage em cima do personagem por um evento.

os inimigos são só um personagem duplicado varias vezes, por isso quando vc faz ele agromera todas roupas em um só, vc devia fazer um sistema para indentificar cada inimigo, poderia fazer por variaveis ou fazer varios inimigos. outro jeito eu não sei mas acho que isso pode ajudar em alguma coisa!
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Mensagem por Klior Qui 06 maio 2010, 21:37

você precisa criar um objInimigo que crie todas as partes dele mesmo
por exemplo crie um objInimigo e no evento create dele coloque isso:
i = instance_create(x, y, objBraco);
i.owner = i;
i = instance_create(x, y, objPerna);
i.owner = i;
i = instance_create(x, y, objCabeca);
i.owner = i;

o que você esta fazendo? você está criando objetos e declarando a variável "owner" com o id de quem criou....

no objBraco, objPerna e objCabeca:
x = owner.x
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Mensagem por PedroX Qui 06 maio 2010, 21:41

va no editor de fase...
passe o mouse em cima dos objetos...
Voce ira ver embaixo o ID desses objetos
agora é so usar:

x=(id aqui dentro).x

entendeu?

se voce cria o objeto durante o jogo...entao...
quando usar instance_create(x,y,obj) ja retornara o id
voce pode guardalo numa variavel...

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por EdJr Qui 06 maio 2010, 21:53

klior, codigozinho mágico, hein!
Cara, você quebrou um enorme galho pra mim, valeu mesmo. A cada dia tenho mais certeza de que ainda tenho muito a aprender.
Pedro, era disso mesmo que eu estava falando, também vai ser muito útil pra mim.

Muito obrigado aos três!

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